Como será a vida do síndico no mundo virtual com o Metaverso?

Odirley Felicio da Rocha

Escrito por Odirley Felicio da Rocha

29 de junho 2022| 6 min. de leitura

Compartilhe
Como será a vida do síndico no mundo virtual com o Metaverso?

Senta que lá vem a história…

Na década de 80 existia um aparelho que se chamava fax.

Pra quem não conhece: era uma máquina que você colocava uma folha escrita nele e pelos fios da linha telefônica ele enviava uma cópia desta folha para um outro fax, que poderia estar a milhares de km de distância.

Isso ajudou muito os prestadores de serviços do mercado condominial a se comunicarem e darem respostas mais rápidas.

No início dos anos 2000, estava chegando no Brasil a internet discada. Hoje em dia, muitos não sabem que enquanto você conectava  a internet, o telefone da sua administradora ficava ocupado. Verdade! Porém, vários processos ganharam agilidade com este novo mundo que estava chegando.

Perto do ano de 2010, algumas administradoras de condomínio começaram a enviar os seus boletos por e-mail, o que foi, para síndicos e moradores, o primeiro contato com o mundo digital.

Chegando em 2017, o grande síndico mega power Fulvio Stagi, de Resende (RJ), começou fazer as assembleias de forma virtual. No ano de 2018, viajei o Brasil com a palestra “As 12 estratégias para administrar o condomínio do futuro” e uma delas era a assembleia virtual. 

Veio a pandemia, chegaram as leis e hoje a assembleia virtual trouxe mais comodidade e democracia para as nossas assembleias. Os moradores já se conectaram com este novo formato.

Você pode perceber que o nosso mercado condominial sempre esteve próximo da tecnologia e vive uma busca constante por novos recursos que ajudem na administração e no convívio com os moradores. E agora que chegou o Metaverso, os moradores e os síndicos ficarão de fora? Claro que não, os sinais estão sendo dados.

Síndicos no Metaverso

Estamos em janeiro de 2023, o síndico profissional Damien Vianna, de Porto Alegre, foi chamado pelo dono da maior construtora da sua cidade para falar sobre um novo projeto:

– Vianna, está vendo este terreno nesta esquina movimentada de Porto Alegre? Vamos levantar o Condomínio Cristóvão 2026. As vendas começam daqui a 30 dias e quero que você já assuma este condomínio no mundo virtual já nas primeiras vendas. Vai funcionar assim: 

Faremos uma festa de lançamento no mundo físico e nesta festa você já estará presente e iremos anunciar que você será o síndico, inclusive no mundo virtual também.

Cada pessoa que comprar um apartamento ganhará um óculos de Realidade Virtual, pois o mesmo condomínio que vai ser entregue em Janeiro de 2026, já estará funcionando no mundo virtual em 10 de Fevereiro de 2023, que é a data de lançamento do empreendimento. 

À medida que as pessoas forem comprando seus apartamentos, iremos criar seus avatares para elas viverem no condomínio virtual. Com isso, aos poucos você vai conhecendo os moradores, se conectando com eles, vai fazendo reuniões no mundo virtual e apresentando as atualizações da obra, vai comentando sobre os próximos passos etc.

Os moradores poderão também fazer já seus encontros no mundo virtual, poderão interagir e se conectarem enquanto fazem exercícios na academia virtual do condomínio, por exemplo.

Outro ponto importante é que você poderá ajudar os moradores a escolherem cores de determinados ambientes, as plantas do jardim, além é claro de todos os móveis que serão personalizados e poderão ser escolhidos no mundo virtual, seja da área comum ou dos apartamentos.

Vianna, até janeiro de 2025, vocês poderiam definir naquelas salas que são comuns do condomínio, quais as destinação de cada uma delas e passar para nós da construtora. Por exemplo: em vez de academia, vocês querem um coworking; em vez de uma oficina, preferem um espaço pet. Assim, ajustaremos a entrega conforme a necessidade de vocês, para janeiro de 2026.

Porém, Vianna, o mais importante é o seguinte: preciso que você resolva um grande problema para a construtora que é a convenção e o regimento interno do condomínio. Então, você precisará fazer as reuniões no mundo virtual para que, juntos com os moradores, vocês possam ir colocando as particularidades do novo condomínio. E nós, da construtora, acreditamos que isso vai ajudar muito na convivência assim que o condomínio for entregue no mundo físico.

– Vianna, você aceita o desafio? 

E você, o que acha? Estamos distantes deste mundo? Você acha que vai levar muitos anos para isso acontecer? Ou realmente já estamos vivendo este novo momento?

E você sabe os impactos da transformação digital no mercado condominial? Confira neste artigo!