O que sua equipe precisa para alcançar os objetivos do gerenciamento de obra

Gabriel Andrade

Escrito por Gabriel Andrade

10 de agosto 2022| 7 min. de leitura

Compartilhe
O que sua equipe precisa para alcançar os objetivos do gerenciamento de obra

Saber o destino que você quer chegar é tão importante quanto saber qual a melhor rota a ser traçada para alcançar os objetivos estipulados no seu gerenciamento de obra. No entanto, na construção civil, é comum que alguns gestores não enxerguem com clareza qual melhor caminho a ser percorrido.

Muitas vezes, mesmo sabendo onde quer chegar, não sabe o que fazer para cumprir as  metas, pautadas nos pilares do prazo, custo, qualidade e segurança. 

Diversos profissionais apontam dois fatores como as principais variáveis passíveis de problematização: processos e pessoas. Só que, na verdade, se pararmos para pensar, essas duas palavras trazem, na verdade, a solução. 

A necessidade de pessoas qualificadas e o conhecimento direto de quais processos precisam ser realizados para que os resultados sejam alcançados, são 2 tópicos extremamente importantes em qualquer gerenciamento de obra.

Afinal, não adianta nada você ter a melhor equipe e não ter essas pessoas alinhadas na busca pelos mesmos objetivos dentro da obra, não é mesmo?

Sendo assim, aqui vão alguns pontos primordiais que a sua equipe deve ter em mente, garantindo maior performance na sua gestão de obras e elevando a sua produtividade.

A importância de mão de obra qualificada e equipes de alta performance para o gerenciamento de obra

A construção civil é realizada, predominantemente, por pessoas. Por mais que você traga alta tecnologia e os melhores equipamentos, ainda assim você vai precisar da mão de obra do carpinteiro, do engenheiro, dos mestres de obras, encarregados, pedreiros e tantos outros. 

Infelizmente, muitas equipes não sabem que rumo tomar e muitos gestores sofrem ao não saber liderar e criar novos líderes, construindo uma equipe capaz de entregar o resultado esperado.

A virada de chave deve ser justamente essa: nós, gestores, devemos ter consciência da importância das pessoas e de uma equipe comprometida, dentro das nossas obras e do nosso processo de gestão.

Afinal, a partir do momento que você consegue criar uma equipe produtiva, você consegue, consequentemente, atingir resultados cada vez maiores, pautados na produtividade esperada dentro do canteiro de obras. 

A obra é um grande fluxo de serviços. Portanto, um gestor não é capaz de tocar uma obra inteira sozinho sem um time comprometido. É a mesma coisa se pensarmos em um único jogador em um time de futebol tentando jogar sozinho. 

Otimização dos processos e integração de pessoas na construção civil

Diversas metodologias dentro do nosso nicho estão relacionadas à integração de pessoas. Dois exemplos são: Lean Construction, responsável por reduzir o tempo de espera entre os fluxos, que são realizados por pessoas; e Building Information Modeling (BIM), uma metodologia que integra também processos e pessoas.

Sendo assim, está claro que se você souber quais os processos precisam ser feitos e quais as habilidades devem ser desenvolvidas nas equipes, o problema no alcance dos objetivos estará resolvido. Tudo isso utilizando a metodologia que melhor se adapta aos objetivos do seu cliente.

Pois, independentemente do tipo de obra, seja uma obra de um colégio, hospital, residencial, obra de alto padrão, construções, com as pessoas capacitadas e os processos certos você terá o mapa para chegar, com sucesso, ao resultado.

Se todo mundo da equipe conhecer os processos, forem capacitadas e souberem onde quer chegar, não tem erro!

Agregando mais valor ao que você está fazendo no seu gerenciamento de Obra

Sabendo aplicar esses pontos, você vai ter como recompensa saber como alcançar os objetivos traçados, quer coisa melhor que isso? Não tem como você agregar ainda mais valor ao seu empreendimento sem olhar para pessoas e processos.

Até mesmo na sua função de gestor ou empresário, ter essa consciência é a virada de chave para qualquer profissional que quer crescer e pegar mais obras.

Uma gestão que atingiu esse nível de maturidade é aquele que teve o entendimento de potencializar pessoas e processos, alcançando a sua própria equipe, terceirizados, média liderança, encarregados, mestres de obras, entre outros. 

Diferentemente daquele que investe em pessoas, esse tipo de gestão não gera uma equipe produtiva. E a tendência é que a obra não siga os parâmetros do prazo, da qualidade esperada, da previsão de custos e segurança. É natural que uma equipe que não se capacita não entregue resultados e não se diferencie no mercado, e essa não precisa ser a sua realidade. 

Conclusão

Os recursos de tempo da sua equipe, os recursos financeiros, a qualidade da mão de obra, a imagem profissional que você quer transmitir, tudo isso está relacionado a esses dois pontos: saber colocar as pessoas certas, no momento certo, para executarem o que precisa ser feito. 

Estruturar os processos de gestão em cada etapa e capacitar as pessoas que compõe a sua equipe são pontos-chave de qualquer Gestão de Alta Performance. Outro ponto é que, nessa era da informação, às vezes o problema é justamente o excesso de informação.

Não estamos falando aqui em saber fazer tudo, o tempo todo. É sobre saber o que precisa ser feito em cada etapa, nem a mais, nem a menos. O melhor processo é aquele que funciona melhor pra você e para sua realidade. 

Muitas vezes, as pessoas tentam responder as perguntas de trás pra frente, e não é bem assim.

Formar sua equipe te garante crescimento e isso faz com que você se destaque no mercado. Esse precisa ser o seu foco como gestor, e ter consciência disso é o primeiro ponto a ser virado: invista em processos e pessoas.

Gostou do conteúdo? Continue no blog do Sienge!