Esse material é útil para

  • Entenda as vantagens de ter uma certificação ambiental;
  • Descubra os impactos da construção civil no país;
  • Conheça as principais certificações ambientais do Brasil;
  • Aprenda como obter a certificação.

Sobre o Material:

Indicado para:

  • Gestores;
  • Diretores;
  • Proprietários;
  • Engenheiros.

 

É útil porque: Apresenta de forma clara e fácil as seis principais certificações ambientais no Brasil e explica como sua empresa pode obtê-las.

O assunto: 

Você já deve ter percebido que a sustentabilidade é uma grande preocupação da sociedade. Não é para menos, pois não faltam informações, notícias, estudos, dando conta que estamos chegando a um limite na exploração dos recursos naturais.

A poluição do ar e da água, a contaminação dos solos e dos alimentos por produtos tóxicos alcançou níveis nunca vistos. Sem contar o desperdício de enormes volumes de materiais que poderiam ser reciclados mas são descartados sem qualquer cuidado, causando danos irreparáveis ao ambiente.

Ao mesmo tempo, o aquecimento global e as mudanças no clima causam grandes custos econômicos e impactos humanos seríssimos no mundo todo.

Temos ainda tragédias, como as de Mariana e Brumadinho, que revoltam e causam clamor público por regras mais duras no controle dos empreendimentos.

Não há como as empresas ignorarem essa realidade e entender que a sustentabilidade  precisa ser considerada como prioridade nos seus negócios.

A certificação em si é um documento oficial – o certificado – emitido por uma instituição com fé pública e credibilidade, atestando de que determinado status ou conceito da empresa é verdadeiro.

Isto é, o documento não deixa dúvida, torna inquestionável, que as normas detalhadas na certificação estão de fato sendo cumpridos pela organização.

No caso da certificação ambiental, ela comprova que construtora ou incorporadora adotou todas as medidas recomendadas para reduzir os impactos ambientais dos empreendimentos e produzir construções sustentáveis.

Aliás, construção civil, reconhecidamente, é um dos setores com maior impacto ambiental dentre todas as atividades econômicas.

Não por acaso, a construção civil costuma estar no olho do furacão com mais alguns setores, como o agronegócio, quando ocorrem grandes discussões sobre preservação do meio ambiente e legislação ambiental.

Isso traz preocupações adicionais para os empreendedores, gestores, profissionais e técnicos da área. Lidar com essa questão exige responsabilidade, inteligência e um certo grau de investimento.

Nesse ebook vamos falar sobre os aspectos práticos da sustentabilidade e apresentaremos a principais certificações que estão em vigor no Brasil. Faça a escolha certa!

 

Escrito por:

sienge platform

O Sienge Platform é um software de gestão – também chamado de ERP, ou Enterprise Resource Planning – especializado no setor da construção com mais de 2300 clientes em todo o Brasil.

O sistema é desenvolvido pela Softplan, uma empresa de tecnologia de Florianópolis que atua no mercado há mais de 25 anos.

A plataforma é composta por vários módulos interligados, assim é possível optar por quais e quantos contratar. Cada um deles é focado em resolver os problemas e facilitar o cotidiano de empresas que trabalham com construção.