7 dicas para softwares para orçamento de obras

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

17 de outubro 2018| 13 min. de leitura

Compartilhe
7 dicas para softwares para orçamento de obras

A estimativa dos custos e das receitas, como você já deve saber, é uma das tarefas mais complicadas e importantes de qualquer empreendimento. Em consequência, a escolha de um software para orçamento de obras vem sendo a solução cada vez mais recorrente entre as construtoras e incorporadoras.

É lógico que seja assim, uma vez que erros nos cálculos dos recursos necessários podem dificultar, atrasar ou até mesmo inviabilizar um investimento. São inúmeros elementos para contabilizar, desde materiais, mão de obra, equipamentos, serviços terceirizados, encargos e vários outros.

Numa ambiente competitivo como esse, onde é  preciso otimizar ao máximo o investimento, não pode haver descuido nas projeções das despesas e verba disponível.

Talvez você já saiba, considera-se aceitável uma diferença entre 1% e 5% entre o que foi estimado de gastos e o resultado final. Porém, veja este dado extremamente preocupante:

21,7% é o desvio médio entre o que foi orçado e o custo real das obras no País, segundo pesquisa da consultoria Delloite.  É um desvio muito alto.

Como se trata de uma  média, logicamente, há edificações com desvios menores, mas outras com diferenças maiores também.

Situações assim comprometem o planejamento de qualquer empresa, isso não pode acontecer!

O que fazer, então? Você vai ver que não é tão difícil assim chegar a uma solução adequada para sua empresa.

Vantagens do software de orçamento

softwares para orçamento de obras

É preciso buscar a maior precisão possível nos orçamentos e o melhor caminho instrumento para isso é mesmo o recurso da tecnologia.

Os programas específicos para essa tarefa são muito eficientes para o trabalho com um grande volume de dados e que precisam de atualização constante.

Entre outras vantagens, os softwares proporcionam:

  • Assertividade: Elaborar um orçamento envolve muita matemática, e um software utilizado por milhares de usuários tende a estar com os cálculos sempre certos.
  • Segurança: Quando se utilizam planilhas eletrônicas para elaborar orçamentos os dados podem ser alterados por acidente, mas em um software você precisa realizar salvamentos, que ficam registrados e podem ser auditados.
  • Agilidade: Os softwares normalmente oferecem ferramentas para fazer tarefas em massa, por exemplo atualizar o preço de todos os insumos utilizados na obra. Estas ferramentas tornam a rotina do orçamentista muito mais fácil.

Logicamente, você pode recorrer às velhas e boas planilhas feitas em Excel. Elas ainda podem ser muito úteis, como auxiliares nos cálculos ou mesmo para fazer o orçamento completo.

A propósito disso, deixe eu sugerir para você a Planilha de Orçamento de Obra do Sienge, no link, que relaciona, organiza e prevê todos os custos das construções.

Programas de orçamento de obras disponíveis no mercado

No entanto, conforme o porte da sua construtora ou incorporadora, se quer conquistar espaço, é hora de investir num programa mais sofisticado e ganhar tempo e dinheiro.

Para facilitar sua vida, vou listar para você os principais softwares de orçamento disponíveis no mercado. Veja mais informações e download nos links.

7- ORSE

orse programa software para orçamento de obras

O Orçamento de Obras de Sergipe  – ORSE é um software para orçamento de obras totalmente gratuito, desenvolvido e mantido pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas de Sergipe (CEHOP) há mais de dez anos.

Dispõe de uma base de dados muito completa, com 9.626 insumos e 9.445 composições de preços unitários, atualizados mensalmente. As atualizações podem ser baixadas no próprio programa ou no site do ORSE.

O Sistema foi ajustado para se adequar ao Manual de Metodologias e Conceitos do Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil). Com isso, os encargos complementares também passaram a integrar a composição dos serviços.

É considerado uma solução bastante prática, eficaz, além da flexibilidade, um dos mais notáveis atributos do ORSE.

6 – Sisplo

sisplo software programa para orçamento de obras

O Sisplo é um software de orçamento que é integrado com um banco de dados BIM, um multibanco e a tabela SINAPI. Você acessar qualquer um deles de forma rápida e integrada.

Além de importar planilhas, ele possui outras funções como:

  • Função codificar;
  • Função histórico;
  • Criação automática de Composições de Preço;
  • Versão de Orçamento; e
  • Realinhamento de preço do orçamento.

Em seu site você encontra tutoriais do programa e ainda pode baixar uma versão demo para testar.

5- OrçaFascio

orçafascio software programa de orçamento de obras

Este é um software 100% web que promete fazer orçamentos de forma muito rápida e de acordo com as regras do Tribunal de Contas da União (TCU). Vem com 17 bases de composições, incluindo a SINAPI, SICRO e SBC. Faz a importação de dados do Excel o ajuste automático de preços das composições e do próprio orçamento.

Também aproveita uma composição para criar uma nova composição, ou seja, faz cópia de um orçamento ou os dados de vários orçamentos para fazer um novo, reaproveitando e atualizando trabalhos anteriores.  

Numa licitação, compara o seu preço ao preço do edital, mostrando qual a porcentagem que está abaixo ou acima. Foi idealizado para ser uma ferramenta leve, o mais simples e ágil possível.

4Arquimedes

arquimedes software programa aplicativo de orçamento de obrasO Arquimedes apresenta como diferenciais a agilidade na localização, lançamento e visualização de itens, tanto do orçamento quanto das bases de preços e composições. Não possui limitações quanto à quantidade de tópicos, composições, números de insumos e quantidade de textos descritivos.

Traz mais de 10 mil itens nas bases de preços e composições, como SINAPI, CEHOP, DERSA e SABESP, entre outros. Possibilita também a confecção de bases de preços próprias, edição e criação de novos itens em todas elas. Dispõe de mais de 70 tipos de planilhas e relatórios gerados automaticamente.

Com um módulo adicional ele permite unificar os orçamentos de várias obras, para unificar em um único orçamento todas as unidades de um empreendimento. Caso aconteçam alterações efetuadas nos orçamentos parciais, por exemplo, de um apartamento, automaticamente o orçamento do prédio é atualizado.

3- PriMus

primus software programa de orçamento de obrasEste programa da Acca Software se propõe a realizar o trabalho de forma intuitiva e com menor tempo de aprendizagem. Ele utiliza a Interface WYSIWYG (What You See Is What You Get), onde o orçamentista pode abrir na tela vários orçamentos, tabelas de preços ou catálogos, como faria em sua mesa de trabalho.  Pode copiar dados de um documento para outro com simples operações de Arrastar e Soltar.

O orçamento do PriMus também pode ser dividido em várias categorias, para agrupar em forma orgânica tipologias de tarefas homogêneas. A subdivisão em categorias do orçamento leva a um quadro imediato dos custos de cada tipologia de trabalho. Por exemplo, estruturas, acabamentos, mobiliário em um edifício.

O uso dos diferentes níveis de subdivisão das categorias pode levar a saber o custo de super-agrupamentos ou sub-agrupamentos. Oferece teste grátis por 30 dias.

2- Volare 20 Pro

software programa aplicativo de orçamento de obras volare 20 pro

A funcionalidade de orçamentação do Volare 20 PRO permite trabalhar com múltiplas bases de dados e elaborar orçamentos para obras de qualquer porte e tipo. O programa redige memorial descritivo, além de produzir orçamento sintético, orçamento analítico, listagem de material e mão-de-obra, curva ABC de insumos, de serviços ou de equipamentos, além de listagens de inconsistências de etapas e itens.

É o único software do mercado que utiliza a base TCPO – Tabelas de Composições de Preços para Orçamento desenvolvida pela PINI, que é uma referência para os profissionais da Construção Civil.

A nova versão da TCPO publicada em 2017 conta com a 1ª codificação BIM brasileira desenvolvida pela ABNT. A codificação BIM no Volare 20 Pro permite a integração de seu orçamento com outros sistemas CAD que usam tecnologia BIM.

1- Sienge

sienge aplicativo software programa de orçamento de obra

O Orçamento integra o módulo Engenharia do Sienge, um sistema integrado ou ERP (Enterprise Resource Planning), constituído por diversos módulos para fazer a gestão de Construtoras e Incorporadoras. Ele aumenta a velocidade na montagem do orçamento e possibilita o reaproveitamento das informações já existentes no sistema.

Um dos diferenciais do Sienge é sua capacidade de se integrar com os outros módulos, colocando todos as informações da construtora em um só lugar de forma acessível. Você não se limita apenas ao controle do orçamento, você tem uma visão de toda a empresa.

É possível configurar composições, etapas e subetapas específicas para cada obra, orçando com maior ou menor detalhamento de níveis. Além disto, é possível separar o orçamento em unidades construtivas (bloco, fase, etc.), criar versões para cada planilha de orçamento e manter o histórico de alterações.

Permite, ainda, orçar serviços com composições ou verbas dentro da mesma planilha, e emitir relatórios de orçamento em mais de 30 formatos.

Recentemente, o passou a ser plataforma. Ou seja, ele também consegue se integrar de forma automática com diversos outros softwares e aplicativos que sua empresa possa usar. Entre eles temos CRMs, chatbots, Ura, entre outros.

Uma sugestão especialmente para você

Agora que você já tem um ótimo menu de opções de software, deixe eu sugerir para você um complemento que vai ajudar muito na elaboração dos seus orçamentos.

É o nosso Ebook  “O Guia Definitivo do Orçamento de Obras”, que pode ser baixado gratuitamente clicando na imagem abaixo.

ebook gratuito orçamento de obras
Indicado para gestores da construção, engenheiros, gestores de projetos e orçamentistas, ele vai ensinar a você como fazer orçamento de obras e as melhores práticas nessa área.

Orçamento de obras como diferencial de qualidade e produtividade

Fazer um orçamento é uma tarefa de muita responsabilidade, que exige disciplina e organização. É uma etapa da obra fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.

Para sua maior segurança e resultados mais compensadores, estão aí diversas boas opções de softwares para sua escolha. Sem esquecer que são necessários profissionais qualificados na sua operação, que saibam interpretar os resultados fornecidos pelo software.

Com um bom fornecedor, que garanta o suporte técnico e a capacitação da sua equipe, o orçamento deixará de ser um problema para você.

Será mais um diferencial de qualidade e produtividade da sua empresa.

Então, gostou das nossas sugestões? Deixe a sua opinião, se conhecer mais algum software interessante indique, e compartilhe nosso artigo, pode ser útil para seus amigos também.