ebook licenciamento ambiental

Esse material é útil para

  • Agilize seu processos de licenciamento
  • Conheça as etapas para se obter a Licença
  • Entenda quem faz o licenciamento
  • Veja os riscos jurídicos

Sobre o Material:

Indicado para:

  • Gestores de Obras
  • Engenheiros

É útil porque: analisa e explica de forma acessível todos os trâmites para se obter uma Licença Ambiental, os tipos de Licença, além de dicas preciosas para facilitar e agilizar o processo.

 

O assunto: 

Poucas questões causam tanta preocupação e discussão quando falamos da construção civil, nos investimentos em obras públicas e privadas quanto o licenciamento ambiental no Brasil.

De um lado, está a urgência dos setores interessados na realização dos investimentos, muitas vezes de grande interesse social, além do interesse econômico, e, de outro, a necessidade de se garantir a preservação dos recursos naturais, que são finitos, a segurança e a qualidade de vida da população.

Ao mesmo tempo, temos um mercado cada vez mais exigente em relação à responsabilidade socioambiental das empresas. Vivemos numa sociedade muito sensível a temas como a mudança climática, o desmatamento, a poluição do ar e da água e a ameaça de extinção de milhares de espécies.

Além disso os órgãos oficiais de financiamento e de incentivos governamentais, como o BNDES, condicionam a aprovação dos projetos à apresentação da Licença Ambiental.

O fato é que o licenciamento ambiental tem sua importância reconhecida por todos, como um mecanismo imprescindível ao desenvolvimento sustentável, mas que necessita de ajustes para ser menos burocrático e mais ágil.

Neste material, vamos apresentar da forma mais clara e objetiva possível a legislação pertinente, os principais questionamentos e, principalmente, os procedimentos necessários para encaminhar o licenciamento, de modo a facilitar o seu entendimento pelos empreendedores, investidores, profissionais da área e demais interessados no tema.

Queremos muito que seus empreendimentos se realizem sem maiores dificuldades quanto ao licenciamento e tenham pleno sucesso. Esperamos que nosso conteúdo seja útil neste sentido.

Boa leitura!

Escrito por:

 

sienge platform

O Sienge Platform é um software de gestão – também chamado de ERP, ou Enterprise Resource Planning – especializado no setor da construção com mais de 2300 clientes em todo o Brasil.

O sistema é desenvolvido pela Softplan, uma empresa de tecnologia de Florianópolis que atua no mercado há mais de 25 anos.

A plataforma é composta por vários módulos interligados, assim é possível optar por quais e quantos contratar. Cada um deles é focado em resolver os problemas e facilitar o cotidiano de empresas que trabalham com construção.