5 livros que todo profissional em gerenciamento de projetos precisa ler

Alonso Mazini Soler

Alonso Mazini Soler

Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP

12 de abril 2018

Compartilhe

Para fazer um bom gerenciamento de projetos o profissional da área deve conhecer a fundo algumas técnicas. Por isso, criar o hábito de ler sobre o tema é essencial.
Nesta lista criada pelo colunista do Buildin Alonso Mazini Soler, que é especialista em gerenciamento de projetos, ele elenca os 5 livros mais importantes do assunto e traz um vídeo bônus. Além disso, relata sua opinião sobre cada um deles.
Confira!

1- Construction Extension to the PMBOK® Guide (2016). Project Management Institute

Esta é a referência básica para o Gerente de Projetos certificado que atua no segmento de construção. Essa extensão do PMBOK adiciona novas Áreas do Conhecimento e novas Boas Práticas (Processos), à estrutura genérica do Guia PMBOK.  

2- Aldo Dórea Mattos – Planejamento e Controle de Obras (2010). Editora PINI

Este livro é uma referência segura e ampla ao contexto do P&C de obras. Escrito de forma extremamente didática e muito rico em exemplos. Ideal como referência de aulas e para quem está se iniciando no tema.

3- Julio Schwartz e Álvaro Camargo – manual de Projetos de Infraestrutura e Engenharia (2014). Edição dos Autores

Este livro é altamente recomendado devido a extensão e profundidade de seu conteúdo. O livro associa conceitos ao modo de gestão nacional, fazendo referências a legislações, normas e relações contratuais de grandes empresas nacionais contratantes. Uma referência imprescindível na biblioteca do profissional da área.

4- Paulo S. Thiago Fernandes – Montagens Industriais, Planejamento, Execução e Controle (2009). Editora Artliber

Este livro se divide em duas partes. A primeira relata aspectos técnicos da montagem industrial. Talvez, essa parte interesse menos ao Gerente de Projetos pela profundidade específica e técnica de assuntos como soldagens, estruturas metálicas, tubulações e instrumentação. A segunda parte enriquece o texto caracterizando e associando de forma direta os aspectos de gestão dos projetos de montagens industriais. Livro importantíssimo para quem lida com esse tipo de projeto.

5- Aldo Dórea Mattos Como Preparar Orçamentos de Obras (2006). Editora PINI

Seguindo a tradição do autor, trata-se de um texto de leitura simples, absolutamente didático e repleto de exemplos. Imprescindível para que se dispõem a aprender sobre o assunto.

 

Compartilhe