Tecnologia e eficiência na construção

Alonso Mazini Soler

Escrito por Alonso Mazini Soler

30 de maio 2018| 7 min. de leitura

Compartilhe

Apostar no embarque da tecnologia no segmento da construção é apostar no aprimoramento da eficiência – assertividade de custos, prazos e qualidade em prol da relação contratual acordada e justa entre as partes e em benefício do cidadão. Mas não se enganem. Não é apenas a tecnologia, por si, que virá alterar o curso atual do desempenho questionável da construção.
Se por um lado, a tecnologia permite integrar de modo digital e imediato a comunicação e os dados e informações relevantes de todo o ciclo de vida do projeto que, até então, eram elaborados, capturados, manuseados, compatibilizados, processados e analisados através de papel e por meio da subjetividade humana, por outro lado, ela ainda não prescinde da criatividade e competência na concepção do projeto e de planejamento e gestão adequados durante a execução.

Um dia na construção

A Hexagon PPM®, principal empresa de software de Engenharia do mundo saiu na frente e nos convida para “Um Dia na Construção”, onde apresenta a sua visão de futuro das soluções de tecnologia da informação que alavancam a eficiência durante as fases de design, aquisição, construção e operação de instalações industriais e projetos de construção de grande escala. Trata-se de um mergulho nas disposições e nas potencialidades da tecnologia aplicadas à construção que possibilita prever redução significativa nos desperdícios e custos atuais.

… tecnologia que começa no projeto de Engenharia

Em um projeto EPC (Engineering, Procurement & Construction) tudo começa com o design da Engenharia (FEED e detalhamento) que passa a ser realizado através de tecnologias de modelagem 3D que permitem a integração, compatibilização e simulação de todas as disciplinas simultâneas (civil, elétrica, hidráulica, instrumentação, etc.), proporcionando ganhos significativos no que tange a visualização prévia de possíveis interferências que não seriam transparentes na simples sobreposição de folhas e plantas, permitindo a elaboração de ajustes e a tomada de ações corretivas de modo preventivo.

Extensão e integração das visões 3D, 4D e 5D

A partir da modelagem macro (3D) do projeto de Engenharia, a tecnologia visual e integrada dos novos sistemas permite ampliar o planejamento à visão do tempo, através do cronograma (4D), e à visão dos recursos e custos, através do orçamento (5D). Sistemas especialistas e bases de dados integrados possibilitam o compartilhamento das informações precisas e em tempo real, resultando em transparência e precisão das avaliações de acompanhamento e controle.

Pacotes de Trabalho e Folhas Tarefa em campo  

O uso da tecnologia permite ainda integrar o planejamento macro ao planejamento de campo, desdobrando volumes, áreas ou blocos do modelo de Engenharia (3D) em Pacotes de Trabalho que passam a ser programados periodicamente e distribuídos através de Folhas Tarefa às equipes de campo, integrando informações sobre as atividades a serem realizadas, as orientações aos DDOs (Diálogos Diários de Obra) e os EPIs necessários, bem como, garantindo a disponibilidade de equipamentos, ferramentas, materiais e recursos necessários para sua realização. Tudo isso passa a ser realizado com certa antecedência de algumas semanas de modo a garantir que os recursos estarão disponíveis para a execução do trabalho na data programada.
Desse modo, supervisores e suas equipes passam a dispor, diariamente e em seus aparatos mobile, da programação de suas atividades, dos staffs requeridos para realizá-las, da produtividade esperada e dos requisitos de qualidade e de medição para a sua conclusão e entrega, facilitando ganhos de produtividade das equipes e atestando de modo integrado as entregas realizadas.

Controles por dispositivos móveis e realidade aumentada

Nesse momento, a tecnologia vai além e permite a incorporação de dispositivos móveis de laser scanning, posicionados em pontos previamente planejados da obra, que avaliam de modo autônomo o avanço do trabalho e alimentam e atualizam o cronograma e o modelo 3D, de onde decorrem as ações gerenciais de controle de prazos, de custos e as liberações de medições próprias e de terceiros. Em paralelo, tecnologias de realidade aumentada, através de dispositivos móveis, permitem sobrepor a realidade da construção com o modelo 3D visando entender o avanço da obra e suas complexidades, além de comparar o já foi feito com o que ainda precisa ser.

O embarque da tecnologia na construção

Enfim, a tecnologia já antecipou o seu embarque na construção e tudo isso já pode ser considerado realidade e não um mero exercício de futurologia – tudo parece ser mais simples, mais fácil, mais intuitivo, mais produtivo, mais eficiente e com potencial de ser também mais ético. Some-se a isso os avanços em curso na adoção de SmartContracts sob plataformas da Blockchain e temos um retrato otimista do que se espera do novo trabalho no segmento da construção, do ganho de eficiência promovido e das novas competências profissionais requeridas dos trabalhadores dessa nova era.

 … sim, mas vale uma ressalva

Entretanto, vale ressaltar que apesar do futuro estar fadado ao embarque definitivo da tecnologia na construção e marcado pelo encolhimento do espaço que antes estava reservado às atividades humanas operacionais que, agora, passa a ser ocupado pela tecnologia, esse movimento, per si, não deixará nunca de demandar a criatividade e a excelência da Engenharia e a competência na gestão das obras. Por melhor que seja a tecnologia utilizada na obra, ela não prescinde da inteligência humana para alcançar seus resultados promissores.
Por:
Alonso Mazini Soler, Doutor em Engenharia de Produção POLI/USP, Professor da Pós Graduação do Insper e da Plataforma LIT Saint Paul. Sócio da Schédio Engenharia Consultiva – alonso.soler@schedio.com.br