banner sienge

Tudo sobre construção: passo a passo para começar uma obra

Blog > construcao
13 de janeiro de 2016

Pensar em tudo sobre construção, começa em planejar bem o projeto é primeiro passo para o sucesso de qualquer empreendimento. Pensar cuidadosamente cada uma das etapas antes de começar a construir é capaz de gerar impactos positivos durante todo o período da obra, garantindo processos adequados para evitar penalidades e assegurando que se chegue o mais perto possível dos resultados esperados.

Post com tudo sobre construção lista etapas que não podem faltar no planejamento de uma obra para garantir o sucesso do empreendimento.

Diante disso, vale a pena parar para refletir: qual é a importância que sua construtora tem dado ao planejamento das obras?

Para ajudar na elaboração de planos de ação ainda mais eficientes, existem alguns aspectos que você não pode esquecer de considerar nesse momento tão crucial para o seu projeto.

banner sobre ebook gerenciamento de obra do inicio ao fim

Primeiramente, para quem você deve construir? Entender tudo Uma pesquisa de mercado pode ajudar a responder essa pergunta, coletando dados para descobrir quais são os tipos de imóvel com maior procura no mercado e levantar necessidades específicas dos consumidores, bem como sua capacidade de pagamento.

Sabendo o que o mercado precisa, vai ser a hora de partir em busca do terreno ideal, analisando principalmente o nível de impacto que as características dos terrenos poderão ter no andamento da obra. A verificação do solo, por exemplo, é fundamental para avaliar se não encharca facilmente, o que pode acabar atrasando a obra e o lançamento do empreendimento.

Elaborar um cronograma para a construção ajuda a prever o tempo que será gasto em cada etapa e programar melhor as atividades desenvolvidas nelas. Essas informações serão fundamentais para a contratação de mão de obra e fornecedores e para estabelecer um prazo para conclusão da obra, já prevendo situações adversas relativas ao clima, por exemplo – veja mais dicas para a obra não fugir do planejado mesmo debaixo de chuva!

Fazer o planejamento financeiro da obra é fundamental para prever o quanto será gasto em materiais, equipamentos e serviços, além de permitir comparações investido versus realizado para verificar se a evolução da obra está de acordo com os custos registrados até então. Com as quantidades estimadas de insumos que sua construtora vai precisar em mãos, é hora de começar a fazer orçamentos e escolher fornecedores que ofereçam mais vantagens, realizando compras em tempo hábil para garantir melhores preços e a certeza de que os materiais estarão disponíveis para uso na hora certa.

Tudo sobre Construção de um Empreendimento

Projeto Arquitetônico

O início dos trabalhos, onde é realizada as atividades de projeto, planejamento e construção (e em alguns casos, também de orçamentação). Na prática é o conjunto de desenhos técnicos e respectivas documentações feitas normalmente por um Arquiteto.

Até chegar ao resultado final (planta da construção), e poder entender tudo sobre construção, o arquiteto faz um aprofundado briefing com o cliente, identificando seus gostos e objetivo com a casa. Apenas depois dessa importantíssima etapa, que se chega a parte de ideação e desenvolvimento dos desenhos técnicos. Em alguns casos, principalmente empreendimentos, é feita também uma maquete.

 

Planejamento de Obra (Parte principal de conhecer tudo sobre construção)

Infelizmente muitas obras negligenciam a etapa de planejamento, o que provoca diversos problemas, como atrasos no cronograma de obras.

Um planejamento de obra bem-feito impacta positivamente os custos e prazos, pois antecipa problemas que só seriam identificados no canteiro de obras.

O planejamento normalmente é composto por 3 grandes etapas:

Quer saber mais sobre essa etapa? Clique e leia o post “Planejamento de Obra Passo a Passo”.

 

Fundações (Infraestrutura)

A fundação é a estrutura da construtora que absorve todo o peso da edificação e de forma planejada distribui ao solo. Assim, não somente precisa de uma boa fundação, mas de um terreno apropriado, com rigidez e resistência.

Existem as fundações superficiais (com até 3 metros de escavação) e as fundações profundas (com mais de 3 metros de escavação). Veja abaixo os tipos de fundações:

Fundações superficiais:

  • Sapata
  • Bloco de Fundação
  • Radier
  • Viga de Fundação

Fundações profundas:

  • Estacas
  • Tubulões
  • Caixões

Telhados e Forros

As telhas cobrem a construção, sendo feitas de diversos materiais (cerâmicas, concreto, metálicas, etc…). Na construção das telhas, há a parte estrutural (engradamento) e a cobertura propriamente (telhas.)

 

Instalações Hidrossanitárias

Quem conhece tudo sobre construção sabe os problemas que uma rede de água mal feita, pode ocasionar, certo? Responsáveis por cuidar da água e esgoto, tem objetivo de distribuir a água, sem causar problemas para as pessoas e a natureza. Existem dois tipos de instalações hidrossanitárias:

  • Distribuição Direta: Toda a água veem da rede pública
  • Distribuição Indireta: A água veem da rede pública, mas é armazenada numa caixa d’água

Lembrando que há diversas normas técnicas sobre essa etapa: NBR 5626/1998,  NBR 7198/1993 , NBR 7229/1993, NBR 8160/1983 e NBR 13969/1997.

 

Instalações Elétricas

Toda a parte responsável pela passagem de eletrodutos, fios e cabos. Um grande cuidade nessa etapa, são os problemas de segurança do trabalho, visto o risco de choques, que podem ser fatais. É de suma importância entender a NR 18, que fala sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho.

Apenas quando a parte da passagem estiver pronta, que são instalados os interruptores.

 

Acabamentos e Revestimentos

Normalmente é realizada a aplicação retirando o piso antigo, mas há possibilidade de aplicar o assentamento de piso sobre piso.

No assentamento de cerâmica, o processo acontece em 9 passos:

  1. Verificar paginação
  2. Mistura da argamassa
  3. Espalhar argamassa
  4. Assentar peças
  5. Utilizar espaçadores
  6. Cortar a cerâmica
  7. Fazer furos em peças
  8. Ver os detalhes finais

 

Pinturas e Texturas

Essa é a hora de deixar tudo bonito! Fazer as pinturas internas e externas (parte que ficará visível de quem olhar na rua).

Mas é só passar tinta, certo? Na verdade, não. São 4 passos para realizar uma pintura de qualidade:

  1. Preparar as paredes, pisos e tetos
  2. Aplicar o selador
  3. Aplicar massa corrida
  4. Pintura com tinta acrílica em duas ou três demãos

 

As dicas acima podem ser adaptadas de acordo com a realidade da sua construtora e mostram o quanto as etapas de uma obra estão interligadas, formando tudo sobre construção que um profissional deve entender.  E como dependem uma da outra para funcionar e garantir o sucesso de um empreendimento.

Sua construtora tem nota 10 quando o assunto é tudo sobre construção? Compartilhe esse post com seus amigos e comente abaixo sua opinião.

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Compartilhe no Facebook
compartilhe-facebook

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção
 

  • Oi estou querendo construir minha casa como faço vigas pilastres ou colunas.tijolo por tijolo

    • Tomás Lima

      Bom dia, Gracielle!

      Nesse caso específico recomendo consultar uma empreiteira de confiança.

      Abraços

  • esse site indica passo a passo so se for o naris de vcs pq n tem **** nenhuma …

    • Tomás Lima

      Que pena que você não gostou, Cauã!
      Como acha que podemos melhorar?

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa