Sienge, 29 anos de uma marca apaixonada pela construção

Luiza Moura Cardoso

Escrito por Luiza Moura Cardoso

1 de outubro 2019| 11 min. de leitura

Compartilhe
Sienge, 29 anos de uma marca apaixonada pela construção

Para uma das principais indústrias do país, uma marca que não para de crescer e inovar. Com 29 anos de história o Sienge oferece ao mercado desde produtos tecnológicos  a conteúdos educativos.

Se alguém perguntar para você “o que é o Sienge?”, qual a sua resposta? Dependendo da sua interação com a marca, podem vir a sua mente algumas respostas: um produto, um ERP, um portal de conteúdo, uma empresa de tecnologia e muitas outras.

Isso porque o Sienge é mais que um software, é uma marca especialista em gestão de empresas da construção que conecta sua empresa com soluções dinâmicas, integrações inteligentes e conteúdos educativos.

O Sienge está presente na gestão de mais de 3.000 empresas da construção no país. Diariamente nossas soluções participam de construções residenciais, loteamentos, comércios, shoppings, hospitais, escolas e muitas outras obras por todo Brasil.

Compartilhamos com milhares de profissionais da construção nossas soluções tecnológicas e conteúdos criados por especialistas.

Acreditamos que compartilhar conhecimento através de conteúdo relevante é fundamental para o crescimento das empresas da construção. Por isso, nos orgulhamos de fazer a diferença na vida de mais de 2.000.000 de pessoas anualmente com nossos mais de 1.050 conteúdos publicados até hoje.

Temos por premissa inovar e ser referência na indústria da construção, prova disso é nossa constante evolução.

Conheça a história do Sienge

O Sienge nasceu em 1990 por demanda de uma construtora como um sistema integrado de engenharia. Em 1993 ganhou integrações e passou a ser um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) especialista em empresas da construção.

No ano de 2007 o mercado conheceu o Sienge Web, um ERP com acesso de qualquer lugar e qualquer dispositivo. Em 2018 nossa solução foi aberta a integrações com outras ferramentas, transformando o Sienge em uma Plataforma de Gestão.

Esse é o resumo de 29 anos de muitos marcos, conheça nossa linha do tempo:

 

1989 – Mais que sócios, amigossienge socios e amigos

Mesmos oriundos do setor público, nossos fundadores sempre tiveram uma forte veia empreendedora. Num mundo com aumento da digitalização, em 1989 viram uma grande oportunidade quando decidem por atender à demanda uma construtora que buscava uma solução de gestão, num mercado sem opções especializadas disponíveis. Assim nasce o sonho do Sienge, e o primeiro passo de uma longa história.

1990 – Nasce o Sienge
Em um pequeno escritório no centro de Florianópolis, tendo apenas os três sócios como time, nasce o Sienge para atender a demanda da construtora que demandou sua criação.

1993 – Sienge ERP
O software Sienge passa a atender as principais áreas de uma construtora de forma Integrada, tornando-se o primeiro ERP especialista do mercado.

1996 – Expansão de território
O Sienge passa a ser utilizado nacionalmente com força de distribuição por empresas Parceiras Autorizadas nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

1999 – Lançamos o Sienge ZIM for Windows
O Sienge possui a inovação em seu DNA, e passou pelo bug do milênio com mais um lançamento, o sistema de gestão passou a rodar na versão Windows 16 bits.

2002 – Sede Nova
Passamos por forte expansão e em outubro de 2002 o Sienge inaugura sua nova sede, no Parq Tec Alfa, em Florianópolis.

2003 – Novamente expandimos
Seguimos nossa expansão da distribuição do Sienge por todo o Brasil e passamos a contar com Parceiros Autorizados nos Estados do Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Amazonas.

2005 – Mercado conectado à internet
O mundo começava a se voltar para a internet. Sempre na vanguarda, iniciamos a conversão do Sienge desktop para Web.

2007 – Sienge Web chega ao mercado 
Conectamos o uso do ERP às facilidades da internet, impactando positivamente a gestão dos nossos clientes. Lançamos o primeiro software de gestão de empresas da construção 100% Web. Não dependia de instalação local, permitindo acesso de qualquer lugar.

2008 – Início das operações em Cloud
Demos mais um passo na geração de valor para nossa base e iniciamos a operação de clientes Sienge em servidores na nuvem.

2008 – Sienge nas Universidades
Visando apoiar a formação de novas gerações de profissionais, criamos o Projeto Convênio Acadêmico, para oferecer gratuitamente o Sienge a estudantes de engenharia de instituições conveniadas.

2009 – Atuação nacional
Passamos pela maior ampliação territorial do Sienge, adicionando mais Parceiros Autorizados à nossa rede, passando a levar a solução para todos os Estados do país.

2010 – EaD Sienge
Sabemos que a construção é uma atividade complexa, e que o melhor uso do software de gestão potencializa os resultados obtidos pela empresa. Lançamos nosso EaD, buscando facilitar o acesso ao conhecimento.

2012 – Conhecimento para a construção
Acreditamos que o conhecimento é o melhor caminho para a transformação. Com 21 anos de construção chegou a hora de compartilhar nossa experiência acumulada com mais pessoas. Criamos o Blog Sienge e iniciamos as Palestras Presenciais.

2012 – 1.000!
Chegamos ao cliente número 1.000, consolidando nossa posição como ferramenta especialista.

2013 – Sienge Mobile
Saindo novamente na frente, lançamos o primeiro aplicativo mobile do Sienge, o primeiro de uma série de aplicativos para validar a utilização dessa tecnologia no setor da construção.

2014 – Case mundial
O Sienge foi case de sucesso no IBM Pulse 2014, na cidade de Las Vegas – EUA, por operar com 1.000 clientes em Data Center.

2015 – 2.500!
Conquistamos o número de 2500 clientes ativos, gerindo o dia a dia e a estratégia de suas empresas com o Sienge.

2016 – Construtechs no radar
De olho na evolução do mercado, iniciamos o investimento em startups. Desenvolvendo novas tecnologias, muito aprendizado e ideias para transformar a gestão das empresas da indústria da construção.

2016 – O futuro da construção passa pelo BIM
Saímos na frente, integrando o Sienge com plataformas de projeto BIM. Nos orgulhamos de fazer parte da história do BIM no Brasil, tema com ainda muito potencial de desenvolvimento tecnológico e de gestão.

2016 – Nova sede, casa nova
Mudamos para nossa nova sede, no Sapiens Parque, em Florianópolis. São 27mil m² de área Construída. Nosso prédio é case de arquitetura e sustentabilidade. Não por acaso, toda a obra foi gerenciada no Sienge.

2017 – Somos Startup Awards!
Inovação correndo nas veias! Somos Top 3 na categoria Corporate do Startup Awards realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

2017 – Novo Sienge 
Pensando em usabilidade e experiência dos usuários aprimorados, o Sienge passa por extensa renovação visual. Telas mais limpas e, ao mesmo tempo, completas para execução do trabalho.

2018 – Estamos entre as melhores empresas para se trabalhar
Estamos no ranking de Santa Catarina e Brasil entre as melhores empresas para se trabalhar, segundo o GPTW.

2018 – Sienge Plataforma
Lançamos a única solução do mercado que une em uma plataforma o seu ERP com outros softwares e aplicativos! Integramos todas as jornadas de gestão e usamos o Sienge como ponto focal, levando a gestão para outro patamar.

2018 – Novamente, somos Startup Awards!
Pelo segundo ano, estamos no TOP 3 da categoria Corporate do Startup Awards. Ao nosso lado, na mesma categoria, estavam Sebrae e Itaú.

2019 – 3.000!
Rompemos a barreira dos 3.000 clientes! É o Sienge fazendo a diferença em 3 mil empresas da construção.

2019 – Prêmio IBM Beacon Awards
Nossa tecnologia foi reconhecida mundialmente como solução excepcional pela IBM, no IBM Beacon Awards 2019, ganhando 1º lugar global, na categoria “Outstanding Service or Solution Built and Delivered on the IBM Cloud Platform”.

2019 – Prêmio HDI de atendimento
Nossas gestoras da área de Suporte são reconhecidas pelo Prêmio HDI como destaques de atendimento aos nossos clientes.

 

 

Sienge, soluções completas para empresas da construção.

PRODUTOS

Integre todas as áreas da sua empresa em um único software!
Não importa o tamanho da sua empresa ou do seu orçamento, o Sienge tem uma solução que se adapta a você. Nossos produtos são focados em resolver os problemas e facilitar o cotidiano de empresas que trabalham com construção.

TECNOLOGIA

O Sienge conta com um completo portfólio de tecnologias que agregam ao Sienge Plataforma, proporcionando a melhor solução para a necessidade de cada empresa da construção. Garantimos mais segurança para você!
Selecionamos todas as ferramentas que manifestam interesse em integrar com o Sienge e, somente, integramos com aquelas que compactuam com os nossos valores: levar a transformação digital para a indústria da construção.

SERVIÇOS

Estamos aqui para ajudar a sua empresa na otimização de processos, melhor adoção de nossas soluções e obtenção do sucesso. Nosso escopo de serviços contempla:
• Diagnóstico empresarial;
• Implantação da solução no processo da sua empresa;
• Configuração e integração da Plataforma;
• Suporte focado no seu sucesso;
• Hospedagem de dados na nuvem;
• Treinamentos Personalizados.

CONTEÚDOS

Todo os conteúdos sobre construção que você precisa estão aqui. Nossos conteúdos educativos e materiais ajudam você na gestão da sua empresa.
Seja aqui no blog com artigo de especialistas ou navegando em nosso site, você encontrará Planilhas, Ebooks, Modelos de Documentos, Palestras Online e muito mais, tudo gratuito para você!

 

Você quer construir, nós queremos te ajudar com produtividade!

 

 

Agradecemos a todos que fazem pate dessa história. São nossos clientes, seguidores e funcionários que transformam o Sienge diariamente, na solução tecnológica e de conteúdo mais utilizada do mercado.

Se você tem alguma história com o Sienge, escreva para nós, vamos adorar conhecer!