Certificação Leed: saiba o que é e qual a sua importância

Carolina Klabunde

Escrito por Carolina Klabunde

25 de agosto 2022| 19 min. de leitura

Compartilhe
Certificação Leed: saiba o que é e qual a sua importância

Como funciona o processo de certificação? Minha empresa pode se certificar? Qual o custo disso? Esta é a dúvida de muitas empresas. E por não ser uma processo ainda muito conhecido, acaba gerando muitas dúvidas

Nosso intuito neste post é ajudar a entender um pouco mais sobre a Certificação Leed. Para que funciona? Como obtê-la? Existem obras com estes selos no Brasil? Também mostraremos alguns exemplos bem legais, e que estão aqui, próximos de todos nós!

Afinal, o que é Certificação Leed?

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), ou traduzindo: Liderança em Energia e Design Ambiental. Criada pelo United States Green Building Council em 1993, é uma certificação que possui várias modalidade e tipos diferentes. Tem o intuito de promover as melhores práticas na construção, torná-la sustentável e mudar a mentalidade do mercado para melhor.

Muitos empreendimentos buscam a certificação Leed como um meio de associarem-se ao meio ambiente, além de conseguir uma melhoria considerável em contas de luz, água, dentre outras. Temos no Brasil o exemplo do estádio do Mineirão, onde toda água da chuva é reutilizada internamente e ainda tem painéis fotovoltaicos para geração de energia solar.

Além da certificação LEED proporcionar inúmeras melhorias para a sociedade e meio ambiente, ela também contribui para uma melhora significativa na produtividade dos funcionários. Muitas vezes diminui drasticamente a emissão de gases tóxicos, o que acarreta em mais saúde e bem-estar.

Para obter a certificação é necessário que seja feito um registro. No Brasil, o órgão responsável pela certificação LEED é o Green Building Council Brasil. Vale lembrar que para a certificação, é necessário cumprir alguns pré-requisitos, falaremos deles mais abaixo.

Quais os tipos de certificação LEED existentes?

1 – LEED para Projeto e Construção de Edifícios (LEED BD+C)

O LEED para Projeto e Construção de Edifícios (LEED BD+C) fornece parâmetros para construir um edifício que considere a sustentabilidade de maneira holística. Ele dá uma chance de acertar em cheio cada aspecto sustentável, maximizando seus benefícios.

Pode ser aplicado em vários setores, como por exemplo:

  • Hospedagem: dedicado a hotéis, motéis, pousadas;
  • Unidades de Saúde: para hospitais que operam vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.
  • Escolas: para edifícios destinados ao ensino. Do primário ao secundário. Também pode ser usado para ensino superior e edifícios não acadêmicos dentro de um campus de ensino.

2 – LEED para Design e Construção de Interiores (ID+C)

O LEED para Design e Construção de Interiores permite a todos nós uma melhor experiência em locais fechados, onde passamos nossa maior parte do tempo. Nos proporciona melhorias em nossa qualidade de vida através de elementos sustentáveis aplicados no dia a dia.

Pode ser aplicado em vários setores, como por exemplo:

  • Interiores Comerciais: Para espaços internos dedicados a funções que não sejam varejo ou hospedagem;
  • Lojas de Varejo: Trata de espaços interiores do varejo, usados para vender produtos de consumo.

3 – LEED para Operação e Manutenção de Edifícios Existentes (LEED O+M)

O Leed para Operação e Manutenção de Edifícios Existentes foi criado para atuar em edifícios mais antigos e que consomem grandes quantidades de luz e água. Com o LEED aplicado a estes empreendimentos é possível reverter o cenário de forma drástica.

Pode ser aplicado em vários setores, como por exemplo:

  • Galpões e Centros de Distribuição: armazenar mercadorias, produtos manufaturados, matérias-primas ou pertences pessoais (como guarda volumes);
  • Edifícios existentes: projetos que não tem como função principal a educação, varejo, data centers, galpões e centros de distribuição ou hospedagem.

4 – O LEED para Desenvolvimento do Bairro (LEED ND)

O LEED para Desenvolvimento do Bairro (LEED ND) promove a integração entre sustentabilidade e inovação. Para o LEED ND as empresas costumam investir muito em áreas verdes, promovendo sempre melhorias na qualidade de vida dos habitantes.

Pode ser aplicado em vários setores, como por exemplo:

Iluminação:  Utilizando a iluminação LED, que gera um baixo consumo de energia, excelente luminosidade e vida útil superior às lâmpadas convencionais.

Reutilização da água: Criando sistemas que auxiliem nesta reutilização, diminuindo os gastos e desperdícios.

Quais os pré-requisitos para obtenção?

Para obtenção do selo LEED, o projeto ou empreendimento precisa obter uma nota através de vários critérios que validem a redução do impacto ambiental da construção. É necessária uma comprovação de que as práticas adotadas levam em consideração a sustentabilidade e redução no impacto ambiental.

Principais critérios que devem ser levados em consideração:

Minimum Program Requirements (MPR): São os requisitos básicos para obtenção da certificação, levam em conta a legislação vigente nos âmbitos estadual, municipal e federal.

Espaço Sustentável (SS) – É onde contam os pontos de melhoria para as problemáticas de grandes centros, como ciclofaixas, redução de poluição visual, bicicletários, dentre outros.

Eficiência do uso da água (WE) – Este ponto aborda como a propriedade promove a reutilização da água e diminuição da utilização de água potável. Neste caso podem ser criadas estações para reuso e aproveitamento das águas da chuva.

Energia e Atmosfera (EA) – Promove a utilização de energia por meios de inovação e que sejam mais eficientes, como geradores a gás.

Materiais e Recursos (MR) – Leva em conta a utilização e reutilização de materiais “limpos”, onde a utilização não gere tantos resíduos para o meio ambiente.

Qualidade ambiental interna (EQ)  – Esse grupo trata do bem estar em locais fechados e onde permanecemos durante muitas horas. Ele analisa, por exemplo, se o local é arejado, e possui iluminação externa, através de janelas e áreas abertas.

Níveis dos Certificados LEED

Há diferentes níveis de certificação, de acordo com a pontuação final. A pontuação leva em consideração os pré-requisitos abaixo, alguns já mencionados anteriormente.

  • Localização e Transporte;
  • Lotes Sustentáveis;
  • Eficiência da Água;
  • Energia e Atmosfera;
  • Materiais e Recursos;
  • Qualidade Interna dos Ambientes;
  • Inovação e Prioridades Regionais.

Além da pontuação por pré-requisitos, também temos os créditos, que estão dentro dos critérios de cada item.

São eles:

  • Empreendimento Certificado (40 a 19 pontos);
  • Silver (50 a 59 pontos);
  • Gold (60 a 79 pontos);
  • Platina (80 ou mais pontos).

Vale sempre lembrar que a certificação LEED é um processo em constante mudança e atualização, o conselho possui várias bases espalhadas em determinadas regiões do mundo, que ficam responsáveis por avaliar e buscar as melhores práticas.

Existe capacitação profissional para atuar com LEED?

Sim, existe, o profissional LEED. Ele atua como um consultor ou líder de um projeto em um trabalho diferenciado. Geralmente está presente desde a fase de início do projeto, design, até a execução da obra.

A credencial LEED está presente em mais de 150 países, o que gera reconhecimento e prestígio para o profissional em sua carreira.

Como se tornar um profissional certificado LEED?

Temos no Brasil vários cursos dedicados a quem deseja se torna um profissional LEED AP (LEED Acredited Professional). Os cursos funcionam como uma orientação para onde você deseja seguir, e quais caminhos percorrer para a acreditação profissional junto ao GBCI.

Você também pode optar por diversas modalidades e credenciais:

  • Projeto de Edificações e Construção (BD+C),
  • Projeto de Interiores e Construção (ID+C),
  • Operações e Manutenção (O+M),
  • Desenvolvimento de Bairro (ND),
  • Casas e Edifícios Residenciais Multifamiliares de Poucos Andares (HOMES).

Depois do curso você deve realizar duas provas, com uma média de 100 questões cada. A sua média deve ser superior a 170 pontos, em uma escala que vai de 125 a 200. Hoje também já contamos com o diferencial de poder realizar as provas em português!

Vale ressaltar que para a obtenção da certificação, você não precisa ser necessariamente formado em engenharia ou arquitetura, basta estar ligado ao ramo da construção civil e realizar as provas obrigatórias.

Processo de obtenção LEED para a obra!

Para obtenção do certificado, o primeiro passo é registrá-lo junto ao USGBC (United States Green Building Council). No Brasil temos o Green Building Council Brasil, uma entidade que adapta a certificação de acordo com a realidade brasileira.

Lembrando que a Certificação apenas torna-se completa  com a confirmação dos pré-requisitos citados acima!

De acordo com o GBSB, as etapas para obtenção do certificado são:

Etapas certificação Leed

1 – Escolha a tipologia do projeto. Caso tenha dúvida em qual escolher, clique aqui;

2 – Registre-o pelo LEED ONLINE;

3 – Envie os templates pelo LEED ONLINE;

4 – O material enviado será analisado por uma empresa Auditora;

5 – Caso tudo estiver correto, receberá o aviso positivando a certificação.

*Imagens retiradas do site: http://www.gbcbrasil.org.br/etapa-certificacao.php

Existe algum custo?

Sim, para se certificar junto ao USGBC existem vários tipos de taxas separadas por categorias. Todas as taxas estão em dólares, e podem variar de acordo com a sua necessidade:

  • Registro do Projeto junto USGBC: Pode variar de U$ 900 a U$ 1.200
  • Custo para análise do projeto – Esse custo é calculado por metro quadrado, e pode variar de U$ 2.000 a U$ 20.000, dependendo da área a ser construída.
  • Custo para certificação da obra – Funciona de forma muito parecida com o custo de análise de projeto, ele é calculado de acordo com o tamanho da obra, e os valores podem variar entre U$ 750 e U$ 5.000.

Também podemos optar por fechar uma Consultoria, através dela um consultor treinado e certificado LEED pode fazer toda a parte burocrática junto aos Orgãos responsáveis. O valor da consultoria fica aproximadamente entre 0,5 a 1% do custo da obra.

Exemplos de edifícios certificados

Já falamos bastante a respeito dos principais pontos acerca da certificação LEED, agora vamos a alguns cases de sucesso no Brasil! Já somos o quarto país do mundo com mais prédios verdes, são 601 empreendimentos com a certificação.

EDIFÍCIO VISTA GUANABARA

Localizado no Rio de Janeiro, possui a certificação LEED CS Gold. O edifício conta com um sistema de reaproveitamento de água das chuvas, e também criou sistema mais efetivos para a manutenção das áreas externas.

certificação leed: prédio vista guanabara

Imagem retirada do site CBRE

WILLINGDON BUSINESS PARK

O empreendimento Willingdon Business Park está situado no Canadá, na cidade de Vancouver. Levou em torno de 25 anos para seu desenvolvimento e recebeu recentemente o selo de certificação LEED Gold.

Possui em torno de 190 mil metros quadrados, a maioria deles de escritórios. Seu diferencial se concentra nas áreas de transporte, energia, água, resíduos materiais, dentre outros.

certificação leed: edifício Willingdon Business Park
Imagem retirada do site HDR

OFFICE GREEN

Office Green é um edifício comercial, localizado em Palhoça – SC, e recebeu o selo de certificação LEED Gold! Além de toda a eficiência de controle de resíduos nos 4 anos de construção, o edifício conta com uma extensa área verde, bicicletários, reutilização de água, dentre inúmeros outros benefícios para a comunidade.

certificação leed: edifício office green

Imagem retirada do site Galeria da Arquitetura

PARQUE DA CIDADE

E por último, um exemplo super bacana da construção do Parque da Cidade, em São Paulo. Ele recebeu a certificação LEED nível Silver na categoria ND (Neighborhood Development), essa categoria está relacionada a mudanças no bairro. O empreendimento está localizado em uma área antes abandonada e sem manutenção alguma. Hoje além de toda a infraestrutura do empreendimento, o bairro foi todo reestruturado, e ainda conta com diversas melhorias abertas à população.

certificação leed: parque da cidade

Imagem retirada do site Novatec

Certificação LEED: conheça o 1º edifício de SC a receber o selo

A dupla de arquitetos e sócios da Mos Arquitetos estiveram presentes no Construtalk Floripa, em setembro, e apresentaram o case do 1º edifício de Santa Catarina a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O projeto é de autoria da Mos.
Trata-se da sede regional do Operador Nacional de Sistemas Elétricos (ONS), instalada no Centro Empresarial Office Park. O empreendimento corporativo foi concebido com o objetivo minimizar o impacto ambiental de sua implantação, respeitando o contexto urbano e social.

Certificação LEED
Imagem: MOS Arquitetos

O empreendimento conta com três pavimentos, mezanino e subsolo. E foram dispostos ao longo de cerca de 10 mil metros quadrados de área construída, com base em estratégias de reaproveitamento de recursos naturais.
Segundo a arquiteta Roberta, embora o termo sustentabilidade seja relativamente recente no mercado imobiliário, “a preocupação com os pilares que dão base a um projeto sustentável, sempre esteve presente nos projetos da empresa”, disse ela durante sua palestra no Construtalk.

Iniciativa

A iniciativa de se fazer o projeto que resultou no selo LEED surgiu a partir do interesse tanto do construtor quanto do futuro locatário em certificar o edifício desde o princípio, estratégias que coincidem com o modo da Mos Arquitetos atuar em seus projetos.

Desafios

Claro, conquistar a certificação LEED não é das tarefas mais simples, por isso mesmo o selo é tão almejado. O plano de necessidades é extremamente funcional e rígido.
Também é é preciso garantir a melhor qualidade possível quanto à sustentabilidade e atendimento ao LEED haja vista o terreno pré-estabelecido em um condomínio pré-existente. Outro ponto desafiador é o emprego de alta tecnologia ainda pouco empregada na construção civil do país.
E o último e talvez mais complexo é que a edificação como um todo deve funcionar 99,99% do tempo e pode ficar fora do ar apenas 2h não contínuas por ano, o que demanda o emprego de sistemas triplos de alimentação elétrico, dados e ar condicionado e exige grande esforço para garantir o desempenho sustentável do edifício e, assim, pontuar no LEED.
Esses, inclusive, foram desafios enfrentados pela Mos Arquitetos com Centro Empresarial Office Park.

Sustentabilidade

Conheça outros aspectos a serem levados em conta num edifício sustentável com o qual se pretende adquirir a certificação LEED:

  • Tratamento de esgoto
  • Economizadores de água
  • Seleção e armazenamento de lixo reciclável
  • Gestão eficiente dos resíduos na construção
  • Madeiras com certificação de procedência – FFC
  • Tintas e colas certificadas
  • Vidros técnicos com alta eficiência (transmite 44% menos calor do que um vidro comum)
  • Grande área permeável e de paisagismo local
  • Acessibilidade
  • Vagas demarcadas para veículos de combustíveis híbrido e gás

Certificações e etiquetagens de edifícios quanto à sustentabilidade e eficiência energética

Certificação LEED e etiquetagem
Imagem: MOS Arquitetos

Confira o depoimento de Roberta Ghizoni sobre as seguintes questões:

  1.  Como é participar do desenvolvimento do projeto de uma edificação que conquistou o selo LEED?
  2. Quais foram os desafios ao realizar o projeto do primeiro edifício com selo LEED de Santa Catarina?

Conclusão

Através deste post esperamos ter esclarecido um pouco mais acerca da certificação LEED, e a mudança que ela vem fazendo em nosso dia a dia, muitas vezes sem que percebamos. Nele, tentamos deixar claro todo o mecanismo para obtenção do selo, os tipos de certificação, pré requisitos, e caso tenha interesse, como se tornar um profissional capacitado LEED.

Ao adotar quaisquer critérios utilizados para a certificação já conseguimos fazer a diferença e aos poucos mudarmos um pouco o mundo da construção, e também a comunidade ao nosso redor. Nos exemplos, podemos observar como um um empreendimento LEED pode impactar positivamente em nosso meio, dia a dia e rotinas.

A Certificação LEED nos faz pensar no futuro e em como seria perfeito se todos adotássemos estas práticas. Tanto para os prédios já construídos e principalmente para os que estão por vir, criando assim uma geração de green buildings altamente sustentáveis.

Vamos juntos fazer a diferença!