Se torne mais competitivo com o Módulo de Contabilidade do Sienge

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

24 de janeiro 2019| 13 min. de leitura

Compartilhe
Se torne mais competitivo com o Módulo de Contabilidade do Sienge

Como você há de concordar, para que as construtoras ou incorporadoras tenham sucesso todas as suas áreas precisam funcionar bem, como peças de uma engrenagem. E a contabilidade está incluída nessa lógica, não é mesmo?

Isto é, embora grande parte das preocupações dos gestores recaia sobre planejamento, orçamento, projetos, recursos humanos, execução das obras, não se pode descuidar disso também.

contabilidade do sienge

Uma contabilidade bem administrada torna-se, inclusive, um diferencial competitivo da companhia. Mas como dar a ela este salto de qualidade?

Você vai encontrar essa resposta no módulo Contábil-Fiscal do Sienge Platform, uma ferramenta capaz de dar uma grande contribuição para o desenvolvimento da sua empresa.

Continue a leitura e eu vou lhe mostrar como ele funciona. Você vai se surpreender com o quanto é possível evoluir nesta área.

Módulo Contábil integra ERP

Vale ressaltar que estamos falando de um ERP – Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Isto é, um software que alinha e integra todas as áreas e processos de uma empresa.

Com um ERP como o Sienge Plataforma as várias áreas da construtora interagem e compartilham informações, automaticamente, o tempo todo.

Quando uma nova informação é introduzida numa determinada área, imediatamente, ela é apreendida e processada por todas as demais. E sem erros ou atrasos na reprodução dos dados.

Principais vantagens

Como todos os ERPs, o Sienge Platform é composto por módulos ou soluções, como Engenharia, Suprimentos, Recursos Humanos e também a Contabilidade, entre outros.

É importante você saber que os especialistas em gestão apontam inúmeras vantagens num sistema integrado, tais como:

  • Qualidade e eficácia;
  • Redução de custos;
  • Agilidade empresarial;
  • Eliminação do uso de interfaces manuais;
  • Otimização do fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência);
  • Otimização do processo de tomada de decisão;
  • Eliminação da redundância de atividades;
  • Redução dos limites de tempo de resposta ao mercado;
  • Redução das incertezas do Lead time;
  • Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa;
  • Redução de tempo dos processos gerenciais;
  • Redução de estoque;
  • Redução da carga de trabalho, pois atividades repetitivas podem e devem ser automatizadas;
  • Melhor controle das operações da empresa.

E veja só:

Por isso grande parte das empresas do setor já partiu para essa solução tecnológica, a mais avançada em termos de gestão de construtoras que existe.

Agora você vai conhecer como funciona o Módulo Contabilidade do Sienge e descobrir as principais facilidades que ele pode trazer para o seu negócio.

Integração contábil

Uma das facilidades deste módulo é a Integração Contábil, que integra as informações do Sienge com outros sistemas contábeis que importem dados. É um recurso do qual se lança mão quando um cliente adquire o Sienge mas quem vai operar a sua contabilidade é um escritório contábil.

A partir da parametrização do plano de contas com os registros financeiros do Sienge, os dados financeiros são transformados em lançamentos contábeis.

Então, são exportados arquivos compatíveis com o sistema terceirizado, contendo os relatórios, os lançamentos gerados e todas as demais informações necessárias ao trabalho do contador externo.

Geração de lotes

Isto funciona perfeitamente, com ganhos bem interessantes para o escritório, inclusive. Entre outras coisas, ele não vai precisar demandar um funcionário apenas para fazer os lançamentos das notas fiscais, por exemplo, porque elas já estão prontas no módulo financeiro do Sienge.

Basta programar para que os lotes de lançamentos sejam gerados em determinados períodos, pode ser uma vez por semana, a cada dez dias, uma vez por mês, como o cliente preferir. Depois, importá-los nas datas definidas.

Detalhe importante:

Uma funcionalidade interessante do Sienge é que podem ser  programadas “travas contábeis” para que as informações não sejam mais alteradas no financeiro depois que forem importadas. Alterações podem ser bloqueadas até a data em que os lotes foram gerados. Outra possibilidade é um bloqueio de alterações de todo os registros já contabilizados. Isso dá ao gestor e ao contador a segurança de que as informações são  realmente íntegras e confiáveis, não sofreram adulterações posteriores.

Antes de prosseguir, deixe eu lhe apresentar uma ótima sugestão relacionada com este assunto, que é o nosso “Guia da Contabilidade na Construção Civil”.

Trata-se de um E-book bastante detalhado, indicado para diretores, proprietários de empresas, contadores, analistas e empreendedores, que pode ser baixado gratuitamente clicando na imagem.

guia da contabilidade sienge
Clique na imagem para baixar

Vantagens do Módulo Contábil

A integração contábil, como vimos, é relativamente fácil de operar. Mas se a empresa opta por fazer o serviço de contabilidade ela mesma pelo Módulo Contábil do Sienge, o ganho é muito mais considerável.

Veja por quê:

1- Fluxo ponta-à-ponta:

O módulo contábil faz parte de um fluxo ponta-à-ponta, inserido num processo que usa também os sistemas ligados à administração, ao financeiro, passando pela engenharia e os demais setores da empresa.

Isto significa que todas as informações relevantes do negócio estão acessíveis a apenas alguns cliques, inclusive nas mídias móveis.

Com isso, o contador da empresa consegue ter acesso e emitir relatórios comparando a parte financeira com a contábil a qualquer momento, por exemplo.

Ao contrário, se esse trabalho for realizado por um escritório, será necessário esperar um determinado tempo para que os relatórios sejam elaborados, analisados e repassados à empresa.

2- Agilidade e confiabilidade:

Normalmente, sem um sistema  ERP, o contador precisa digitar cada informação do relatório financeiro  para fazer os lançamentos contábeis.

Além de muito trabalhoso, é um processo que leva muito tempo e ainda com o risco de erros na transposição dos dados.  

Mas, através do módulo, a transposição dos dado do módulo financeiro para o contábil-fiscal é  automatizado. Com isso as informações ganham muito mais agilidade e confiabilidade.

3- Ajustes e correções:

Quando a contabilidade está descolada do restante do sistema integrado, podem surgir problemas bem sérios de desencontros nos processos.

Um dos mais frequentes é o desajuste entre a informação do setor financeiro com a do setor contábil, como alguma nota que não foi emitida ou foi emitida de forma errada.

Nestas situações, em primeiro lugar, é sempre difícil identificar onde está o erro. Isso quando não ocorre o “jogo de empurra” e ninguém quer admitir a falha, atrasando ainda mais o ajuste necessário.

Mas o que mais acontece, normalmente, é o setor contábil ajustar apenas o seu dado e o financeiro ficar do mesmo jeito – porque num trabalho estanque os setores não se comunicam.

Porém, num sistema totalmente integrado, ponta à ponta, erros grosseiros como esse são praticamente  impossíveis de acontecer.

Por quê?

Simples, porque as informações são cruzadas, compatibilizadas e eventuais incongruências são identificadas e corrigidas automaticamente.

É como se o sistema fizesse uma varredura permanente, checando tudo, piscando um sinal vermelho a cada incompatibilidade para, imediatamente, proceder o ajuste.

4- Atenção à contabilidade estratégica

Com  o “trabalho braçal” da contabilidade automatizado e sob controle, o contador diminui suas preocupações com a parte operacional do seu setor.

A partir disso, pode direcionar seu foco para assumir um novo papel, crítico, de análise, para auxiliar na elaboração do plano estratégico da empresa.

Isso vem ao encontro do conceito pelo qual, cada vez mais, as empresas se baseiam nos dados contábeis para fazer o seu plano estratégico.

Neste sentido, o Sienge conta com ferramentas de análise muito úteis para ajudar os gestores a tomarem as melhores decisões, com base na realidade contábil que demonstra a saúde financeira da empresa.

5- Emissão de relatórios

O Sienge também oferece facilidades bem interessantes na emissão dos relatórios contábeis, incluindo livro diário, livro razão, livro caixa, balancete de verificação, balanço patrimonial, demonstrativos contáveis, visão gerencial, movimentações contábeis, contas referenciais e outros.

Eles podem ser tanto relatórios contábeis por empresa, individuais, ou por grupos de empresas, consolidados. Além disso, oferece a alternativa dos relatórios gerenciais, onde o contador constrói as informações que precisam aparecer, conforme a necessidade dos gestores.

Resumindo como ocorre este fluxo, as informações que estão no financeiro são repassadas à contabilidade, que gera os lançamentos contábeis. Com eles são emitidas as demonstrações e os relatórios contábeis que fazem a radiografia da empresa.

gestão de contabilidade do sienge

Com essas informações e esses relatórios em mãos, os gestores estão aptos para a tomada de decisões com muito mais segurança.

Assim podem definir o rumo que a empresa vai tomar, seus investimentos, a utilização de investidores, bem como sua estratégia para competir no mercado.

Facilidades na área fiscal

Até aqui vimos facilidades e funcionalidades do módulo no seu papel estritamente contábil. Mas existem também as facilidades que ele proporciona na área fiscal,  diminuindo bastante o tempo despendido nesse trabalho.

Ele faz toda a apuração de tributos, impostos, e gera automaticamente os arquivos digitais das declarações fiscais: DIRF, DCTF, EFD Contribuições, ECF, ECD, EFD ICMS/IPI, para entrega ao fisco.

Com isso, as obrigações fiscais da empresa são mantidas rigorosamente em dia, com agilidade, redução de erros e sem multas por atrasos.

Isto representa mais eficiência e maior tranquilidade do empreendedor, numa área extremamente sensível para os negócios.

Modernização com tecnologia

É normal que na busca de maior produtividade e competitividade, as empresas voltem suas preocupações mais para questões como redução de custos e áreas de maior visibilidade na gestão.

No entanto, recebendo a sua devida importância, a contabilidade pode ser bem mais do que apenas uma atividade meio ou mera burocracia, como muitos ainda pensam. Ela é mesmo essencial para o controle da saúde financeira da empresa e a tomada de decisões.

Por isso, uma gestão amadurecida deve olhar essa atividade com uma visão moderna e lançar mão da tecnologia para tirar da contabilidade o máximo rendimento que ela possa dar.

contabilidadeInvestir na modernização do setor, avaliar seriamente um sistema integrado que contemple a contabilidade, deve ser uma prioridade para quem quer realmente crescer no mercado.

Estamos aqui para ajudá-lo nisso e, inclusive, fazer uma demonstração do nosso módulo contábil para que você confira tudo que já dissemos e muito mais. É só entrar em contato conosco, será uma satisfação para nós atendê-lo pessoalmente.

Então, espero que você tenha gostado deste conteúdo, que ele ajude-o a refletir sobre o tema e melhorar seus processos contábeis.

Agora, deixe seu comentário, queremos muito saber a sua opinião, e compartilhe com seus amigos. Até o próximo artigo.