90º Enic – Saiba tudo o que aconteceu no evento

25 de maio de 2018


O 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) ocorreu entre os dias 16 e 18 de maio, em Florianópolis, Santa Catarina. Cerca de 1,6 mil pessoas estiveram presentes no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, no norte da Ilha, para prestigiar o evento.

Esta edição teve como tema central Inovar e crescer, construindo um País melhor. A proposta foi aprofundar o debate sobre como o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia podem impulsionar o mercado da Construção.

Na abertura do encontro, na noite de 16 de maio, uma das ações do presidente Michel Temer foi a assinatura do decreto que instituiu a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM.

Cases de inovação

Durante o 90º Enic, inúmeros cases de sucesso foram apresentados aos players da indústria, confirmando a tendência e as vantagens de iniciar processos de inovação em construtoras, incorporadoras e loteadoras.

Os conhecimentos foram absorvidos com extremo interesse por centenas de empresários tradicionais da Construção. Isso mostrou que esse setor da economia, considerado um dos mais conservadores, está despertando para o valor de novos sistemas de gestão, processos construtivos e produtos imobiliários.

Sienge

O Sienge, plataforma focada na gestão e operação das empresas de construção civil, desenvolvida pela Softplan Planejamento e Sistemas, foi um dos patrocinadores desta edição.

Única marca de software presente no 90º Enic, o Sienge trabalhou com o conceito de fornecer a energia que os participantes necessitavam para aproveitar bem o evento. Para isso, criou uma confortável cafeteria dentro do Enic, além de disponibilizar totens carregadores para celular e tomadas para notebooks. 

A plataforma ainda promoveu dezenas de tours a sua sede e realizou um concorrido simpósio sobre construtechs, as startups do setor da construção civil, dentro da programação oficial. 

Promoção

O 90º Enic foi promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e realizado pela Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (Asicc-SC).

Para saber mais, continue a leitura!

Abertura do Enic

Tendo como anfitrião o presidente da Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (ASICc), Marco Aurélio Alberton, a solenidade de abertura do 90º Enic foi realizada na noite de quarta-feira, 16 de maio, e contou com a presença do presidente da República, Michel Temer.

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

No evento, o presidente autorizou a contratação de operações de crédito de R$ 44,1 milhões para realização de obras de qualificação viária em sete cidades de Santa Catarina e uma do Rio Grande do Sul, além da construção de 50 mil novas moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.

Temer ainda assinou o Decreto 9.377, de 17 de maio de 2018, que instituiu a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM (Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modeling).

Com o decreto, o governo pretende disseminar o uso do BIM nas obras e projetos realizados pelo setor público, bem como criar condições favoráveis para o investimento público e privado em BIM.

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Durante a solenidade, Temer e o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, também entregaram ao governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), a autorização do empenho de R$ 16,6 milhões para mobiliário e climatização do Centro de Eventos de Balneário Camboriú.

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Entres as autoridades políticas que participaram da cerimônia, ainda estavam os ministros do Trabalho, Helton Yomura (PTB); da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima; das Cidades, Alexandre Baldy; do Planejamento, Esteves Colnago; e do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes.

Das lideranças do setor da Construção presentes na solenidade, além do presidente da ASICc, Marco Aurélio Alberton, estavam o presidente da CBIC, José Carlos Martins; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte; e o 1º vice-presidente da Federação Interamericana da Indústria da Construção, Roque Ardissone.

Reunião em Brasília

Como resultado da participação de Temer no 90º Enic, representantes da CBIC estiveram em Brasília, no dia 23 de maio, apresentando as demandas do setor aos ministros das Cidades, Alexandre Baldy, e do Planejamento, Esteves Colnago. 

Também participaram da reunião, pelo governo, o secretário executivo da Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República, Daniel Sigelmann; o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo Oliveira; o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Souza; e o diretor de governo do Banco do Brasil, João Rabelo.

Pela CBIC, estiveram presentes o presidente José Carlos Martins, os vice-presidentes Carlos Henrique Passos (Sinduscon-BA), José Eugênio Gizzi (Sinduscon-PR) e Flávio Augusto Amary (Secovi-SP). Ficou decidido que o grupo se reunirá quinzenalmente. 

Programação técnica

A programação técnica foi composta por duas plenárias e pelas reuniões de seis comissões e três fóruns. 

O programa de trabalho das comissões contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI).

Plenária sobre inovação

Na manhã de quinta-feira, 17/05, ocorreu a plenária Inovação e tecnologia: o futuro da indústria da construção. A mediação foi de Maria Prata, jornalista e apresentadora do programa Mundo S/A, do canal GloboNews.  

Os palestrantes foram Kevin Nobels, da ‎McKinsey & Company; Alexandre Lafer Frankel, CEO da Construtora Vitacon; Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, presidente da Comissão de Materiais e Tecnologia (COMAT) da CBIC e líder do projeto Foresight – pensamento de futuro para o setor; Ulisses Mello, diretor do Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil; e Roberta Aviz, coordenadora de Macro Segmento de Casa e Construção da Unidade de Atendimento Setorial Indústria do SEBRAE.

Acesse a apresentação de Kevin Nobels

Acesse a apresentação de Dionyzio Klavdianos

Acesse a apresentação de Alexandre Frankel

Acesse a apresentação de Roberta Aviz

Acesse a apresentação de Ulisses Mello

Saiba mais

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Comissão da Indústria Imobiliária (CII)

Na tarde de quinta-feira, a primeira reunião da CII, Recursos para Financiamento, abordou o panorama atual dos financiamentos imobiliários. 

Com mediação de Celso Petrucci, presidenteal da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC e economista-chefe do SECOVI-SP, o encontro contou com a participação de Gilberto Abreu, presidente da ABECIP; Claudia Magalhães Eloy, da Magalhães & Eloy Consultoria e Planejamento Urbano; e Rodrigo Luna, vice-presidente de Habitação Econômica do SECOVI-SP e diretor da Incorporadora e Construtora Plano & Plano.  

Acesse a apresentação de Cláudia Eloy

Acesse a apresentação de Gilberto Abreu

Saiba mais

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

A segunda reunião da CII, Incorporação Imobiliária – Tendências e novos produtos, apresentou uma visão de futuro para a habitação no Brasil. 

Com moderação de Ricardo Antunes Sessegolo, vice-presidente da CBIC e diretor da Goldsztein Administração e Incorporações, a reunião contou com a participação de Alexandre Lafer Frankel, CEO da Construtora VITACON, e Paulo Antunes, vice-presidente Interino de Habitação da Caixa Econômica Federal.

Na oportunidade, Eduardo Keniger Pricladnitzki, sócio da Wikihaus Incorporadora, apresentou o case do primeiro empreendimento coliving do Brasil.

Acesse a apresentação de Alexandre Frankel

Acesse a apresentação de Paulo Antunes

Acesse a apresentação de Eduardo Keniger Pricladnitzki

Saiba mais

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Na sexta-feira, as atividades da CII iniciaram com o simpósio do Sienge: Construtechs, inovação que vem de fora do canteiro de obras. 

Apresentado por Bruno Loreto, CEO da Construtech Ventures, o evento teve lotação esgotada, e muitas pessoas não conseguiram entrar no auditório. 

ENIC

ENIC

Após o simpósio, ocorreu a reunião A importância da informação para o sucesso do negócio.

Moderado por Marcello Gomes, ex-presidente da ADEMI-PE e diretor da Construtora & Incorporadora Nassau, o debate contou com a participação de Eduardo Pricladnitzki, sócio-fundador da Incorporadora Wikihaus; Fabio Tadeu Araújo, sócio-diretor da BRAIN – Bureau de Inteligência; e Rodrigo Bicalho, sócio da Bicalho e Mollica Advogados.

Acesse a apresentação de Fabio Tadeu Araújo

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

A segunda reunião da CII, Ambiente de Negócios, teve moderação de Aristóteles Passos Costa Neto, vice-presidente da CBIC e diretor da Inocoopes. Estavam presentes Marcos André Bruxel Saes, sócio da Saes Advogados; Olivar Lorena Vitale Jr. sócio VBD Advogados; e Nicolau Sarquis Júnior, sócio da URCA Empreendimentos Imobiliários Ltda.

Acesse a apresentação de Nicolau Sarquis

Acesse a apresentação de Marcos Saes

Acesse a apresentação de Olivar Vitale Jr.

Saiba mais 

Comissão de Infraestrutura (COP)

Na quinta-feira, a reunião da Comissão de Infraestrutura trouxe o tema Segurança Jurídica: pilar para o desenvolvimento da Infraestrutura.

O tema foi tratado por Cláudio Frischtak, da Inter. B Consultoria; Angélica Petian, do Escritório VG&P Advogados; José Medeiros, senador; Jurandir Silva, consultor; e Sérgio Rodovalho, da Gerência Nacional de Padronização e Normas Técnicas (Gepad) da Caixa Econômica Federal. 

Acesse a apresentação de Angélica Petian

Acesse a apresentação de Fernando Vernalha 

Acesse a apresentação de Jurandir Silva

Saiba mais

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Na sexta-feira, o tema central dos debates foi Ampliação das oportunidades de mercado. Participaram do debate José Carlos Medaglia Filho, da Secretaria Especial do PPI; Halpher Luiggi, diretor-geral interino do DNIT; Fernando Vernalha, do Escritório VG&P Advogados; e Francisco Cardoso C. Filho, secretário de Planejamento do Estado de Santa Catarina.

Acesse a apresentação de José Carlos Medaglia Filho

Saiba mais

Créditos: CBIC/Divulgação

Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT)

Na sexta-feira, a CPRT promoveu a reunião Indústria da Construção, o que muda com o eSocial.

Participaram Emmanuel de Souza Lacerda, gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI; Migliane Reus de Mello, engenheira de Segurança do Trabalho da coordenação de Saúde do SESI-SC; e Claudio Patrus de Campos Bello, médico do Trabalho do SESI-DN. A condução do debate foi realizada por Carla Oliveira, gerente jurídica do Sinduscon-RJ.

Acesse a palestra de Emmanuel Lacerda

Acesse a palestra de Migliane Mello

Saiba mais

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

A segunda reunião do dia, com o tema Normas Regulamentadoras de impacto na indústria da construção, teve como palestrante Clovis Queiroz, consultor da CBIC.

Os debatedores foram Haruo Ishikawa, vice-presidente do Sinduscon-SP e presidente do Seconci-SP; Mauricio Viana, chefe regional da Fundacentro-PE; e Jorge Moraes, presidente do Sintracon-PR.

Acesse a palestra de Clovis Queiroz

Acesse a palestra de Maurício Viana

Saiba mais

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Banco de Dados

Na quinta-feira, a reunião do Banco de Dados abordou os temas Custo Unitário Básico (CUB/m²): processo de cálculo e revisão da NBR 12721:2006 e Encargos previdenciários e trabalhistas na Construção Civil – metodologia de cálculo. 

As apresentações foram realizadas pelo economista e advogado Daniel Furletti, coordenador do Banco de Dados da CBIC e da área sindical do Sinduscon-MG, e pela  economista do Banco de Dados, Ieda Vasconcelos, que também é assessora econômica do Sinduscon-MG.

Acesse a Parte 1 da apresentação de Daniel e Ieda (17/05)

Acesse a Parte 2 da apresentação de Daniel e Ieda (17/05)

Saiba mais

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Na sexta-feira, Daniel e Ieda falaram sobre Conjuntura econômica nacional e Construção Civil – desempenho e perspectivas. 

Acesse a apresentação de Daniel e Ieda (18/05)

Por sua vez, Tania Gontijo, auditora fiscal da Receita Federal do Brasil, tratou do tema Regularização de obra no âmbito da Receita Federal do Brasil com foco no preenchimento da DISO.  

Acesse a apresentação de Tania Gontijo

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Comissão de Política de Relações Trabalhistas

A primeira reunião da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas abordou o tema Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – CANPAT Construção 2017/2018.

Participaram Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente da CPRT/CBIC; Antonio Carlos Salgueiro, presidente do Seconci-Brasil; Emmanuel de Souza Lacerda, gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI DN; e José Almeida M. de Jesus Jr., auditor fiscal do Trabalho.

A segunda etapa do encontro tratou dos tópicos Atualizações trabalhistas, Os primeiros meses de vigência da modernização trabalhista O novo papel das negociações coletivas nas relações de trabalho.

A palestra foi realizada por Dr. Leone Pereira, vice-presidente do Sinduscon-PE, e os debatedores foram Érico Furtado Filho, vice-presidente do Sinduscon-PE, e Felipe Boaventura, advogado do Sinduscon-MG.

Acesse a apresentação de Leone Pereira

Saiba mais

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Comissão de Meio Ambiente (CMA)

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da CBIC, Nilson Sarti, conduziu o programa de trabalho. Para tratar do tema Tendências da Construção Sustentável para 2018-2020, estavam entre os debatedores Felipe Faria, CEO do Green Building Council Brasil, e Rodrigo Basso, gerente de Novos Negócios da Montage Construtora.  

Acesse a apresentação de Felipe Faria

Acesse a apresentação de Rodrigo Basso

ENIC

Já o tema Compromissos e Ações do Setor da Indústria da Construção no Fórum Mundial da Água 2018 contou com a presença de Virgínia Dias de Azevedo Sodré, diretora técnica da Infinity Tech; Álvaro Teixeira, coordenador de projetos da Infinity Tech; Lílian Sarrouf, coordenadora técnica das Normas de Conservação e Uso de Fontes Alternativas; e Ricardo Cansian, sócio-proprietário da RAC Engenharia.

Acesse a apresentação de Ricardo Cansian

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Na sexta-feira, os trabalhos começaram com o tema Gestão da Energia – Novos Cenários e Desafios.

Com moderação de Osvaldo Soliano, professor da Universidade Federal da Bahia, estavam entre os debatedores Suzana Kahn Ribeiro, presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas do IPCC; Maury Garrett, business to business solutions manager da Engie Brasil; Lucas Gibram, da Gerência de Desenvolvimento do ForGreen Energia Renovável. 

Acesse a apresentação de Osvaldo Soliano

Acesse a apresentação de Maury Garrett

Acesse a apresentação de Suzana Kahn Ribeiro

Acesse a apresentação de Lucas Gibram

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

A temática Legislação Ambiental e Gestão Urbana contou com palestras de Alessandro Panasolo, advogado-sócio do escritório De Paola & Panasolo Advogados; Alexandre Waltrick Rates, presidente do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina;  Gabriela Giacomolli, da Buzaglo Dantas Advogados; e André Moreira Fraga, secretário de Cidade Sustentável da prefeitura de Salvador.

Acesse a apresentação de Alexandre Rates

Acesse a apresentação de André Fraga

Acesse a apresentação de Gabriela Giacomolli

Créditos: CBIC/Divulgação

 Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços

Na quinta-feira, a reunião do Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços abordou o tema Projetos Industriais – Desafio: Viabilidade – Ferramenta: Gestão Compartilhada.

A abertura dos trabalhos foi feita por Ilso José de Oliveira, vice-presidente de Obras Industriais do Sinduscon-MG.

Os cases foram apresentados por José Emílio, diretor do Sindifer-ES; Adriano Alves, presidente da Câmara Setorial da Indústria de Base e Construção-ES; Eduardo Moreira, gerente de projetos da Samarco; e Rogério Galvão, gerente executivo da Vale.

Saiba mais

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Painel de sexta-feira

Na manhã de sexta-feira, 18/05, ocorreu o painel O Brasil que queremos no futuro – a agenda estratégica para um crescimento sustentado.

Com mediação do jornalista Valdo Cruz, comentarista de política e economia da GloboNews, o debate reuniu o ex-prefeito de Pelotas (RS) e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o deputado federal Rodrigo Garcia (DEM/SP); o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP); e o cientista político Leonardo Barreto. 

Saiba mais

ENIC

Crédito: CBIC/Divulgação

ENIC

Crédito: CBIC/Divulgação

Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT)

O presidente da COMAT, Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, conduziu a programação técnica.

Na quinta-feira, 17/05, Serapião Bispo Ferreira Neto, diretor de Ciência e Tecnologia do Sinduscon-PE, apresentou as Oficinas CBIC de Pensamento de Futuro: Habitação daqui a 10 anos.

O tema Política de ciência, tecnologia e inovação para a indústria da construção foi abordado por José Barros Neto, presidente da ANTAC. 

Acesse a apresentação de José Barros Neto

Também ocorreu o lançamento da 22ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, apresentado por Dionyzio Antonio Martins Klavdianos e Hugo Sefrian Peinado, professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá.

Para finalizar os trabalhos do dia, a reunião A construção que teremos… teve como debatedores Fábio Bueno da Silva, professor da Universidade Federal de Pernambuco e consultor de Pensamento de Futuro da CBIC; Serapião Bispo Ferreira Neto; José
Barros Neto; e Hugo Sefrian Peinado. 

Acesse a apresentação de Fábio Bueno da Silva

Acesse a apresentação de Serapião Bispo Ferreira

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Na sexta-feira, 18/05, a reunião da COMAT abordou o tema Política Nacional de Disseminação do BIM, contando com a participação de Talita Tormin Saito, coordenadora-geral das Indústrias Intensivas em Mão de Obra e Bens de Consumo, e Paulo Sanchez, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.

Na ocasião, Paulo Sanchez apresentou um estudo dos ERPs de construção civil e sua integração com o BIM, destacando o Sienge como a melhor e mais aderente solução em relação à metodologia. 

Confira trecho de sua apresentação:

ERP

Acesse a apresentação completa de Paulo Sanchez

Acesse a apresentação de Talita Tormin Saito

Saiba mais

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Ao final da atividade, ocorreu o lançamento do Portal CBIC de Normas Técnicas, atividade conduzida por Roberto Matozinhos, consultor técnico do Sinduscon-MG, e Geraldo Jardim Linhares Júnior, 1º vice-presidente do Sinduscon-MG.

A programação técnica foi encerrada com o debate Subsídios para revisão da Norma de Desempenho. Os debatedores foram Maria Angélica Covelo Silva, diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento; Lydio Bandeira, consultor técnico do Sinduscon RJ; e Dr. Ercio Thomaz, professor da Escola Politécnica da USP.

Saiba mais

Créditos: CBIC/Divulgação

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc)

Na quinta-feira, a Fasc iniciou os trabalhos com uma atividade de integração dos membros do CBIC Jovem com as Comissões Técnicas da CBIC. 

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Na sexta-feira, ocorreu a reunião Futuro e novas economias aplicados à ação social e cidadania. A palestrante foi Lala Deheinzelin, uma das principais futuristas da América Latina.

Acesse a apresentação de Lala Deheinzelin

Na ocasião, também foi apresentado o case Programa de Relacionamento Comunitário – O  investimento nas comunidades vizinhas dos empreendimentos imobiliários como estratégia de desenvolvimento e valorização do território e criação de uma pauta positiva em favor de sua empresa, com depoimento de José Luiz Esteves, gestor executivo de Sustentabilidade da MRV Engenharia. 

Acesse a apresentação de José Luiz Esteves

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

A segunda reunião do dia trouxe o tema Os desafios e as oportunidades da Ética e Compliance no setor da indústria da construção. A pauta foi conduzida por Fábio Risério, sócio da Além das Palavras, consultoria que desenvolve o Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance oferecido pela CBIC a seus associados. 

A atividade ainda contou a apresentação dos cases de Marcos Mauro Pena, presidente do Sinduscon-Maringá, e André Tourinho, compliance Officer da OAS.

Acesse aqui a apresentação de Fábio Risério e Marcos Mauro Pena

 

Créditos: CBIC/Divulgação

Programação social

A organização do 90º Enic preparou uma programação social para cada noite no Centro de Eventos. No primeiro dia, após a solenidade de abertura, um coquetel foi servido aos presentes.

Na quinta-feira, uma edição exclusiva da Oktoberfest apresentou ao público essa que é uma das tradicionais atrações catarinenses. 

ENIC

Créditos: Elis Pereira/CBIC/Divulgação

Na sexta-feira, a banda Fundo de Quintal animou a festa de encerramento.

ENIC

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

1ª ExpoEnic

Uma das novidades desta edição do Enic foi a realização do 1º ExpoEnic, com estandes de empresas privadas, bancos, instituições de classe e do Sistema S.

A feira, com entrada livre, contou com 29 expositores.

ENIC

Créditos: CBIC/Divulgação

Participação do Sienge

Sempre trabalhando para fornecer conteúdo de qualidade à indústria da Construção, o Sienge pensou nos participantes do ENIC que chegariam a Florianópolis antes da solenidade de abertura. Por isso, promoveu em sua sede, na tarde do dia 16 de maio, o seminário A inovação como diferencial competitivo para a indústria da construção

O cofundador da Softplan, Carlos Augusto de Matos, abriu o evento com a palestra Do outro lado do negócio: como uma empresa de tecnologia enxerga a indústria da construção.

ENIC

ENIC

Mediado por Bruno Loturco, head de Conteúdo do Buildin, o painel O desafio de inovar nas obras: quais as barreiras que inovações como construções eficientes, energia limpa e BIM enfrentam no mundo da construção? contou com a participação de:

ENIC

Após o coffee break, Bruno Loreto, head da Construtech Ventures, ministrou a palestra Construtechs, como empresas inovadoras podem ajudar empresas da construção.

O painel seguinte, Construtoras inovadoras: o que podemos aprender com executivos que se destacam pela inovação em suas construtoras?, com mediação de Giseli Barbosa Anversa, Customer Success Manager na Unidade Indústria da Construção da Softplan, teve como painelistas:

ENIC

ENIC

Ao final de evento, que teve a presença de cerca de 100 pessoas, foi disponibilizado transporte para levar os participantes à solenidade de abertura do Enic. O percurso foi rápido e prático, pois a Softplan e o Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira estão a menos de 2 km de distância, ambos localizados no Sapiens Parque.

Café Sienge

O Sienge aproveitou o espaço de exposição do Enic para ampliar a área de convivência dos participantes, criando uma cafeteria inspirada no conforto e modernidade de sua sede.

O Café Sienge ofereceu gratuitamente, durante todo o evento, seis opções de cafés preparados por baristas, além de aperitivos e cupcakes.

A ideia era fornecer energia para que os participantes desfrutassem de todas as atividades do evento. Dentro desse conceito, o espaço também contou com totens para recarregar celulares e inúmeras tomadas para notebooks.

ENIC

Localizado ao lado do Auditório principal, o Café Sienge tornou-se rapidamente o ponto de encontro do Enic, aliando aconchego, descontração, networking e negócios.

Nos três dias de evento, a marca serviu 1570 doses de café.

ENIC

Enic

Tour Sienge

Os participantes do Enic também tiveram a oportunidade de realizar tours pela sede da Softplan Planejamento e Sistemas, tendo como guias o diretor Carlos Augusto de Matos e colaboradores da Unidade da Indústria da Construção da empresa. 

O empreendimento, uma das maiores referências em automação, conforto e sustentabilidade no Sul do Brasil, é um exemplo de tecnologia agregada à Construção Civil.

Para tanto, o Sienge disponibilizou uma van, que realizou o translado de dezenas de grupos. Eles puderam conhecer tanto funcionamento de uma empresa de softwares quanto conferir os diferenciais arquitetônicos da edificação.

Os visitantes ficaram encantados com o contexto de inovação que a Softplan transfere à indústria da Construção por meio do Sienge e das startups do Construtech Ventures. Também se admiraram com o prédio da Softplan e com a alegria e hospitalidade com que foram recebidos. 

ENIC

ENIC

Conclusão

Com saldo extremamente positivo para todos os participantes, o 90º Enic movimentou a capital catarinense com a presença de autoridades, líderes do setor, empresários, jornalistas e formadores de opinião.

Além de fortalecer o setor com conquistas políticas, difusão de conhecimento, geração de negócios e networking, o evento obteve os seguintes números: 

  • Participantes: 1.590
  • Hotéis oficiais: 9
  • Apartamentos ocupados: 540
  • Expositores na 1ª ExpoEnic: 29
  • Total de refeições: 1.804
  • Trabalhadores na organização: 188
  • Doses de café no Café Sienge: 1570 

A próxima edição do encontro ocorrerá entre os dias 15 e 17 de maio de 2019, no Rio de Janeiro, e celebrará o centenário do Sinduscon-Rio.

Até lá!

Helena Dutra

  • Jornalista
  • Redatora e revisora
  • Especialista em Produção de Conteúdo para Web
 

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
banner sobre ebook gerenciamento de obra do inicio ao fim
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa