Como escolher um software de orçamento para construção civil

Giseli Barbosa Anversa

Customer Success Manager do Sienge, atuando no desenvolvimento de ações para impulsionar o desempenho de empresas da Indústria da Construção.

8 de outubro

Elaborar um orçamento para construção civil é essencial para evitar erros, perdas de materiais, atrasos e até problemas mais graves, como multas e distratos, o que pode representar sérios prejuízos à empresa.

Em dezembro de 2018, foi aprovada a lei de número 13.786, conhecida como “nova lei do distrato”. Suas regras estabelecem que, uma obra atrasada em um prazo superior a 180 dias, está sujeita a reembolso integral — mais multa e correção monetária.

Você percebe o quanto isso pode ser financeiramente nocivo à lucratividade do empreendimento e para toda a empresa? Isso é verdade, principalmente pelo fato de que muitas obras atrasam no Brasil e um dos principais motivos é a falta de planejamento.

É o que revela um estudo que procurou identificar as correlações entre atrasos nas obras e problemas no gerenciamento. Segundo o autor, além da baixa qualidade de mão de obra e necessidade de aperfeiçoamento dos métodos construtivos, de gestão e investimento na qualificação dos profissionais, a falta de planejamento é um dos grandes vilões.

Outra pesquisa analisou as causas de atrasos em empreendimentos de 32 imobiliárias em São Paulo e confirma esse resultado:

Embora a interferência de empreendedores afete os projetos, os principais problemas notados foram relacionados à questões internas e de organização no canteiro de obras, o que inclui a importância de investir, entre outras áreas, no planejamento e controle.

Você já percebeu erros comuns no processo de planejamento e criação de orçamento na construção civil na sua empresa? Bem, este não é um problema exclusivo: no Brasil, a fase inicial costuma receber menos esforço, se compararmos com os hábitos de outros países, como o Japão e a Alemanha.

E se não há planejamento eficaz, não deve ser surpreendente que custos não previstos e atrasos no cronograma surjam, não é?

orçamento para construção civil

É por esse motivo que elaborar um orçamento para construção civil é essencial para representar o aspecto financeiro e a utilização dos recursos ao longo do cronograma. Ao fazer o planejamento, o gestor e sua equipe conseguem visualizar o preço do empreendimento, de acordo com gastos atuais e futuros.

Você pode, é claro, utilizar planilhas, aplicativos e sistemas gerenciais para prever receitas e despesas e controlar desvios. No entanto, um software garante mais precisão, pois leva em consideração a base de insumos, composições e possibilita um maior controle em todas as etapas da obra, com mais dinamismo e agilidade.

Quer saber como a tecnologia pode te ajudar a desenvolver melhores orçamentos para a construção civil? Então acompanhe este artigo, no qual apresento a importância desses softwares, quais funcionalidades buscar e como o Sienge pode agilizar a rotina da sua empresa. Confira!

Por que utilizar um software de orçamento para construção civil?

Utilizar um programa para desenvolver um orçamento para construção civil certamente proporciona mais segurança nas informações, controle e organização. Em geral, softwares trabalham melhor com grande volume de dados, especialmente se existe a necessidade de atualização constante.

Em programas de orçamento para construção civil, o usuário deve ter a sua disposição uma base de composições, a possibilidade de simular diferentes cenários e de integrar dados entre setores. Isso proporciona mais assertividade, segurança, agilidade e, consequentemente, produtividade.

Você pode, como dito anteriormente, utilizar uma planilha para criar um orçamento para construção civil — inclusive desenvolvemos um kit que você pode encontrar neste link —, mas um software facilita o processo de elaboração tanto na etapa de planejamento inicial, quanto nas alterações que podem surgir no decorrer do projeto.

E isso pode acontecer muito, você concorda?

Além de erros de cálculos, informações e atividades que não foram previstas inicialmente, a mão de obra e algum dos materiais podem ter seu valor reajustado muito acima da média, o que exige mudanças no orçamento e pode alterar consideravelmente o planejamento inicial.

No entanto, o planejamento inicial deve ser o mais assertivo possível e não deve deixar margem para muitas mudanças. Preparamos um checklist para ajudar na avaliação com os principais pontos em um orçamento para construção civil. Se achar interessante, você pode fazer o download neste link.

Como escolher o software adequado?

O primeiro passo para escolher um software de orçamento para construção civil é avaliar a sua realidade e as suas necessidades. Leve em consideração o porte da empresa, capacidade de investimento e estrutura para implementar o programa. Se você não precisa de muitos mais que relatórios simples, como o de curva ABC, talvez planilhas do Excel sejam suficientes.

orçamento para construção civil 3

No entanto, se a empresa já está em um nível mais avançado, já não comete erros básicos de orçamento e tem uma equipe robusta, vale a pena investir em um software mais completo. Assim, os diversos participantes podem contribuir nos planejamentos e em mudanças necessárias ao projeto.

Engenheiros, compradores, a equipe de logística e todos podem fornecer informações ao sistema que deve atualizar valores e indicar problemas como a falta de insumos ou o excesso de estoque.

Isso nos leva a outra característica interessante: a possibilidade de criar ou acessar uma base de insumos e composições. É bom ter os quantitativos de consumo de material e valores atualizados, pois isso esclarece as necessidades de compras, quantidades e preços.

A possibilidade de acessar o histórico de orçamentos antigos, para reutilização em novos empreendimentos, também é interessante pois garante mais assertividade e eficiência na elaboração.

E para acompanhar as mudanças durante o projeto, é importante que o software simplifique o controle do canteiro de obra. Para isso, deve computar informações sobre a rotina da equipe, atividades do cronograma, como aquisições e aluguéis de equipamentos, o que, aliás, evita atrasos e gastos adicionais.

Outra excelente e importante funcionalidade é a possibilidade de avaliar a rentabilidade do empreendimento. Não adianta fazer um orçamento para construção civil de uma obra que, em sua conclusão, não será financeiramente viável, não é?

Conheça o Sienge

O Sienge é um sistema de gestão integrado especializado para empresas da construção civil, líder de mercado. O software tem vários módulos, entre eles, o Engenharia, no qual está a funcionalidade que permite a elaboração de orçamentos para construção civil.

Ao utilizar esse recurso, o engenheiro pode:

  • configurar composições, etapas e subetapas específicas para cada obra;
  • organizar o orçamento em unidades construtivas (bloco, fase, etc.);
  • criar diferentes versões do orçamento e manter o histórico de alterações;
  • orçar serviços com composições ou verbas dentro da mesma planilha; e
  • emitir relatórios de orçamento em mais de 30 formatos.

orçamento para construção civil 1

E tem mais:

O software utiliza a tecnologia de cloud computing, o que proporciona mais mobilidade aos engenheiros da obra. O acesso e edição de dados pode ser feito de um computador no escritório ou de um smartphone no canteiro de obras. E isso é importante para a confiabilidade, eficiência e integração entre setores.

Aliás, a capacidade de integração é um dos grandes diferenciais do programa. Além de elaborar o orçamento para construção civil com dados de diversos setores da empresa, você pode conectar o programa a outros softwares.

Nossa solução consegue integrar, por exemplo, ao App Facilita, um CRM, Push.al, sistema de chatbots e o Revit, um software BIM — essencial para licitações públicas no futuro.

E se você acha que a implementação de um software tão robusto e completo pode ser um impeditivo para contratar a solução: fique tranquilo! A equipe do Sienge oferece treinamento e consultoria para seus clientes.

E então, você entendeu por que é tão importante elaborar um orçamento para construção civil e como um software oferece mais credibilidade nas informações, flexibilidade e agilidade? Muitos dos erros comuns que ocorrem em projetos são devidos a um planejamento incompleto, o que pode gerar multa, devoluções e danos às finanças empresariais.

Para evitar isso, utilize um programa que esteja de acordo com o porte da sua construtora, suas necessidades e que oferece recursos básicos, no entanto, importantes, como acesso à base de composições, colaboração entre departamentos, possibilidade de simular cenários e de avaliar a rentabilidade de um projeto.

E se você gostou e quer conhecer mais sobre o Sienge, acesse esta página e peça uma demonstração agora!