Quais as suas ferramentas de suporte à decisão na Construção Civil?

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

19 de março 2019| 10 min. de leitura

Compartilhe
Quais as suas ferramentas de suporte à decisão na Construção Civil?

Algumas construções podem demorar anos para ficar prontas. Mas muitas das decisões que fazem um projeto ser bem-sucedido precisam ser tomadas de maneira rápida.

E convenhamos: alinhar velocidade com precisão não é tarefa nada fácil. Felizmente, um sistema de gestão com boas ferramentas de suporte à decisão torna isso possível em todos os aspectos da gestão de uma obra.

Neste artigo, eu vou te ensinar quais são as ferramentas de suporte à decisão presentes no Sienge e como usar cada uma delas para conseguir ótimos resultados.

Por que a sua empresa precisa de ferramentas de suporte à decisão

Ainda é comum ver construtoras cometerem erros graves por falta de planejamento e ferramentas adequadas.

O maior problema é:

Em certos casos, o custo de uma decisão errada pode impactar tanto a obra a ponto de torná-la inviável.

Por exemplo,a falta de planejamento leva ao desperdício na construção civil. Isso significa custos desnecessários, que poderiam ser reduzidos com um investimento certeiro na tomada de decisões.

suporte à decisão na construção civil

Além desse problema, há muito mais que um conjunto de ferramentas para suporte à decisão pode fazer pela sua gestão. Com ele, você ganha uma visão macro de várias áreas e pode corrigir problemas antes mesmo que aconteçam.

6 ferramentas de suporte à decisão essenciais para a sua construtora

Para entender bem como as ferramentas de suporte à decisão do Sienge podem ajudar a sua construtora, nada melhor que conhecer bem como cada uma delas atua.

O software de gerenciamento de obras do Sienge conta com 6 ferramentas de suporte à decisão, que são fundamentais para dar a visão ampla que você precisa:

1. Gerencial financeiro

Praticamente toda decisão estratégica tomada na sua empresa tem algum impacto financeiro. Por isso, é importante que você tenha condições de gerenciar esse aspecto do negócio de forma integrada a outras soluções.

Com o gerencial financeiro, fica fácil acompanhar todos os indicadores mais importantes e tomar decisões rápidas sem afetar a lucratividade da empresa.

Além disso, você pode ver as informações em tempo real, o que contribui para a agilidade e precisão do processo de decisão.

Principais benefícios

As principais vantagens de contar com o gerencial financeiro são:

 

  • fluxo de caixa: analisar o fluxo de caixa antes de fazer um investimento importante evita o risco de tomar decisões que causem instabilidade ao negócio;
  • projeções financeiras: por acompanhar os demonstrativos de pagamentos e analisar os recebidos, dá para fazer projeções financeiras e se planejar melhor;
  • comparativos: comparar o orçamento inicial com o que foi gasto, ou o planejado com o que foi feito, são boas medidas para garantir eficiência financeira.

2. Gerencial de obras

suporte à decisão canteiro de obras

Um dos maiores problemas numa obra é deixar de seguir o que foi planejado. Esse tipo de “improviso” não é bem-vindo no que se refere a eficiência de trabalho e, principalmente, de custos.

Como o problema é muito comum, é necessário ter uma ferramenta de suporte que facilite o acompanhamento do projeto. Esse é o papel do gerencial de obras.

Mas vou te falar uma coisa:

O papel do gerencial de obras vai muito além de encontrar discrepâncias entre o planejado e o realizado. Ele atua também para garantir que a sua margem de lucro se mantenha.

Principais benefícios

Os seus maiores motivos para usar o gerencial de obras são:

  • identificação de valores distorcidos: é vital encontrar, o quanto antes, distorções entre o que foi orçado e o que foi gasto. O mesmo vale para o que foi planejado para a obra;
  • redução de custos: diante das análises apresentadas, é possível reduzir custos para manter o planejamento em dia e não perder lucratividade;
  • análise de tendência de obra: contar com relatórios para cálculo automático de tendências para cada item orçado agiliza e dá eficiência à obra.

3. Gerencial suprimentos

Entre os grandes vilões do desperdício estão os suprimentos, que podem ser desviados, quebrados ou simplesmente mal utilizados na obra.

Agora, o ponto-chave:

Se não houver qualquer tipo de controle, esse tipo de situação vai acontecer sempre e você não vai nem saber onde ele ocorre. Ou seja, sem um gerencial suprimentos, fica quase impossível resolver o problema.

Além disso, o sistema melhora a sua capacidade de avaliar o desempenho dos setores de compras e estoque.

Principais benefícios

Os pontos abaixo mostram bem por que o gerencial suprimentos é parte indispensável do pacote de ferramentas de suporte à decisão:

  • análise de curva ABC: com essa análise, fica mais fácil saber quais são os suprimentos mais importantes e organizar o estoque de acordo com isso;
  • avaliação de pedidos e contratos: analisar os pedidos e contratos torna o processo de compras mais transparente e facilita sua avaliação como gestor;
  • análise de pontualidade de fornecedores: com essa ferramenta, é possível cobrar ou até trocar um fornecedor que sempre atrasa as entregas. Afinal, isso compromete o andamento e a lucratividade dos projetos.
  • comparativo de compras: a ferramenta permite comparar facilmente as quantidades e os valores orçados com as quantidades e valores apropriados de cada insumo da obra.

4. Orçamento empresarial

Problemas com o orçamento estão entre as principais dores de construtoras, seja na hora de elaborar o planejamento ou depois, ao segui-lo.

Mas aqui vem a boa notícia:

Com o devido suporte à decisão nesse respeito, você pode elaborar orçamentos com maior agilidade e precisão. Em outras palavras, vai evitar erros estratégicos que causam retrabalho e prejuízo.

suporte à decisão

Principais benefícios

O orçamento empresarial te oferece o seguinte:

  • planejamento estratégico e financeiro: ao elaborar o orçamento com base no plano financeiro da empresa, você diminui a possibilidade de erros e prejuízos;
  • planejamento inteligente: faça o seu orçamento por centro de custo, departamento ou área de negócio;
  • controle preciso: tudo o que você precisa para garantir que nada na obra vai ultrapassar o valor do orçamento aprovado;
  • comparação do fluxo de caixa com o orçamento: essa comparação é essencial para garantir que nenhuma etapa do projeto atrase por problemas com o fluxo de caixa;
  • planejamento do ROI (Retorno Sobre o Investimento): com um orçamento equilibrado e bem alinhado e planejado, fica mais fácil projetar o retorno financeiro do empreendimento.

5. Viabilidade econômica

Antes de qualquer investimento em um novo projeto, é crucial saber se ele tem viabilidade econômica. E a ferramenta de suporte à decisão do Sienge oferece o que há de mais completo nesse sentido.

É possível realizar vários estudos para o mesmo empreendimento e simular diferentes cenários econômicos (otimista, pessimista, etc.).

Qual é o objetivo disso tudo?

Dar total segurança e confiabilidade para o empreendimento e para os investidores.

Principais benefícios

  • estudos econômico-financeiros: todas as variáveis sobre futuros empreendimentos em um só lugar;
  • projeções relevantes: você pode projetar seus gastos, receitas e até quanto terá de investir no projeto;
  • indicadores da Viabilidade Econômica: indicadores como Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de (TIR) e Payback estão integrados na análise.

6. Acompanhamento de viabilidade

Depois de projetar resultados com o estudo de viabilidade econômica, é preciso acompanhar o que acontece com o desenrolar do empreendimento.

A ferramenta de acompanhamento de viabilidade serve para isso:

Garantir, por meio de ações preventivas, que o projeto siga como foi definido, e o retorno financeiro não seja comprometido.

Principais benefícios

O que há de melhor no acompanhamento de viabilidade:

  • transparência: o acompanhamento do previsto de um estudo de viabilidade econômica e a comparação deste com o realizado financeiro e de vendas
  • adaptação em tempo real: o acompanhamento da viabilidade possibilita replanejar gastos e receitas futuras e definir novas estratégias de negócio.

Um sistema de gestão de obras confiável precisa contar com todas essas ferramentas de suporte à decisão na construção civil. Com elas, você terá olhos de águia sobre a empresa.

Quer conhecer uma solução que oferece tudo isso e muito mais? Veja com seus próprios olhos como o Sienge pode ajudar sua construtora. Agende agora sua demonstração!