Os 03 Segredos para o sucesso do Empresário na Gestão da sua Empresa

Gabriel Andrade

Escrito por Gabriel Andrade

18 de novembro 2021| 7 min. de leitura

Compartilhe

Esse artigo é pra você, empresário da construção civil, seja o seu empreendimento de pequeno, médio ou grande porte. Sabemos que hoje em dia, a palavra empreender vem sendo cada vez mais utilizada em todos os segmentos de mercado, e na construção civil não seria diferente. Sendo assim, hoje vamos falar um pouco sobre qual o papel do empresário dentro da construção civil.

Apesar de ser considerada uma área mais tradicional, a construção civil também tem se adequado aos novos segmentos de mercado. Sendo assim, é extremamente importante que o empreendedor deixe para trás conhecimentos e crenças engessadas e busque novas ferramentas para um gestão atualizada, eficiente e que traga bons resultados.

A utilização da tecnologia, marketing digital e inovação tem se tornado um diferencial extremamente importante, em várias empresas. Então nesse sentido, te contaremos 03 segredos para uma gestão empresarial de sucesso, através de 03 grandes áreas:

a) Faça um Planejamento da Área Operacional da sua Obra

Aqui, é essencial que sejam desenvolvidos planejamentos de prazo, custo, qualidade e segurança, que são os 4 pilares da gestão de obras. É preciso que você faça um planejamento de cada perspectiva e busque estruturar o seu projeto a partir de dois segmentos chamados de linhas e apoio.

Ou seja, a linha é quem está executando a obra, o engenheiro de campo que trabalha diretamente e faz a obra acontecer e o apoio que são as estruturas de engenharia pautadas em desenvolvimento de projetos, suprimento e comercial.

Se você estrutura essas duas equipes, você estará estruturando o seu planejamento operacional e consequentemente dando o primeiro passo para o bom funcionamento da sua obra. Afinal, é na obra onde tudo acontece: é lá que você tem prejuízos, lucros, evita

desperdício de material, faz com que sua equipe seja produtiva. Ou seja, é onde ocorre a execução da atividade.

Logo, esse é o primeiro passo para você, empresário, alcançar o sucesso na gestão da sua obra!

 

b) Estruture o seu Planejamento Tático

Estruturar o seu planejamento tático é mais um passo para o crescimento do seu negócio. Mas, o que que seria esse tipo de planejamento? Nada mais é do que o conjunto dos seguintes setores:

-Setor Financeiro: onde você realiza um controle financeiro de todas as obras que estão acontecendo, de forma específica, controlando o seu fluxo de caixa.

-Setor de Incorporação e Desenvolvimento do Produto: são extremamente importantes para o seu crescimento, afinal, é a parte de desenvolvimento dos projetos, composto por compra do terreno, desenvolvimento de projeto, ações de vendas para o empreendimento específico, regulamentação jurídica. Esse setor movimenta o mercado da construção e o fluxo de produtos, pois, é aqui que ocorre a venda de sonhos, seja de um projeto habitacional ou comercial, estabelecendo uma relação de confiança entre a empresa e o cliente. -Setor de Vendas e Marketing: o uso de recursos como o marketing é uma das formas mais efetivas de divulgar novas tecnologias e informações na construção civil, que é um setor que sempre valorizou informações precisas, corretas e esclarecedoras. Sendo assim, a construção e divulgação de um conteúdo de qualidade, objetivo e criativo tem impacto direto nas vendas e consequentemente no lucro na sua empresa.

Portanto, esse setor é extremamente importante para fazer o Planejamento Operacional funcionar bem e deve estar alinhado com a sua capacidade operacional de fazer acontecer!

 

c) Aprimore o seu Planejamento Estratégico

Você como empresário deve aprimorar o seu setor estratégico, ou seja, o conjunto de estratégias utilizadas para o desenvolvimento da atividade com eficiência e consequentemente o lucro da sua empresa. Para isso, o seu planejamento estratégico deve ser composto, basicamente por: -Cultura de aprendizagem: práticas e ações realizadas dentro da sua empresa ou grupo, para desenvolver o potencial dos colaboradores aprimorando suas habilidades em aprender coisas novas e compartilhando conhecimento entre si. E isso pode ser feito através de treinamentos da sua equipe, participação em congressos e suporte de consultores para atualização nas melhores técnicas profissionais.

A capacitação de centenas de profissionais, através do desenvolvimento das suas habilidades comportamentais já está comprovadamente relacionada com resultados positivos como: a redução de desperdícios, aumento da produtividade e incentivo de características como a criatividade, inovação, liderança, trabalho em equipe e gestão do tempo.

-Inovação e Tecnologia: esse setor tem sido cada vez mais comentado no mundo empresarial. Usar ferramentas, técnicas e modelos diferentes do convencional pode ser a chave para a criação e desenvolvimento de produtos e serviços de sucesso. Sendo assim, deve estar alinhado com a busca pela otimização do trabalho no desenvolvido de uma construção civil.

Importante ressaltar que, a inovação vai além de instrumentos tecnológicos altamente sofisticados. Inclui também a adaptação de rotinas operacionais que já existem, mas que podem ser incrementadas através de processos criativos, seja nos escritórios ou no próprio canteiro de obras.

Ou seja, o seu planejamento estratégico, deve estar alinhado com o Planejamento Operacional e com o Planejamento Tático, porém aqui, você já deve estar pensando no seu próximo passo!

 

Conclusão

Diante de tudo que tratamos aqui, é possível concluirmos que o empresário da construção civil, precisa desenvolver esses três tipos de planejamento, conforme os três segmentos apresentados, começando pela realização de um planejamento Operacional da sua Obra e seguindo com a estruturação do seu Planejamento Tático e o aprimoramento do Planejamento Estratégico da sua empresa. Acesse também o nosso episódio no Podcast sobre Os Segredos para o Sucesso com o Empresário Guilherme Guimarães. Ta imperdível!

Sua opinião é importante para nós. Deixa aqui seu feedback sobre o tema e compartilhe com outros profissionais para fazer essa mensagem chegar mais longe! Nos vemos em breve!