Como a inovação ajuda a reduzir os custos de orçamento na Construção Civil?

Brenda Bressan Thomé

Escrito por Brenda Bressan Thomé

24 de fevereiro 2017| 12 min. de leitura

Compartilhe
Como a inovação ajuda a reduzir os custos de orçamento na Construção Civil?

Como inovar no orçamento da Construção Civil e ainda assim reduzir custos? A busca de oportunidades para reduzir despesas, aumentar rendimentos e contribuir com melhores resultados na entrega da obra é constante nas empresas do segmento. A inovação é um excelente caminho para qualquer orçamentista que deseja contribuir para agilizar e tornar mais precisos os processos de orçamento na construção civil. 

Isso sem falar que é uma boa forma de lidar com a crise do mercado.

Um orçamento na construção civil orientado pela inovação pode trazer como resultado a redução de custos. Mas você deve estar se perguntando: como essa mágica acontece? Não existem mistérios no orçamento da Construção Civil mas, sim, tecnologia. A aplicação de diferentes recursos tecnológicos tem  sido o caminho para uma entrega diferenciada e com baixos custos de execução.

 

A diferença na entrega e no custo

A sua empresa precisa fazer a diferença na entrega da obra e, ao mesmo tempo, no custo global do empreendimento? O que parece contraditório torna-se simples quando observadas algumas tendências do mercado da Construção Civil. Para ajudar a alcançar esse resultado, o Sebrae listou algumas vantagens proporcionadas pela adoção de tecnologias no boletim de tendências sobre Novas possibilidades para a Construção Civil. Veja algumas delas:

  • Otimização do tempo da obra;
  • Redução de retrabalhos;
  • Aumento da qualidade;
  • Padronização de elementos construtivos e atividades;
  • Diminuição do desperdício de materiais;
  • Redução de custos com mão de obra.

 

orçamenTudo isso ajuda você a reduzir custos! Esses são alguns exemplos de como a inovação na Construção Civil ajuda a diferenciar a entrega e contribuir de maneira significativa para a economia de recursos ao gerar produtividade, menor esforço e menos necessidade de mão de obra. Inovar é também um modo de diminuir o tempo investido e os desperdícios. Além disso, a tecnologia traz melhor performance para o desenvolvimento de um trabalho profissional de qualidade, resultando em menos cansaço para os profissionais e, por isso, em um acabamento de qualidade diferenciada.  

Agora que você já sabe como a inovação está ligada à redução de custos na Construção Civil e ao aumento da qualidade da obra, confira quatro pontos em que é possível inovar e garantir um bom orçamento de obra:

 

1 – Automação da Construção Civil e novas metodologias

Não há como falar de automação sem pensar nos equipamentos, nos métodos construtivos e nos materiais utilizados na Construção Civil. Automatizar um canteiro de obras é investir nessas três áreas simultaneamente. Mas como fazer isso? No boletim de novembro de 2016 sobre Automação nas obras o Sebrae listou três atitudes que refletem diretamente na produtividade na Construção Civil:

  1. Atualização de equipamentos
  2. Aplicação de métodos construtivos eficientes
  3. Utilização de materiais mais tecnológicos

Ser produtivo e automatizado é reduzir custos na medida em que a automação permite produzir mais em menos tempo!

O cenário automatizado do canteiro de obras delimita e otimiza para espaço para melhorar a eficiência. Com a delimitação de uma área específica para elaborar a argamassa, por exemplo, sobram locais para depositar de modo ordenado as vigas pré-moldadas. Dessa forma a utilização tanto de um quanto de outro leva menos tempo e fica mais eficiente.

O canteiro automatizado da Construção Civil é também, portanto, organizado, além de contar com pernas mecânicas, rolos compactadores e concreto autodensável. Bater laje é coisa do passado, porque um canteiro automatizado substitui o esforço humano pela máquina, fazendo com que argamassa bombeada seja o melhor método de preenchimento.

Próximo do terreno, mas já no campo virtual, os softwares são a alma da automatização. Eles ajudam a organizar não somente o canteiro, mas a obra toda: desde o orçamento até a gestão de todos os gastos, controlando recursos financeiros, materiais e humanos em um mesmo sistema integrado. Isso permite analisar os números e prazos da obra no computador ou em dispositivos móveis. O principal benefício para o canteiro de obra é integrar os pedidos de suprimentos ao financeiro.

Aliada à automação, a implantação de novas metodologias faz parte desse canteiro de inovação na Construção Civil. A reutilização de resíduos, por exemplo, é um método cada vez mais empregado, que traz benefícios ambientais e redução de custos no orçamento.

2 – Tecnologia na Construção: BIM, impressão 3D e drones

A Tecnologia da Informação se transformou em uma aliada para a Construção Civil, do orçamento à gestão da obra. Utilizando-se de facilitadores como a modelagem BIM (Building Information Modeling) é possível aliar ao projeto a visualização da obra em três dimensões, somada às informações sobre o custo, marca e quantidade de cada item.

As inovações na Construção Civil têm permitido criar imagens, ver além e compartilhar informação. Ficou mais fácil comunicar problemas e melhorias através de recursos como drones e imagens térmicas. O boletim de Novas possibilidades na Construção Civil, feito pelo Sebrae ainda lista algumas tecnologias que revolucionam antigas práticas e o orçamento na Construção Civil:

  • Já pensou em imprimir uma casa? Pois essa é a proposta de uma impressora 3D desenvolvida na Universidade do Sul da Califórnia (USC), que promete imprimir uma casa de dois pavimentos com até 160 m² em 24 horas.
  • cameratermal
    A fotografia termal pode ajudar a projetar soluções que proporcionam o melhor conforto térmico

    Analisar a troca de calor entre as paredes é um desafio para você? Saiba que é possível fotografar zonas de alta e baixa energia calorífica, projetando como a casa impressa pode aproveitar melhor correntes de ar e ser termicamente mais inteligente.

  • E na frente da casa impressa, que tal imprimir a calçada também? Diferente do processo de elaboração da residência, a montagem da calçada é feita por uma máquina que organiza os tijolos, depositando-os no chão formando o desenho que deve ter o passeio.
  • Antes de imprimir casa e calçada, você sobrevoou a área da Construção Civil? Com um drone, mini aeronave comandada por controle remoto, você pode filmar e fotografar a área, tendo uma visão completa do terreno, o que permite fazer o projeto já pensando em possibilidades e restrições topográficas.

Com uma tecnologia de visualização do projeto avançada e detalhada aliada a processos mais limpos de execução, o resultado é a redução do orçamento na Construção Civil, porque o trabalho se torna mais eficiente e está cada vez menos sujeito a falhas humanas e retrabalho.

3 – Equipamentos e materiais

O boletim sobre inovação do Sebrae mostra a Construção Civil automatizada por equipamentos e softwares, mas os materiais também merecem destaque por transformarem a própria aparelhagem, ao permitir um manuseio cada vez mais automático. Por isso novos materiais levam a processos mais automatizados e que também exigem menos manutenção. São quatro os materiais que prometem revolucionar o futuro da Construção Civil:

 

  1.  Concreto auto-curável: já imaginou um concreto que consegue curar as próprias rachaduras? Essa é a promessa do concreto auto-curável, que remedia até 0,8mm de fissuras na superfície, resultando em menor necessidade de reparos e, consequentemente, na redução do orçamento da construção civil em médio e longo prazo;
  2.  Concreto permeável: mais poroso e reflexivo, o concreto permeável é a melhor opção em regiões quentes e extremamente irrigadas pela água das chuvas. O objetivo desse material é filtrar o fluxo pluvial, permitindo a irrigação do solo e diminuindo a impermeabilização das superfícies, que hoje agrava situações de alagamentos, enchentes e retenção de água da chuva.
  3.   Espuma à base de planta: um isolante térmico natural, feito de recursos renováveis torna mais frescos os ambientes e a própria consciência, ao substituir matérias primas com base petroquímica.
  4.    Tinta que absorve energia solar: Feita de zinco e fósforo, a tinta que absorve energia solar é desenvolvida pela Universidade de Alberta (Canadá) e vai parar nos telhados das casas do futuro, podendo representar autonomia energética para as residências.

 

Esses materiais do futuro agregam valor ao custo global da obra e podem ser um ganho no orçamento da construção civil a longo prazo. Outra diferença nas contas da Construção Civil está no aluguel de máquinas. De acordo com a Associação Brasileira de Locadores de Equipamentos (Alec), cerca de 30% do maquinário de empresas brasileiras é alugado. A locação tem sido uma alternativa em momentos de crise.

4 – A força do time

Tem uma variável importante que não entra no cálculo do orçamento da construção civil: a força do time! Nem todo engenheiro ou mestre de obras está preparado para o desafio de gerenciar equipes, mas são elas que fazem acontecer, por exemplo, a automação no campo de obras. Se cada colaborador não mantiver o zelo pelos equipamentos, o cuidado com a economia de materiais e a organização no canteiro de obras, a inovação se torna apenas uma palavra bonita no vocabulário da Construção Civil, mas sem aplicação na prática.

É por meio da formação de uma equipe multidisciplinar que inovar torna-se possível: cada um traz suas contribuições na bagagem e ajuda a tornar real um orçamento de construção civil mais enxuto. Além disso, a equipe precisa passar por capacitações para para lidar com as inovações, assim consegue tirar melhor proveito delas.

 

Estar por dentro do que há de mais recente em tecnologia no mercado pode fazer a diferença no orçamento de construção civil!
Fique informado, receba as novidades do nosso blog!