Saiba porque o Sienge é o sistema de gestão para obras que você precisa

Rodrigo Campos

Rodrigo Campos

Head of product na Softplan responsável pelo portfólio Sienge. Atua há mais de 20 anos na construção de soluções de TI.

2 de março 2020

Você já pensou em tudo que um sistema de gestão para obras precisa fazer para dar conta dessa tarefa tão importante para a construção civil?

Pois é, se há um trabalho fundamental para o setor é a organização e planejamento dos projetos. Num mercado tão instável e extremamente disputado, a gestão pode fazer toda a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma organização. 

Não se pode mais aceitar que obras sejam interrompidas em pleno andamento ou, pior ainda, não sejam concluídas porque foram mal concebidas nas suas diversas etapas. Isso joga por terra a credibilidade de qualquer negócio.

Para uma construtora sair do círculo vicioso de crises e dificuldades, progredir e enfrentar em pé-de-igualdade a concorrência de empresas mais robustas, precisa recorrer às modernas formas de gestão que a tecnologia oferece nessa área. 

Tanto que o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) incentiva fortemente as construtoras de menor porte , inclusive, a buscarem novas tecnologias para resolver seus gargalos. 

Quando é bem escolhida, ressalta o Sebrae, a inovação traz como vantagens certas e seguras:   

Um sistema de gestão de obras como o Sienge Plataforma,  por exemplo, cuida do cumprimento dos requisitos decisivos neste processo, como prazos, orçamentos, custos e qualidade dos empreendimentos.

Seguindo a leitura, você vai conhecer o que existe de melhor no mercado nessa área e tudo um sistema realmente de ponta pode agregar para sua construtora, em termos de eficiência e produtividade.

Gerenciamento em plataforma

Uma boa gestão de obra implica na utilização de ferramentas, técnicas e recursos da forma mais eficiente possível. Isto é essencial para reduzir riscos, evitar problemas na execução do  projeto e conseguir corresponder às expectativas da clientela.

Como as obras se desenvolvem durante longos períodos de tempo, a melhor alternativa para o registro e compartilhamento das informações entre as diversas áreas da empresa é uma Plataforma de Gestão.

Esta é uma alternativa que dá um suporte muito seguro para a administração e tomada de decisões, em cada uma das etapas dos empreendimentos.  

A Plataforma faz com que as áreas envolvidas conversem entre si, cruzando e checando um volume enorme de informações instantaneamente. Ela permite o registro de todos os dados possíveis e os mais diversos cenários no desenrolar uma obra, apontando as alternativas mais vantajosas a cada situação que surgir. 

sistema de gestão para obras 5

 

Assim, os gestores têm sempre o domínio completo da situação em tempo real, e conseguem ganhos como:

  • Qualidade e eficácia
  • Redução de custos
  • Agilidade
  • Eliminação de interfaces manuais
  • Otimização do fluxo e qualidade das informações dentro da organização (eficiência!)
  • Otimização do processo de tomada de decisão
  • Eliminação da redundância de atividades
  • Redução dos limites de tempo de resposta ao mercado
  • Redução das incertezas do Lead Time
  • Incorporar as melhores práticas aos processos internos da empresa
  • Redução do tempo gasto  nos processos gerenciais
  • Redução dos estoques!
  • Redução da carga de trabalho (atividades repetitivas são automatizadas)
  • Melhor controle das operações da empresa
  • Melhoria de infra estrutura de Hardware
  • Aprendizado em TI
  • Adequação ao cumprimento das legislações federais, estaduais e municipais vigentes

Resumindo, um software de gestão com as caraterísticas do Sienge é uma garantia do cumprimento adequado de todas as fases do processo, como orçamentos da obra, cálculo e definição de custos, elaboração do cronograma financeiro, entre outras.

Você deve querer saber agora como fazer a escolha de um software que seja o mais recomendável para as suas necessidades gerenciais. Há alguns critérios para isso que, se forem observados, não vão deixar você errar. 

Como fazer a melhor escolha

Vale reforçar que um sistema de gerenciamento de obras deve ajudar a sua empresa a economizar tempo, dinheiro e aumentar a segurança em todos os aspectos do trabalho diário. 

Desde o planejamento de obras até a compra de materiais, tudo precisa ser melhorado, ou seja, com a incorporação dessa tecnologia sua empresa deve dar um salto de qualidade nas suas operações.

Sistema especializado

Um requisito fundamental para um sistema de gestão de obras é que ele seja especializado em construção civil, fuja dos genéricos. Para tanto, ele precisa apresentar facilidades que são essenciais ao canteiro de obras, tais como:

  • Emissão de relatórios da Curva ABC;
  • Controle de custos;
  • Gestão de estoque de materiais;
  • Administração de contratos de venda;
  • Controle de serviços terceirizados e empreiteiras.

Não vá adiante com nenhum sistema se ele não apresentar a capacidade de operar essas questões com eficácia e agilidade, no dia a dia da sua empresa.

Hospedagem na nuvem

Outro aspecto indispensável é que esteja hospedado na nuvem, que é uma forma mais segura e prática de se trabalhar. 

Em vez de rodar programas pesados nas suas máquinas, com todas as limitações e riscos que isso significa, você pode acionar o sistema online de qualquer lugar, a qualquer hora. 

Além disso, soluções na nuvem contam com backups constantes das informações, o que protege seus dados em caso de problemas com o servidor.

Sistema em módulos

Mais uma característica  importante é que o sistema seja modular, ou seja, que disponha de módulos separados para as suas principais funções, como engenharia, suprimentos, orçamento, compras e outras. Assim, você pode escolher o que é realmente mais necessário para o seu negócio.

Garantia de suporte

Agora, muita atenção: é absolutamente indispensável que a empresa fornecedora garanta um ótimo trabalho de suporte, a qualquer dia, a qualquer hora. 

Até mesmo a melhor das soluções pode apresentar problemas e você precisa ter a garantia de que isso vai ser resolvido imediatamente, se acontecer. 

O suporte ideal é muito mais fácil de se encontrar numa empresa com tradição na área, reconhecida no mercado, que apresente uma equipe técnica que resolva os imprevistos com rapidez, da melhor maneira possível. 

Integração com outros softwares

Por fim, você deve considerar se a Plataforma de Gestão se comunica e troca informações com outros softwares que são utilizados na sua empresa. 

Se ela não for compatível com outros sistemas existentes a empresa terá que se adaptar, gastar mais recursos e o que seria uma solução vira um problema. Não descuide desse aspecto.

Sistema de Gestão para Obras

Essas e muitas outras características você vai encontrar no Sienge Plataforma, que já atende a mais de três mil empresas no país. 

Na verdade, ele representa um grande avanço em termos de gestão de obra. É uma plataforma de gestão que permite expandir todos os seus recursos de forma amigável e ágil.

sistema de gestão para obras 2

 

Sem maiores complicações o Sienge incorpora no seu sistema todos os softwares que você esteja usando, e ainda outros que queira acrescentar.

Por exemplo, o Sienge tem possibilidade de conectar e melhorar a gestão de vendas integrando diversos CRMs de mercado. Além disso, dentre os processos de engenharia é possível aumentar a produtividade no canteiro de obras, gerenciando em tempo real e integrando soluções de produtividade, como o Agilean.

O que viabiliza essa comunicação do Sienge Plataforma com outras ferramentas é a utilização de APIs ou Interface de Programação de Aplicações.

A API é uma tecnologia que utiliza rotinas e padrões de programação para permitir o acesso a um aplicativo ou a uma plataforma web. Conectadas pelo Sienge, através de suas APIs, as ferramentas dialogam entre si e fornecem dados absolutamente confiáveis ao gestor.

Módulos do Sienge Plataforma

O Sienge foi desenvolvido para operar 100% na web, no escritório, no canteiro de obras, no estande de vendas, em qualquer lugar. Pode ser acessado por computadores, smartphones, notebooks e tablets, de forma rápida e simples.

Além disso, ele está organizado em módulos concebidos para atender às necessidades de todas as áreas de uma construtora ou incorporadora, tais como:

  • Engenharia
  • Suprimentos
  • Financeiro
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Contabilidade
  • Comercial
  • Gestão de Ativos
  • Integração BIM
  • Suporte a Decisão
  • Gestão da Qualidade
  • Segurança

Tudo isso otimizado numa plataforma que pode expandir facilmente suas funcionalidades, agregando-se a ele outras soluções.

Com os recursos do Sienge, sua empresa terá entre outros resultados:

1- Redução de compras emergenciais: Você consegue ter um cronograma muito preciso das suas necessidades de insumos. Essas informações, ao serem analisadas com antecedência, resultam em mais tempo e dados para negociar melhores preços e condições de pagamento junto aos fornecedores.

2- Fluxo de desembolso de acordo com a realidade: A gestão de obras pelo Sienge torna muito mais fácil saber qual será o seu desembolso real, pois seu planejamento financeiro fica mais apurado e reduz substancialmente os riscos do projeto.

3- Melhor controle de estoque: Com o planejamento da aquisição e consumo de insumos do Sienge você passa a ter um estoque na medida exata das necessidades dos seus empreendimentos, nem mais e nem menos. 

4- Cadastramento de solicitações de compras mais fáceis: Com o orçamento e o planejamento em mãos, a requisição dos materiais pode ser automaticamente sugerida pelo sistema. 

sistema de gestão para obras 3

Recuperação do setor

Você deve saber que o setor da construção civil começou o ano mais otimista, com perspectivas de recuperação, depois de anos de crise. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por exemplo, prevê um crescimento para os negócios de 3% no ano. 

O Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo (Sinduscon) também aponta nessa direção e prevê o mesmo índice de crescimento para 2020. 

É muito forte a expectativa de um mercado bem mais aquecido e que novas oportunidades de negócios apareçam no futuro próximo. 

Portanto, é hora das empresas do segmento se prepararem para atender às demandas que virão, investindo recursos nas soluções que possam trazer mais eficiência, produtividade e rentabilidade.

Você foi apresentado ao Sienge Plataforma, que já demonstrou na prática sua capacidade de alavancar o desenvolvimento dos negócios e fortalecer as empresas para serem mais competitivas. 

Caso precise de qualquer esclarecimento sobre nosso sistema faça contato conosco, teremos a satisfação de ajudá-lo na tarefa de alcançar novos níveis de excelência na gestão das suas obras. Afinal, o seu sucesso é o nosso maior objetivo. 

Muito obrigado pela leitura, espero que tenha gostado do nosso conteúdo. Deixe seu comentário, se for possível, queremos saber sua opinião sobre esse tema, e compartilhe com seus sócios, colegas, colaboradores, será útil para eles também.

Até o próximo artigo.