VIABILIDADE ECONÔMICA DA OBRA X PREÇO DE VENDA: COMO EQUILIBRAR

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

11 de novembro 2015| 5 min. de leitura

Compartilhe
VIABILIDADE ECONÔMICA DA OBRA X PREÇO DE VENDA: COMO EQUILIBRAR

O estudo de viabilidade econômica das obras é fundamental na construção civil e em época de economia retraída, ele ganha ainda mais relevância como um grande aliado para lidar com a crise  e a suportar a decisão das construtoras de entrar em um novo negócio. Esse estudo, em parceria com planejamento e orçamento de obra detalhados, também é crucial para ajudar a determinar o valor geral de vendas, conhecido como VGV. Preços altos de venda podem gerar pouco interesse e competitividade, por outro lado, valores baixos demais, geraram prejuízo à empresa e investidores. Para garantir que seu negócio seja lucrativo, é necessário chegar ao preço de vendas ideal.

Você que trabalha com construção civil sabe que fazer todo esse estudo minucioso e cheio de informações e números, com planilhas difíceis de entender e manusear não é tarefa fácil. Depois de realizado o estudo, com orçamento pronto e início das obras, acompanhar o realizado do projeto com acuracidade e no tempo certo, é mais difícil ainda.

Esse post é justamente para mostrar etapas importantes para sua construtora alcançar sucesso nos empreendimentos realizados, e para lembrar que uma solução tecnológica especializada vai ajudar – e muito! – nesse processo.

#1 Trabalhar com cenários para projeções financeiras

Elaborar vários cenários de simulação é a oportunidade de “testar” os números envolvidos na obra, para simular uma construção econômica e os resultados ideais para o investimento envolvido. Você pode optar por mais unidades, menos unidades com metragem maior, praticando o preço A ou o preço B, e identificar o payback (retorno) de cada cenário.

#2 Entender bem as necessidades de receita e os riscos associados

Sua construtora busca sempre investir recursos em projetos rentáveis e com menos riscos associados. No entanto, algumas obras podem trazer riscos financeiros, até mesmo calculados, exigindo, por exemplo, capital de terceiros. Se isso ocorrer, os valores envolvidos precisam estar refletidos no estudo de viabilidade e na formação do preço de vendas das unidades.

#3 Garantir uma relação saudável entre o VGV e os custos da obra

Quando sua construtora estuda a viabilidade de um projeto, está em busca de alternativas que aumentam as possibilidades de tornar o negócio viável. Existem simulações relacionadas ao preço de vendas que são importantíssimas para demonstrar essa tendência. Quando a relação entre o custo do terreno e o VGV é maior que 35% ; ou quando a relação entre o valor da construção e o VGV é maior que 60%  – são cenários promissores para o negócio.

#4 Acompanhar o andamento da obra para garantir lucratividade

Durante o planejamento da obra, um item indispensável é o orçamento, onde é estimado o custo da construção civil necessário para sua realização. É necessário verificar constantemente se o consumo do orçamento está condizente com o estágio de sua construção para analisar desvios e tendência a longo prazo. Esse acompanhamento cuidadoso é o que permitirá a tomada de ações para alcance dos resultados planejados.

Para realizar essas etapas com produtividade e precisão, sua construtora precisa contar com uma solução tecnológica que conhece muito bem o segmento da construção civil. Fazer as simulações com dados históricos das suas obras e não apenas com pesquisas e tabelas de preço da construção civil, também trará muito mais agilidade para tomada de decisão. Só com tecnologia sua construtora poderá realizar o acompanhamento das informações em tempo real e com acuracidade, garantindo uma gestão de obra mais eficiente. Assim ficará muito mais fácil chegar no preço justo de venda para o consumidor e para sua construtora.