banner sienge

Como a tecnologia da construção economiza tempo e dinheiro

5 de junho de 2017

O que as pirâmides do Egito e os arranha-céus têm em comum? Tecnologia. Cada uma a seu tempo e modo, as construções contemporâneas e as heranças egípcias mostram como os seres humanos são espelhos de suas ferramentas. Através delas moldam e constroem o mundo que lhes rodeia.

Esse é o papel mais importante da tecnologia na Construção Civil: permitir que se construa um mundo inteiro, tijolo por tijolo, placa por placa. Mas, na edificação deste cenário, você nunca imaginou que investir em ferramentas feitas a partir de recursos tecnológicos ajudassem a reduzir custos.

Neste post você vai compreender o lugar da tecnologia na Construção Civil. Se ainda não ouviu falar de ERP (Enterprise Resource Planning), Porotherm

Bricks, Precast technology e outras palavras que são o segredo da redução de custos, continue a leitura.

Porotherm Bricks: o motivo da inveja egípcia

porotherm bricks

Construção Civil e cultura geral andam juntas. Basta olhar para as pirâmides e para os Porotherm Bricks — que dispensam tijolos e argamassa.

As construções egípcias mais famosas, como Queóps, são verdadeiros monumentos que existem e resistem há milhares de anos. Muito já se especulou sobre como elas foram construídas. A revista Mundo Estranho desvenda esse aspecto da História:

A construção das pirâmides botou milhares de egípcios para suar, exigiu conhecimentos avançados de matemática e muitas pedras.

(…)

Além do pessoal que pegava pesado, havia arquitetos, médicos, padeiros e cervejeiros. Tudo indica que esses caras eram livres (e não escravos), pagos com cerveja e alimentos. Mas há controvérsias. Alguns apostam em 100 mil trabalhadores, além de teses que atribuem a obra a ETs!

Se a sua construtora não precisa carregar pedras que pesam toneladas, essa é a maior inveja que os egípcios poderiam sentir. Imagine se eles tivessem a possibilidade de estar diante dos Porotherm Bricks? É só posicioná-los e fazer o emboço.Desde períodos Antes de Cristo (AC), a Construção Civil sempre envolveu custos. Hoje, reduzir despesas se tornou uma questão de sobrevivência para as construtoras. Você já pensou em contratar 100 mil trabalhadores? Não é bom nem começar a pensar na logística disso.

Se os povos do Egito tivessem à disposição os Porotherm Bricks, contariam com redução de custos em até 20% do valor global, desde à mão de obra ao investimento em insumos. Agora que você já desvendou as pirâmides, saiba mais sobre como a tecnologia na Construção Civil pode lhe ajudar.

Precast technology: o mundo dos pré-moldados

Quem não quer terminar uma obra mais rapidamente e com redução de custos? Mais uma vez é a tecnologia na Construção Civil, embasada em cálculos e lógicas inovadoras, que permite chegar a tal resultado. Por isso casas e até prédios pré-fabricados ou pré-moldados são cada vez mais comuns.

De acordo com o G1, essas construções chegam a reduzir em 25% o tempo da construção. Isso porque adotam o método de execução simultânea: ao mesmo tempo em que são erguidas as paredes é possível executar a colocação da laje pré-moldada.

Quando a estrutura já chega pronta, o seu canteiro de obras pode apenas executar o projeto, pois o essencial foi todo elaborado antes das equipes pisarem no terreno. Esse é mais um alcance e conquista da tecnologia na Construção Civil.

Monolithic construction e a resiliência

A grande característica da construções monolíticas são a resiliência dos materiais, que resistem a terremotos. Não é à toa que o portal Techné traz como exemplo dessa técnica um projeto construído em uma região na Itália sujeita a abalos sísmicos.

O portal detalha a metodologia de mais um exemplo da presença da tecnologia na Construção Civil:

São usados “painéis monolíticos de EPS (poliestireno expandido), reforçados com telas eletrossoldadas e revestidas nas duas faces com argamassa industrializada, lançada manualmente ou com projetor”.

A tecnologia na Construção Civil permite que você crie as ferramentas e aprimore o conhecimento sobre os materiais que tornam o trabalho mais eficiente. Isso significa redução de custos, porque a construção monolítica se fundamenta nos conceitos de custo efetivo e qualidade.

Esse também é um tipo de estrutura pré-moldada, feita de uma vez só no canteiro de obras. A diferença está principalmente no material com o qual as paredes são erguidas.

GFRG é mais um exemplo da tecnologia na Construção Civil

E por falar em material, o Glass Fiber Reinforced Gypsum (GFRG) é outra variação de pré-moldados. Essa tecnologia tem como diferencial o material das paredes. Neste caso é feito de gesso e fibra de vidro. O tempo de produção deste tipo de técnica cai pela metade, em relação à alvenaria tradicional.

A economia? Você pode poupar entre 20% e 30% do custo total da obra. Essa é uma tecnologia usada pelos australianos desde a década de 1990. As paredes de gesso e vidro são erguidas e montadas por guindastes. Alguns benefícios dessa tecnologia na construção civil são:

  1. Não são necessárias colunas;
  2. É uma construção que preserva o meio ambiente;
  3. É 4°C mais fresco que a alvenaria;
  4. O material resiste até os 1000° C;
  5. A defesa contra terremotos é garantida.

A tecnologia tem o papel de antecipar a execução da obra, transformando boa parte da “mão na massa” em planejamento. Isso significa menor perda de tempo e recursos. Mas como gerenciar os insumos da construtora de modo que tecnologia na Construção Civil contribua para a redução de custos também na gestão?

Como o ERP garante redução de custos?

O ERP, diferentemente das outras técnicas e materiais tecnológicos, é um software. Esse sistema permite gerenciar globalmente a construtora. Existem no mercado ERPs voltados a todos os tipos de empresa, que não se especializam no core business da Construção Civil.

 

CONTEÚDO ESCOLHIDO A DEDO PARA VOCÊ:

 
        » O que é ERP – Tudo sobre sistemas de gestão/

Talvez a sua construtora já tenha um ERP ou esteja em busca dessa solução. Adotar um software da Construção Civil faz a diferença para que você tenha uma visão detalhada dos vários setores da construtora. Sem precisar sofrer e perder tempo em incontáveis planilhas que não conversam uma com a outra.

Com um ERP da Construção Civil, a sua construtora consegue fazer compras mais inteligentes de insumos, administrando melhor o estoque. Renovar estratégias nos detalhes e permitir a ampla visão do negócio são ações que contribuem para o posicionamento da construtora o mercado.

Além de gerar relatórios que permitem apontar as melhores compras, a tecnologia na Construção Civil, quando alcança o nível do software de gestão, traz benefícios no controle de desperdícios e procedimentos. Cada módulo de um sistema de gestão específico é pensado para atender as construtoras.

Reduzir custos e tempo, com agilidade e qualidade, são benefícios do ERP para a gestão. Mas alguns passos devem ser tomados antes de investir em um software:

  • Fazer um teste de compatibilidade;
  • Validar se é o que a construtora realmente precisa no momento;
  • Verificar se o software é flexível e se adapta aos processos da construtora.

Conclusão

Depois de ir ao Egito e voltar, você deve querer saber ainda mais sobre a tecnologia na Construção Civil. Aqui, você entendeu como ela ajuda a reduzir os custos e o tempo dedicado às obras. Mas existem outras postagens do blog do Sienge que podem lhe ajudar.

Dominar a vastidão dos assuntos que envolvem a tecnologia na Construção Civil é um desafio. Não deixe de comentar sobre suas dúvidas e não esqueça de curtir e compartilhar boas ideias. A equipe do Sienge pode ajudar a resolver esses e outros desafios!

Tomás Lima

  • Gestor de Conteúdo
  • Graduado em Administração pela UFMG
  • Apaixonado por Construção Civil
 

  • Raniere da Nobrega Veras

    Ótimo post !
    Gostei bastante de “ter ido, ao Egito, e voltado”, correlacionando conhecimento técnicos teóricos, com construções famosas no mundo.

    • Tomás Lima

      Muito obrigado, Raniere!
      Se tiver algum outro assunto que queira ver por aqui, é só falar!
      Abraços

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa