Veja as vantagens comprovadas de utilizar a nuvem no seu negócio

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

26 de janeiro 2018| 11 min. de leitura

Compartilhe
Veja as vantagens comprovadas de utilizar a nuvem no seu negócio

Certamente você já ouviu falar sobre as possibilidades infinitas de armazenamento de arquivos e informações que existem hoje. Mas você sabe as vantagens que a nuvem pode oferecer para o seu negócio?

Normalmente o canteiro de obras fica distante das sedes da construtora e isso dificulta a integração de informações no dia a dia. Porém, através do compartilhamento na nuvem é possível que as áreas administrativas, comerciais, de suprimentos e projetos se comuniquem entre si.

Pensando em facilitar a sua rotina para a gestão de obras e garantir a segurança de todas as informações, decidimos elaborar este post. Nele você descobrirá como utilizar a nuvem a seu favor no trabalho.

Mas antes vamos descobrir:

O que é a nuvem?

nuvem

Conhecida também como Cloud Computing (Computação em nuvem), essa tecnologia disponibiliza sistemas, dados, informações ou arquivos em smartphones, tablets ou computadores, sem que eles estejam instalados nas máquinas, mas em um servidor virtual.

Isso significa que você não precisa instalar aplicativos no seu computador, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em uma máquina específica, mas sim em uma rede.

Por exemplo, você está no canteiro de obras e precisa visualizar um relatório que elaborou no dia anterior na sede da construtora. Antigamente você teria que ter salvo ele em um HD externo, encaminhado para o seu próprio e-mail ou em último caso, levado o notebook com você para o canteiro de obras.

Utilizando a computação em nuvem, você pode acessar o relatório de qualquer lugar, por qualquer dispositivo. Precisa apenas ter acesso a internet.

Neste ponto você deve estar se perguntando:

Como minhas informações estarão seguras?

nuvem

Uma das suas principais vantagens é a garantia de que as informações, dados, arquivos e aplicativos, estarão seguros. Por isso, a computação de nuvem oferece duas formas de segurança da informação para você:

Controle de acesso

Por meio da computação em nuvem você pode gerenciar arquivos e definir o nível de importância de cada um deles, além de customizar as permissões de acesso de acordo com o perfil dos usuários, bem como o controle de revisão dos documentos e arquivos.

Desta maneira você pode, por exemplo, liberar o acesso do orçamento da obra apenas para as pessoas envolvidas nesta etapa, tais como: o orçamentista, o gerente de obras e o engenheiro.

Ainda sim, você pode controlar quem pode modificar e editar o orçamento e quem pode apenas visualizar.

Proteção de informações

A primeira premissa de defesa do armazenamento na nuvem para manter os dados seguros é a criptografia das informações. Ao utilizar algoritmos complexos, isso garante que um invasor não consiga visualizar o conteúdo, a menos que possua uma chave de acesso.

A computação na nuvem ainda utiliza softwares modernos de proteção, que atualizam automaticamente, acompanhando as possíveis ameaças que podem surgir.

Isso torna a nuvem uma ferramenta mais segura e eficiente para o armazenamento de informações do que manter os dados em um computador ou outro dispositivo externo.

5 vantagens de utilizar a nuvem no seu negócio

Ter um diferencial competitivo no mercado da construção civil pode fazer toda a diferença na sua produtividade e, consequentemente, na sua lucratividade. Ter ferramentas que ajudam a eliminar tarefas desnecessárias e diminuir erros por conta da falta de informação, pode ser a solução que você esteja buscando.

Uma das opções que o mercado oferece é a utilização do armazenamento de informações na nuvem e nós vamos te mostrar cinco vantagens que podem convencer você a utilizar esta ferramenta:

1 – Baixo custo

Muitas empresas contratam equipes de TI e empresas de softwares para equipamentos capazes de dar conta do armazenamento de dados e informações – e em energia elétrica para manter tudo funcionando 24h. Tudo isso custa muito caro.

Além disso, há ainda o gasto com a manutenção de tudo isso, o que pode implicar na contratação de uma empresa terceirizada. Contabilizando mais um custo.

Depois de um ano em que economizar foi a palavra chave, tudo o que você menos precisa é gastar mais. Por isso, o armazenamento na nuvem é uma ótima solução.

Com ele você consegue reduzir todos esses custos em um só: a tarifa de detentor da nuvem, no caso de um volume alto de dados, o que exigirá um nível maior de segurança.

Mas nos casos de empresas de construção civil, que não possuem um volume de dados exorbitante, o serviço se torna ainda mais vantajoso. Muito por conta da maneira como é cobrado, já que alguns servidores calculam o preço pela quantidade de uso.

2 – Sincronização

Lembra do exemplo que citamos acima sobre a possibilidade da planilha de orçamento ser compartilhada e modificada por outras pessoas envolvidas com a tarefa? Isso é possível graças a sincronização.

Vamos supor que o orçamentista modificou a quantidade de areia que será necessária para a obra, o que gerará uma mudança de valor. Antigamente ele faria isso em uma planilha e enviaria para as pessoas. Mas e se ele esquecesse? Aconteceria um desencontro de informações.

Mas, utilizando a nuvem, sempre que algumas das pessoas que tem permissão de acesso modificarem o arquivo, a alteração é vista imediatamente.

3 – Backup

Você está concluíndo o arquivo no computador, apenas acrescentando algumas informações sobre o projeto, quando de repente acaba a luz. Neste minuto você se desespera ao lembrar que não salvou o arquivo.

Quem nunca passou por isso, que atire a primeira pedra!

Ao trabalhar com a computação em nuvem você irá notar que o botão “salvar” não existe. A nuvem já faz um backup automático e constante do documento, sem que você precise se preocupar com isso.

4 – Segurança

Já falamos aqui sobre como a utilização da nuvem pode ser a solução mais segura para a sua empresa. Mas vale destacar esse item mais uma vez, já que muitas pessoas ainda se sentem inseguras em relação à isso.

Por meio da criptografia, isto é, a codificação dos dados, a nuvem impossibilita que invasores tenham acesso a informação. Imagine que ao invés de contratar uma empresa de TI, sua construtora passa a contar com técnicos de grandes empresas para criar meios de evitar a quebra de sigilo das suas informações.

Mas lembre-se:

Isso não significa que você pode abandonar todas as medidas de precauções possíveis. Recomenda-se não alocar arquivos extremamente importantes na nuvem, mas caso o faça, coloque senhas troque-as constantemente.

5 – A nuvem é sustentável

Parece que não, mas ao optar pela utilização da nuvem você reduzirá o consumo de energia elétrica com a refrigeração das máquinas, o consumo de papel e do número de computadores. Assim sua empresa se tornará mais sustentável e econômica.

3 ferramentas que trabalham com a nuvem

Parece algo muito distante, mas já existem muitos aplicativos e softwares de gestão que trabalham com a tecnologia da computação em nuvem. Vamos destacar três que podem te ajudar muito no dia a dia no canteiro de obras:

Google Drive

Lançado em 2012, o Google Drive é um serviço de disco virtual que oferece gratuitamente 5GB de espaço para seus usuários. Caso você precise de mais espaço é possível contratar planos para aumentar o espaço de armazenamento.

Além de facilitar a busca de arquivos, é possível criar documentos, planilhas e apresentações pelo Google Drive e sua sincronização é compatível com Android, IPhone, Windows e Mac.

Dropbox

O Dropbox é um serviço de armazenamento e compartilhamento por meio da computação em nuvem. Entre suas principais funcionalidades, estão:

  • Leitura Offline;
  • Organização por meio de pastas;
  • Obtenção de mais espaço de forma gratuita;
  • Envio de arquivos via URL;
  • Download de torrents;
  • Backup dos arquivos para o seu site.

OneDrive

Desenvolvido pela Microsoft, o OneDrive também é um serviço de armazenamento que pode ser acessado pela internet ou pelo aplicativo.

A ferramenta oferece inúmeros pacotes com diversos tamanhos de armazenamento na nuvem. Porém, para os usuários do Office 365, ao vincularem sua conta ao OneDrive, ganha automaticamente 1 TR de espaço e 60 minutos de ligações mensais pelo Skype.

Conclusão

Viu só como a tecnologia pode ser sua aliada no crescimento e desenvolvimento da sua construtora? Gerir uma empresa ou uma obra com ferramentas que facilitem a integração de informações entre você e seus colaboradores é um grande diferencial competitivo.

Utilizar a computação em nuvem é uma das formas para começar a trabalhar de maneira mais produtiva e organizada. Isso sem falar na segurança das suas informações, na facilidade de compartilhamento e na economia.

Pesquise qual é a melhor ferramenta para a sua empresa, verifique se o ERP de gestão que você utiliza trabalha com computação em nuvem e aplique essa prática no seu dia a dia, Logo você verá os benefícios que a tecnologia na construção civil podem oferecer!

Caso este post tenha ajudado e esclarecido suas dúvidas, curta e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.