Sienge Comunidade: impactando o mundo, compartilhando conhecimento

Grasiele Hoffmann

Escrito por Grasiele Hoffmann

2 de agosto 2022| 9 min. de leitura

Compartilhe
Sienge Comunidade: impactando o mundo, compartilhando conhecimento

A plataforma do Sienge Comunidade foi oficialmente lançada no dia 21 de março de 2022. E nesses quatro meses de “vida” muita coisa já aconteceu por aqui!

Mas antes vamos relembrar o propósito da Comunidade!

O Sienge já está no mercado a mais de 30 anos e ao longo desse tempo o software se modernizou para acompanhar as necessidades do mercado e se transformar na plataforma tecnológica líder em soluções para todas as etapas e demandas do negócio de construção, incorporação e demais negócios do setor. Em outras palavras, o Sienge é uma plataforma que conecta quem constrói o Brasil!

Mas faltava algo! Faltava um espaço para as pessoas (por trás desses negócios) se conhecerem, compartilharem boas práticas para aprender umas com as outras e juntas levar o setor da construção a um novo patamar! 

E foi assim que surgiu a Comunidade do Sienge, uma iniciativa que tem como missão conectar os atores da cadeia da construção para impulsionar um movimento de transformação digital, industrialização e sustentabilidade neste setor.

Uma comunidade para inspirar, impactar e retribuir

Ao longo desses pouco mais de quatro meses, mais de 700 profissionais já se juntaram ao nosso espaço. São pessoas de perfis variados e de todas as regiões do país. E o que elas têm em comum? Elas valorizam as conexões e querem aprender com quem sabe e se comunicar com quem compartilha dos mesmos interesses. E é aí que a mágica acontece!

Lá na comunidade elas têm a oportunidade de:

  • INSPIRAR os outros compartilhando sua jornada de carreira;
  • IMPACTAR o mundo, compartilhando o que sabem;
  • RETRIBUIR, mostrando às pessoas como fazer algo, apoiando quem precisa!

É por isso que a Comunidade do Sienge existe e somente com a participação do maior número de pessoas do setor é que poderemos tornar esta indústria: 

  • conhecida por possuir uma força de trabalho talentosa e diversificada; 
  • mais eficiente e tecnologicamente avançada; 
  • mais sustentável, liderando o mundo em projetos de baixo carbono e construção verde; 
  • impulsionadora do crescimento econômico no país.

Você e qualquer pessoa apaixonada por essa indústria que se interesse em fazer a diferença no setor é muito bem-vinda para se juntar a nós nesse movimento de transformação de uma das indústrias mais antigas, maiores e menos digitalizadas do mundo!  

Mulheres na construção civil

Atualmente, temos um grupo com mais de 300 pessoas (homens e mulheres) focadas em apoiar o avanço das MULHERES na indústria da construção. Esse foi o primeiro grupo a receber nossa atenção 1) porque entendemos que todas as pessoas devem ser tratadas de forma justa no trabalho e 2) porque entendemos que todas as mulheres precisam ter igualdade de oportunidade e condições que lhes permitam liderar e crescer em todo o seu potencial para ocupar os espaços que quiserem.  

E como podemos ajudar nisso?

Disponibilizando um espaço lá no Sienge Comunidade chamado Mulheres da Construção, onde todos os membros do grupo podem compartilhar conteúdos relevantes sobre o tema, contar sua história e falar sobre seus desafios na carreira e superações, além de participar de workshops e eventos (online e presenciais) focados em elevar as vozes femininas, construir vínculos e fortalecer a rede.

Tendo isso em mente, o Sienge Comunidade promoveu o 1° encontro para “Mulheres de Ação na Construção” no dia 10 de maio. O evento aconteceu em Florianópolis e contou com a presença de mais de 60 convidadas da região! 

Evento do Sienge Comunidade - Mulheres na Construção Civil
Imagem: Fernando Nunes

A proposta deste encontro era o de sensibilizar as mulheres sobre a importância de construirmos uma consciência coletiva para promover a troca de conhecimento e a construção de vínculo. E isso só é possível fortalecendo uma cultura de doação.

Por isso, presenteamos todas as convidadas com uma ampulheta (foto abaixo) para que elas pudessem parar ao menos 30 minutos na semana (doando 1% do tempo semanal) para compartilhar o que sabem e ajudar quem precisa.

Evento do Sienge Comunidade - Mulheres na Construção Civil
Imagem: Fernando Nunes

Média de trabalho semanal (8h) = 40h

1% de 40h = ± 30 min

Ressalto aqui que a proposta era doar apenas 1% do tempo na semana! Isso é relativamente pouco, mas pode fazer muita diferença para quem precisa de apoio!

Portanto, se quisermos levar a indústria da construção a um novo patamar precisamos fazer isso juntos, engajando toda comunidade, compartilhando informação e conhecimento.

A transformação começa pelas pessoas

As pessoas precisam entender que elas são parte da transformação e, portanto, responsáveis por fazer essa mudança acontecer. A recompensa chega em forma de felicidade!

Aliás, estudos científicos já comprovaram que pessoas que ajudam os outros se tornam realizadas e, consequentemente, mais felizes. O ato de contribuir também conecta as pessoas e cria comunidades mais fortes que evoluem juntas. É isso que estamos tentando construir aqui!

Como não existe nada mais poderoso do que a força do exemplo, ter a oportunidade de conhecer e conversar com pessoas em quem você pode se espelhar e se inspirar não tem preço. Estas conexões são o combustível inigualável que possibilita a transformação e é capaz de multiplicar o impacto de uma causa.  

Já no dia 29 de junho, chegou a vez de irmos até a Viplan, em Joinville, realizar um encontro sensacional com engenheiras incríveis para homenageá-las no mês da Mulher na Engenharia! Foi uma tarde energizante, onde elas puderam compartilhar boas práticas em oito talks que foram transmitidos online para toda a comunidade.

Imagem: José Somensi

Além, disso foi uma ótima oportunidade para elas construírem sua rede de contatos e estreitarem relacionamentos com outras profissionais.

Imagem: José Somensi

Confira mais fotos neste link.

Outros temas de destaque

Temos também um outro espaço lá na comunidade que tem como propósito compartilhar conteúdos relevantes para melhorar a qualidade de vida no trabalho e ajudar os profissionais da construção a se desenvolverem profissionalmente.

Duas temáticas que geraram bastante interesse foram o Workshop – Estilos de Liderança com Dayvson Neves Carvalho e a Mesa-redonda: A importância das habilidades humanas em um mundo digital.

Todos os eventos promovidos pela Comunidade são divulgados na página Eventos da comunidade. Aproveita e já dá uma conferida no que vem pela frente!

Inovação na engenharia civil

Embora tenhamos nos focado em ações mais direcionadas para o grupo das mulheres, nossa intenção é fomentar a criação de muitos outros nos próximos.

Desta forma o próximo grupo a ser lançado é para os apaixonados por inovação na engenharia. A ideia é reunirmos ali entusiastas no assunto para compartilhar técnicas e ferramentas inovadoras que contribuam para aumentar a eficiência, a qualidade e a sustentabilidade dos projetos de construção.  

Nós também queremos ajudar as pessoas a conseguir empregos na indústria da construção e queremos ajudar os empregadores a se conectarem com estas pessoas.

Por isso criamos um espaço para que as pessoas possam divulgar as vagas de emprego da sua empresa com a comunidade!

O Sienge Comunidade é o local para fazer networking e construir relacionamentos para aprender com aqueles em seu setor.  E você já se juntou ao grupo?

Sienge Comunidade, conectando quem constrói o Brasil.