Por que as APIs são indispensáveis na gestão das empresas?

22 de maio de 2019

Você já parou para pensar na quantidade incrível de conexões (APIs) que as pessoas usam, atualmente, para gerenciar seus negócios, seu trabalho e sua vida pessoal? É uma infinidade de aplicativos, softwares, sistemas, soluções, para as mais variadas funcionalidades e serviços.

Até para os menos afeitos à tecnologia, viver sem isso tornou-se praticamente impossível. Mas o que muitos não sabem é que existe uma ferramenta muito especial por trás de todas essas conexões: a API ou Interface de Programação de Aplicação, do inglês Application Programming Interface.

É ela a responsável pela “mágica” que faz os usuários transitarem com extrema facilidade de um aplicativo para outro, sem perceber qualquer esforço nisso. Além do uso pessoal, é uma tecnologia de ponta que traz também enormes facilidades para as organizações, inclusive as construtoras ou incorporadoras.

APIs conexao

As APIs tornaram-se elementos indispensáveis para o desenvolvimento dos negócios no mercado altamente competitivo que temos hoje em dia. Por isso, você precisa conhecê-las melhor e eu vou ajudá-lo nisso, é só seguir a leitura.

Ponte entre diferentes sistemas

Uma API consiste, basicamente, num conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para que suas funcionalidades sejam utilizadas por aplicativos. É uma interface de programação necessária para  que um sistema se comunique e interaja com outro sistema.

Em outras palavras, a API funciona como uma ponte entre diferentes sistemas, compartilhando suas ações, ferramentas padrões e protocolos. Por exemplo, um sistema operacional como o Windows, possui uma grande quantidade de funções na API, o que permite ao programador criar janelas, acessar arquivos e cifrar dados.

O uso da API tornou-se bastante comum também nos plugins, acessórios que complementam a funcionalidade de um programa. Os autores do programa principal fornecem uma API específica para que outros autores criem plugins, ampliando as funcionalidades do programa.

APIs das lojas virtuais

Por isso, as APIs tornaram-se indispensáveis na criação dos aplicativos, fazendo a ligação entre as suas funcionalidades e ferramentas, de forma totalmente automatizada. Isto é, o usuário não precisa realizar nenhuma operação para que elas se comuniquem.

Isso está presente em serviços ou lojas virtuais, como compras de passagens aéreas e reservas de hotéis. No Mercado Livre, por exemplo, a API permite aos vendedores cadastrar seus produtos, fazer vendas e administrar pagamentos facilmente.

Até mesmo as redes sociais, como o Twitter, Google, Facebook e outras só funcionam e oferecem suas facilidades mediante o uso das APIs.

APIs conector

Um outro exemplo muito lembrado é o Google Maps. Quando você entra em um site de reserva de hotel aparece um link para consultar a localização do estabelecimento no mapa. O software está utilizando as APIs do Google Maps para enviar o endereço do hotel ao Maps, e recebe em troca a sua localização no mapa.

Isto é, basta entrar na Internet que você está usando APIs o tempo todo, seja acessando redes sociais, fazendo compras, pagando faturas ou consultando sua conta no banco.

Vantagens para as empresas

Do ponto de vista das empresas, quando elas adotam soluções com APIs, tornam-se totalmente amigáveis e acessíveis aos usuários.

Elas permitem oferecer produtos e serviços personalizados à clientela, pois a API utiliza os dados das pessoas que já estão na rede para definir o seu perfil de consumidor. O produto ou serviço certo para a pessoa certa: isto facilita o direcionamento das vendas, com um potencial muito maior de fechamento de negócios.

As APIs também otimizam a gestão das organizações, uma vez que possibilitam a conexão dos sistemas de todas as suas áreas, otimizando seus bancos de dados. Disso resultam relatórios personalizados automaticamente, bastante detalhados e precisos, que facilitam a tomadas de decisões estratégicas com muita segurança.

Sem dúvida as empresas ganham consideravelmente em produtividade e lucratividade a partir do emprego de APIs em seus sistemas.

Mais segurança

Outro aspecto muito destacado pelos especialistas em programação é a segurança das APIs, porque elas criam barreiras de acesso muito eficientes. Só permitem o acesso do usuário às informações específicas que o aplicativo se dispõe a mostrar.

Através dos mecanismos de segurança da API os bancos, por exemplo, só disponibilizam as informações que seus clientes necessitam saber de suas próprias contas. Jamais um cliente têm acesso aos dados de outros clientes, porque a API “fecha portas” e não permite isso.

Por outro lado, a API também restringe o acesso a serviços quando o proprietário do aplicativo ou o sistema deseja cobrar por ele. É o caso do Netflix, pois ali também está presente um API que facilita a interação dos usuários, mas apenas aos que pagarem por isso.

Outra vantagem das APIs muito importante é que elas fazem uma gestão de informações que reduz o volume de dados em operação nos sistema. Uma API movimenta apenas o fluxo de dados necessário, e isto agiliza o desempenho das plataformas significativamente.

Ao mesmo tempo as APIs mantém o controle estatístico de todas as consultas feitas ao sistema onde estão instaladas. Trata-se de uma informação vital para a análise ou auditagem de informações, visando a avaliação estratégica do desempenho da organização.

API de Pagamento

O empreendedor e fundador NFe.io, Gabriel Marquez, destaca entre os principais benefícios de usar uma API, a agilidade dos pagamentos online. Ao invés de realizar atividades manuais, as cobranças e confirmações de pagamento são realizadas automaticamente.

“Uma série de benefícios são sentidos pelo consumidor, que passa a enxergar a preocupação da empresa com suas necessidades. Seja na criação de possibilidades para pagamento ou comunicação, ele se sentirá muito mais seguro no meio digital com serviços completos oferecidos pela empresa”.

Entre tantas facilidades da API está também uma sensível redução de custos. Afinal, para desenvolver uma opção de pagamento completa, isso não só tomaria tempo, como também um investimento muito maior do empreendedor.

Ao usar uma API você inclui métodos de pagamento prontos de forma automática, somente ajustando a integração dos sistemas, explica Marquez. Entre as APIs de pagamento online mais utilizadas no país estão o PagSeguro, o PayPal e o Pagar.me.

Agora vamos ver uma aplicação muito importante da API na construção civil.

Sienge Platform

Veja o caso do Sienge Platform, um sistema de gestão utilizado por milhares de empresas do país que atuam no ramo. Ele representa um grande salto de qualidade nessa área ao permitir, através de API, a integração de várias outras aplicações ao ERP do próprio Sienge.

Como você sabe, um ERP (Enterprise Resource Planning) funciona como um grande banco de dados que faz a integração e a comunicação de todas as áreas de uma empresa. Todos os setores se comunicam e trabalham de forma alinhada.

No caso do Sienge, ele está estruturado nos seguinte módulos:

  • Engenharia
  • Suprimentos
  • Financeiro
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Contabilidade
  • Comercial
  • Gestão de Ativos
  • Integração BIM
  • Suporte a Decisão
  • Gestão da Qualidade
  • Segurança

Quando acontece uma mudança numa dessas áreas, com novos dados, todas as demais tomam conhecimento, instantaneamente. Dessa forma, através do ERP os gestores têm o controle total da situação na sua organização, em tempo real.

APIs Sienge Platform

No Sienge Platform, o salto adiante veio com a utilização de APIs que permitem a integração com outros softwares, de outros serviços. Ele é capaz de absorver com facilidade todas as soluções já disponíveis na sua construtora ou qualquer outra que queira agregar.

É o caso do MS Project, software muito usado na gestão de grandes projetos e que é perfeitamente adaptável ao Sienge Platform. A empresa não precisa descartar, e nem tampouco, fazer trocas por outras soluções que se ajustem ao ERP.

Isso devido às APIs, que tornam o sistema de gestão do Sienge Platform totalmente flexível e ajustável à realidade de cada construtora ou incorporadora.

Tecnologia indispensável

APIs tecnologia

Como você vê, as APIs vieram para ficar e fazem parte de todas as conexões possíveis e imagináveis no dia a dia de consumidores e gestores em geral.

Elas já se mostraram fundamentais no desenvolvimento de soluções em todas as áreas, incluindo a construção civil. As facilidades que oferecem não podem mais ser ignoradas.

Por isso, ao desenvolver ou adquirir um software, você precisa levar em conta a presença dessa tecnologia na sua composição, pois ela é indispensável. Lembre-se disso da próxima vez que pensar numa nova solução para sua empresa.

Espero que nosso artigo ajude você a buscar e encontrar avanços tecnológicos que tragam maior produtividade e lucratividade à sua construtora. Se precisar de algum esclarecimento ou orientação neste sentido, faça contato conosco, será uma satisfação ajudá-lo.

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para nós! Também compartilhe esse conteúdo com seus amigos, sócios e colaboradores, pois poderá ser útil para eles também. Muito obrigado pela leitura e até o próximo artigo.

Martha Ramos

  • Jornalista, Especialista em Marketing
  • Redatora do Sienge
 

  • Mauricio Rios de Almeida

    Parabéns! Excelente abordagem de um assunto que merece atenção e acompanhamento haja vista a importância que representa no gerenciamento de negócios.

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa