Trabalho remoto no Brasil: as tendências imobiliárias em 2023

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

9 de dezembro 2022| 10 min. de leitura

Compartilhe
O escritório em casa agora deve ser visto como uma parte essencial da vida de milhares de brasileiros

A grande variedade de dispositivos de comunicação disponíveis para as pessoas transformou o conceito social de estar presente. As distâncias encurtadas por celulares e computadores conectados à internet mudou a forma como nos relacionamos e tornou realidade até mesmo o trabalho remoto no Brasil. 

E o setor de imóveis deve se atentar a essa nova realidade. Não quero dizer que seja possível construir imóveis inteiros sentado numa cadeira: longe disso. Mas boa parte do trabalho dentro e fora do canteiro de obras pode sim ser digitalizada. Os benefícios são tantos que até a venda de imóveis pode ser 100% digital.

Hoje, quero falar sobre as tendências do trabalho remoto no Brasil: como se preparar para a nova realidade e não se deixar abalar por uma transformação tecnológica tão rápida no setor? Vamos lá!

O que é trabalho remoto?

O trabalho remoto se refere à realização das atividades laborais fora do espaço físico da empresa, como um escritório, por exemplo. Ou seja, é quando não necessitamos estar presentes em um local específico destinado às atividades da empresa.

Perceba que a expressão não é, necessariamente, sinônimo de home office: termo que designa especificamente o trabalho remoto realizado em casa. O trabalho remoto, portanto, pode acontecer em casa, em cafés, espaços de coworking e outros lugares.

Todavia, podemos dizer que o lugar mais comum de se trabalhar remotamente no Brasil é, de fato, em casa. Por isso, é normal que os dois termos se confundam.

Trabalho remoto no Brasil: queda ou ascensão?

A pandemia do Covid-19 promoveu um boom na organização do trabalho remoto após a paralisação das atividades presenciais não-essenciais.

Todavia, desde então, os números vêm caindo consideravelmente: pesquisa do Datafolha revelou uma queda na porcentagem de profissionais trabalhando à distância. Em 2020, 44% das pessoas trabalhavam em regime remoto; em 2021, apenas 24%. 

Isso significa que este modelo de trabalho está perdendo a relevância? Não necessariamente. Mas esses dados revelam que muitas empresas ainda não conseguiram se adaptar completamente aos princípios do trabalho remoto e usufruir dos benefícios e das vantagens deste regime.

Tendências do trabalho remoto

A forma como trabalhamos, independentemente do setor, foi afetada profundamente pela pandemia. Embora a fase crítica de isolamento social tenha passado, a tendência de trabalhar remotamente veio para ficar.

Essas mudanças de comportamento fizeram as empresas do setor imobiliário se adaptar. O uso e a ocupação dos imóveis, por exemplo, mudou bastante, e isso muda a forma como se projeta e se vende um imóvel.

E quais as necessidades básicas para o trabalhador remoto?

Equipamentos de trabalho

Para entregar resultados, o funcionário demanda uma infraestrutura básica em seu local de trabalho remoto. Claro que as ferramentas variam de acordo com a função exercida, mas qualquer trabalho remoto vai precisar basicamente de internet e computador.

Água e energia

Além disso, o funcionário que trabalha de sua própria casa tem mais despesas com energia e água. Muitas empresas devem turbinar esse auxílio a partir de 2023, como um impulsionador do moral interno e da produtividade dos times.

Já considerando essa tendência como definitiva, muitos trabalhadores devem investir parte desses recursos em melhorias em sua própria casa. Dispositivos economizadores de água, sistemas de iluminação automáticos e outras tecnologias que ajudam a reduzir a conta de água e luz serão muito bem-vindos nos lares de quem trabalha a distância.

Coworking

Para quem não gosta ou não pode ficar em casa, também existe a facilidade de se transportar um notebook para um café ou restaurante e trabalhar ali por horas. Aos poucos, porém, muitas pessoas têm buscado espaços com melhor estrutura para as suas atividades laborais.

É o caso dos espaços de coworking – ou trabalho coletivo –, que estão sendo inaugurados Brasil afora. Entre as vantagens desses locais, destacam-se a internet de qualidade, a grande oferta de tomadas, mesas e salas adequadas para o trabalho e a maior diversidade de profissionais. 

Trabalho remoto no mercado imobiliário

Quem acha que trabalho remoto e mercado imobiliário não são compatíveis talvez precise rever seus conceitos. A adoção dessa prática no setor permite extrair o melhor das empresas, aumentando a produtividade dos colaboradores e entregando resultados positivos ao cliente. 

Atualmente, o trabalho remoto traz benefícios como:

  • Diminuição de gastos com aluguel de escritórios;
  • Digitalização de processos e uso de plataformas de gestão;
  • Unificação e centralização da comunicação no ambiente digital;
  • Contratação de colaboradores de qualquer lugar do mundo.

Venda de imóveis 100% digital

No começo deste texto, mencionei a venda de imóveis 100% digital. Meu objetivo, leitor, era te intrigar com o termo. Afinal, venda de imóveis 100% digital é mesmo possível?

Acredite, ela não só é possível como já é amplamente estimulada fora do país. Até as etapas mais humanizadas da venda podem ser feitas digitalmente, como as visitas, reuniões e assinatura de contrato.

Quer saber como isso tudo é possível? Conheça alguns artigos sobre o tema no Blog do CV CRM, plataforma especializada na gestão comercial de incorporadoras, construtoras e loteadoras:

Tecnologia na construção civil: 7 coisas que você precisa saber 

Conheça as tecnologias que integram ao ecossistema CV CRM

Tecnologia a favor da fidelização de clientes: conheça 5 estratégias

Tendências dos novos empreendimentos do mercado imobiliário

Como falei anteriormente, o trabalho remoto é realizado principalmente em casa, o que se conhece por home office. Entende o que isso quer dizer? A relação do brasileiro com sua própria casa está mudando!

Se antes a casa era o espaço de lazer e folga, agora é também um escritório. E os responsáveis por abraçar e viabilizar essa brusca mudança de relação é o mercado imobiliário, por isso os empreendimentos também estão mudando. Veja algumas demandas comuns dos consumidores de imóveis:

Casas com escritório individual

Não há como fugir, um imóvel precisa ser planejado com escritório incluso. Seja na própria unidade ou numa dependência do empreendimento, o escritório agora deve ser visto como uma parte essencial da vida de milhares de brasileiros. 

Espaços para coworking nos condomínios

Assim como os escritórios individuais, os espaços para coworking devem ser inseridos na arquitetura de um empreendimento. Assim, existirá mais de um espaço para trabalhar, tanto sozinho quanto acompanhado, sem a necessidade de sair de casa. 

Imóveis amplos e bem arejados

Ficar em casa o dia inteiro pode ser estressante, qualquer um sabe disso. A maior prova disso foi a queda considerável na busca por imóveis de um quarto desde a pandemia. Agora, é preciso que a casa seja um espaço amplo de convivência, com mais acesso a visão externa, iluminação e circulação de ar.

Considerações finais: 2023 e o trabalho remoto no Brasil

O ano de 2023 promete consolidar uma tendência já observada nos últimos anos. O trabalho remoto veio para ficar, ainda que algumas empresas um pouco mais resistentes tenham optado pela modalidade de trabalho híbrida.

Essa modalidade consiste em equilibrar dias de trabalho presencial e remoto, na busca pelo melhor dos dois mundos. Por isso, é importante ressaltar que os consumidores estarão cada vez mais preocupados com as condições de conforto e bem-estar em sua casa, que definitivamente se tornou uma extensão de seus escritórios.

Espero que tenha aprendido com o material. Há muitas novidades emergindo no ano que se inicia, e o papel de quem atua no segmento imobiliário é acompanhar as tendências e se atualizar constantemente sobre as necessidades do mercado.

Você sabia que o autor deste texto é parceiro Sienge?

O único CRM 5.0 do mercado imobiliário se juntou ao ERP apaixonado por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador. 

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do CV CRM – Construtor de Vendas.

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o Blog do CV e nos siga no Instagram!