Análise de dados: confira o mapa de habilidades para iniciar na profissão

Misael Soares

Escrito por Misael Soares

14 de fevereiro 2022| 9 min. de leitura

Compartilhe
Análise de dados: confira o mapa de habilidades para iniciar na profissão

Uma das profissões mais promissoras para o presente e o futuro, sem dúvidas, está ligada ao conhecimento e habilidades com análise de dados.

O LinkedIn, por exemplo, publicou uma lista das 25 profissões mais promissoras para o ano de 2022 na qual a área de dados assume várias posições deste top trend.

Ser um profissional de dados é mais do que criar dashboards, analisar tendências, saber lidar com ferramentas de extração e análise de dados. É ser interpretador de problemas e necessidades, saber fazer perguntas e buscar os melhores caminhos e informações para respondê-las.

Nós queremos te dar um mapa das habilidades com tudo que você precisa saber para se tornar um profissional de dados completo, de destaque e que gera resultados para os negócios.

As principais profissões de análise de dados

Ser um profissional orientado a dados é diferente de ser um profissional de dados, mas um não exclui o outro. 

O profissional orientado a dados, busca de várias fontes de informações indicadores que norteiam suas decisões.

O profissional de dados, por sua vez, tem habilidades para pesquisar, extrair, preparar e trazer informações para os tomadores de decisão.

As principais profissões ligadas a dados são.

Analista de dados

O analista de dados é um dos cargos que muito se popularizou nos últimos tempos de transformação digital. Ele basicamente é a pessoa que coleta, prepara, analisa e apresenta uma série de informações que podem ser valiosas para os tomadores de decisão. 

Ou seja, é uma atividade que está muito próxima do conhecimento das estruturas de dados e trabalha com um ferramental técnico para este fim.

Cientista de dados

Os cientistas de dados são as pessoas que criam e projetam os mecanismos de dados e aprendizados, e utilizam uma série de cálculos matemáticos e estatísticos que vislumbram resolver problemas dos negócios. 

Ele estuda padrões de conjuntos de dados para determinar características de algum grupo para tomar ações baseada nesta segmentação, por exemplo.

Engenheiro de dados

Os engenheiros de dados, por sua vez, são pessoas responsáveis técnicas pelas bases de dados, sua performance frente às necessidades de algorítmicas, a estrutura e segurança das informações dos dados. 

Em muitos lugares essas funções se misturam, e um analista de dados acaba absorvendo vários conhecimentos sobre engenharia e ciência de dados.

Por onde começar em análise de dados

Sabemos que a indústria da construção não é um dos setores mais digitalizados no Brasil e, por isso, existe uma grande oportunidade que trará nos próximos anos estes 3 personagens para dentro de construtoras e incorporadoras, as pessoas de dados.

Mas até mesmo para as atividades mais cotidianas, como gerar relatórios, gerar informação para tomada de decisão, coletar, analisar e apresentar dados, podem ser uma tarefa nada fácil para os iniciantes.

Por isso vamos apresentar um mapa de habilidades que uma pessoa que está iniciando neste universo precisa ter.

Mapa de habilidades para análise de dados

1. Processo de descoberta para análise de dados

A etapa da descoberta é muito pouco falada. Sempre vemos muitos cursos que focam o profissional somente nas ferramentas de BI para criar dashboards com lindo visual, mas informação boa é a que resolve um problema real ou traz insights para o negócio.

Assim, a questão principal da etapa de descoberta é saber quais perguntas devem ser feitas para responder às necessidades do negócio.

Sempre faça um processo de entrevista, converse com os principais stakeholders, faça benchmark para analisar como outras empresas fazem este processo e busque entender quais as reais necessidades do negócio.

Nesta etapa temos que ter clareza sobre: 

  • Qual problema pretendemos resolver? 
  • Quais oportunidades iremos abordar? 

Por mais que, às vezes, usamos análise de dados de forma exploratória, ou seja, juntamos e analisamos dados para depois buscarmos oportunidades, muitos negócios já trazem necessidades para que seja empenhado esforço para resolver.

2. Processo de coleta de dados

Esta é uma etapa que já traz a necessidade de conhecimento de ferramental, mas tem muita informação importante para se definir. Lembre-se que cada uma dessas 5 etapas são essenciais e sequenciais.

As empresas têm um enorme volume de dados em vários formatos que podem ser úteis – e, geralmente, esses dados estão em vários locais, como bancos de dados, arquivos distintos etc. Mas além desses também é importante trazer para essa etapa de descoberta informações para saber quais informações e onde estão essas informações. 

Às vezes, essas informações estão, por exemplo, em uma página da internet sobre o mercado financeiro ou estão no Trends do Google, ou em arquivos, bancos de dados ou APIs.

Você precisa estar apto a coletar dados em diversos formatos e unir para iniciar a preparação e análise.

3. Processo de preparação de dados e análise

Antes de pensar em criar seus gráficos é necessário transformar uma grande gama de dados em informações.

Em geral, um ou mais indicadores são necessários para responder a uma pergunta ou insight para tomada de decisão.

Existem várias ferramentas que ajudam a preparar dados ou gerar cálculos, até mesmo as plataformas de B.I. como Power BI, Tableau, Google Data Studio e entre a maioria dos casos o próprio Excel.

4. Processo de apresentação de informações

Conhecendo as informações necessárias para responder às questões dos negócios, você pode organizar as informações para apresentação.

Cada tipo de informação deve ser apresentada da sua própria forma, não é uma questão de gostar do gráfico de pizza ou achar o visual mais atrativo que deverá usar em todos os cenários.

Além de saber qual componente usar, é importante estar antenado à teoria das cores e como usá-las para ter o mínimo de legenda nos seus gráficos e dashboards.

5. Processo de acompanhamento de resultados na análise de dados

Muitas pessoas param por aqui, porém esta etapa é muito importante para saber se após a tomada de decisão, direcionada pelos indicadores, a aplicação foi assertiva e atingiu os objetivos do negócio.

Caso contrário seria necessário alterar a abordagem, talvez aumentar a amostra de dados, trazer novos indicadores ou até alterar a forma de apresentação dos dados.

Seja um Data Driven na sua empresa

Talvez você tenha sentido alguma familiaridade com a necessidade de implementar um processo de análise de dados na sua empresa da Indústria da construção, mas atua em áreas das mais diversas: financeiro, engenharia, marketing, vendas e afins.

Saiba que é possível adquirir os conhecimentos necessários para ser um agente de transformação digital dentro da sua empresa com um curso que preparamos especialmente sobre a iniciação de análise de dados focado na indústria da construção.

Se você quer viver essa transformação na sua carreira e trazer maiores resultados na empresa que trabalha, junte-se a dezenas de profissionais que estão fazendo a diferença nas empresas de construção em que trabalham.

Acesse agora mesmo o nosso curso online e torne-se um profissional da construção Data Driven. Aprenda a coletar e transformar dados em informações estratégicas para o negócio usando Excel, API e Power BI.

Curso Data Driven Sienge