Software de planejamento para construtoras: saiba a importância de utilizar no seu negócio

Paula Lunardelli

Escrito por Paula Lunardelli

7 de fevereiro 2022| 9 min. de leitura

Compartilhe
Software de planejamento para construtoras: saiba a importância de utilizar no seu negócio

Software de planejamento para construtoras é todo sistema que, levando em conta as necessidades específicas do mercado da construção, auxilia na criação de um cronograma de obra e que ajuda construtoras a terem uma gestão facilitada de suas entregas e recursos.

Ou seja, são ferramentas de planejamento criadas com o foco em melhorar a gestão da construção.

Apesar de cada vez mais empresas do setor da construção investirem em diferentes tipos de tecnologia, ainda é um desafio convencer os profissionais sobre a importância dessas soluções e escolher a melhor opção para o negócio. Continue lendo este artigo e entenda como um software de planejamento para construtoras pode ajudar a sua empresa. 

Benefícios do software de planejamento para construtoras

Atualmente, é  muito difundido no mercado a realização do planejamento de obras por meio de softwares  que não foram criados com o propósito de atender exclusivamente a construção civil. Apesar de atenderem bem a gestão de projetos generalizados, quando aplicado em obras esses sistemas tornam o processo de planejamento complexo, demorado e ineficiente.

Software de planejamento para construtoras

Ao investir em um software de planejamento voltado à construção civil, diversos benefícios podem ser obtidos. Por meio dessa tecnologia, é possível ter um controle melhor dos processos, identificar falhas facilmente, ter mais praticidade e agilidade, prever e se preparar para problemas que podem surgir no futuro. Confira abaixo algumas vantagens:

Centralização da Informação

Um dos principais benefícios de um software de planejamento para construtoras é a centralização dos dados em um único sistema. Na etapa de planejamento e controle de obras, é interessante que o cronograma inicialmente elaborado e o cronograma efetivamente executado estejam centralizados em um local para que se possa realizar comparações. Isso permite identificar atrasos facilmente, possibilitando a criação ágil de novas estratégias.

Outro benefício em comparação a ferramentas não especializadas para a construção civil está na consolidação dos principais dados de diversas obras em uma única dashboard. Ou seja, poder visualizar em um painel o andamento de todas as obras da construtora.

Mais um aspecto a se considerar é a facilidade de acesso. Softwares de planejamento para construtoras não só utilizam um sistema em nuvem, como também possibilitam o seu uso por meio de tablets e de smartphones. 

Desta maneira, essas tecnologias,  ao mesmo tempo que ajudam profissionais que trabalham dentro do canteiro de obras a atualizarem o andamento da construção, disponibilizam informações sempre atualizadas a todos os envolvidos no projeto. 

Visibilidade 

O planejamento e controle de obras são processos que podem ser muito beneficiados com a implantação de um software para construtoras que visam entregar mais visibilidade. Isso porque a falta de visibilidade é um grande desafio do setor e possui diversas formas de aplicação no cotidiano dentro da obra. 

Por serem desenvolvidos com foco na construção civil, os softwares de construtoras conseguem representar os dados de forma mais eficiente e de fácil compreensão. Um exemplo disso, é o cronograma em forma de Linha de Balanço, que, em relação a visão do gráfico de Gantt usualmente representada na gestão de projetos generalizados, torna mais perceptível dados como: onde, quando e que atividades devem ser executadas.

Essa representação também traz à tona outros conceitos importantes para a construção, como o ritmo das atividades e o fluxo ininterrupto das equipes de trabalho. Com esses conceitos à vista no cronograma, pode-se realizar um planejamento mais otimizado, buscando reduzir perdas e  aumentar a eficiência produtiva.

Integração com Sistemas Integrados de Gestão  (ERPs)

As integrações vêm como uma forma de melhorar o fluxo de informações. Isso porque possibilita que os dados essenciais para as construtoras estejam centralizados em um único local.  

Alguns tipos de integrações permitem não só a alimentação, como também a retroalimentação de dados em ambos os softwares. Ou seja, quando automatizadas, as integrações garantem que os dois sistemas envolvidos estejam guardando as mesmas informações. Isso assegura que os softwares estejam fornecendo sempre dados atualizados.

Um exemplo disso, é a integração entre ERP com o cronograma realizado em softwares de planejamento de obras. Nessa integração, o orçamento do ERP é importado e vinculado às atividades do cronograma. Por meio dessa vinculação, os softwares de planejamento conseguem traçar automaticamente a análise de valor agregado (curva S) e criar relatórios de controle físico-financeiro

Em contrapartida, essa integração garante que, com base na medição das atividades executadas, o ERP esteja sempre atualizado. Em consequência, um ERP, como o Sienge, integrado a um software de planejamento para construtoras propicia a maior previsibilidade na gestão de custos e maior precisão no fluxo de caixa.

Tomadas de decisões precisas e controle dos recursos

Como dito anteriormente, softwares de planejamento para construtoras, trazem uma visão do cronograma em Linha de Balanço. Alguns benefícios dessa visão, atrelado a conceitos de Lean Construction, estão na contratação de mão-de-obra, na compra de materiais e na contratação de equipamentos. 

Além disso, a integração dessas ferramentas com ERPs permite  criar relatórios e visualizar o controle de fluxo de caixa. Caso se observe despesas muito altas em um mês, é possível realizar facilmente alterações estratégicas no cronograma físico para reparti-las em outros meses.

Previsibilidade

A indústria da construção possui muitas incertezas e, por mais que se tente evitar, alguns imprevistos irão acontecer. Um dos maiores benefícios da utilização de softwares de planejamento para construtoras é a possibilidade da criação de cenários.

Ou seja, diante de algum atraso, pode-se realizar fácil e rapidamente mudanças no cronograma a fim de amenizar os impactos decorrentes do imprevisto e impedir que o prazo da obra seja extrapolado. 

Aumento de resultados

Em decorrência das funcionalidades focadas para o setor da construção, citadas anteriormente, softwares de planejamento resultam em ganhos expressivos para as construtoras. 

Uma prova disso é o maior domínio sobre os melhores cenários, que repercute em maior precisão quanto ao fluxo de caixa e aumento da margem de lucro.  Em consequência, essas tecnologias asseguram a sustentabilidade no lançamento e entrega dos empreendimentos, gerando, por sua vez, mais valor ao cliente finaI.

Conheça a Prevision, um software de planejamento para construtoras

No software da Prevision, o cronograma é inspirado na técnica de Linha de Balanço e permite que o usuário entenda o plano de ataque e observe as relações de dependência de forma ágil e inteligente.

É possível melhorar o fluxo de informações, gerando engajamento e entendendo prioridades, pois o cronograma de compras e contratações pode ser automatizado e conectado com o planejamento, que dispara e-mails de lembretes a todos os envolvidos. 

Todas as informações e os principais indicadores estratégicos das obras são consolidados em gráficos didáticos e interativos na dashboard da plataforma. Os times conseguem ver todas as informações em uma tela, em tempo real e em qualquer dispositivo.

A plataforma também permite a integração com outros sistemas utilizados pela construtoras, para manter as informações centralizadas e todos os envolvidos no projeto conectados.

Além disso, com a Prevision, é possível simular diferentes cenários, analisar o impacto de cada decisão e manter um alinhamento estratégico entre todos, com foco nos melhores resultados! Quer conhecer todas as vantagens da plataforma da Prevision? Experimente agora!