Newsletter: a ponte de conexão entre incorporadora e cliente

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

22 de junho 2023| 9 min. de leitura

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Newsletter: a ponte de conexão entre incorporadora e cliente

Antes, durante e depois da venda imobiliária existe uma única coisa que deve prevalecer: a comunicação. Sem se comunicar com o cliente, as chances são de que você perca aquela venda ou todas as outras que poderiam vir em decorrência dela. Mas é buscando incentivar a comunicação e garantir uma ponte de conexão entre empresa e lead / cliente que surge a newsletter.

O que é newsletter?

Newsletter é um e-mail periódico com informações relevantes sobre determinado assunto. Geralmente, as newsletters funcionam por “assinatura”. Ou seja, a pessoa se cadastra naquele conteúdo e, então, passa a receber periodicamente seu material.

Esses materiais podem tratar de uma variedade de assuntos relacionados ao seu nicho de mercado. Para o setor de imóveis, por exemplo, pode-se falar de notícias imobiliárias, atualizações, novidades, variações de preços, análises, eventos e outros. O grande objetivo é fornecer conteúdo de valor para os assinantes, mantendo um nível de engajamento.

Benefícios de uma newsletter

Por ser uma fonte de conteúdo frequente, a newsletter é cheia de benefícios para os assinantes. Dentre as principais vantagens para a marca, destaco:

  • captação de leads (assinantes da newsletter);
  • espaço para comunicação com leads e clientes;
  • aumento do tráfego para o site;
  • espaço ocasional para campanhas e promoções.

Captação de leads

Os assinantes da sua newsletter são leads captados. Ou seja, eles disponibilizam suas contas de e-mail e, em troca, recebem o conteúdo recorrente. Assim, você garante mais pessoas na sua base de contatos que podem, com o tempo, evoluir no seu funil de vendas e se tornar clientes.

Espaço de comunicação com leads e clientes

Uma newsletter é, antes de tudo, um espaço para comunicação. Lá, você entrega um conteúdo de qualidade e aproveita o espaço para estimular alguma outra ação. Você pode pedir para que o assinante responda a uma pergunta de qualidade, pode se propor a tirar dúvidas num segundo contato e muito mais.

Aumento do tráfego para o site

Dentro da newsletter, é possível criar tráfego para outros espaços. E o site imobiliário é um deles. Basta, por exemplo, criar um TOP 3 de artigos mais lidos no blog, fazer uma síntese de cada um e em seguida levantar a curiosidade do assinante para acessar a página através do próprio e-mail e conferir o material.

Espaço ocasional para campanhas e promoções

Por último, mas não menos importante, as newsletters também podem, ocasionalmente, ser espaços possíveis para veiculação de campanhas e promoções. Vale lembrar que esses e-mails têm uma base fiel de leitores, uma vez que eles precisaram se cadastrar para receber o material.

FAQ: perguntas frequentes sobre o tema 

O que é newsletter e como funciona?

Newsletter é uma forma de conteúdo normalmente divulgada por e-mail de forma periódica. As pessoas que recebem a newsletter devem se cadastrar para fazer parte da lista de assinantes.

Como fazer uma newsletter?

Para criar uma newsletter, você precisa de algumas coisas:

  • Um nome para a newsletter;
  • Uma identidade visual (marca);
  • Uma lista de temas para tratar;
  • Planejamento de conteúdos dos próximos meses;
  • Página de conversão na qual os interessados possam se cadastrar.

Quais os tipos de newsletter?

Existem variados tipos de newsletters. Os mais comuns são os educacionais, promocionais e institucionais.

Qual é a diferença entre Email Marketing e newsletter?

E-mail marketing tem um objetivo específico com começo, meio e fim. A estratégia pode ser aplicada com um ou vários e-mails, mas sempre possui um fim. Enquanto isso, a newsletter não tem fim, ela periodicamente atua trazendo conteúdo para os assinantes interessados.

Qual melhor plataforma para newsletter?

Tudo depende do tipo de conteúdo que se deseja produzir. Algumas grandes ferramentas para newsletter são MailPress, RD Station e outros.

Qual a importância da newsletter?

Newsletters são uma ótima fonte de conteúdo para sua lista de leads. Elas engajam as pessoas interessadas, criam mais autoridade para sua incorporadora e ainda criam um espaço extra para outras divulgações.

Passo a passo: criando sua newsletter imobiliária 

Agora, vamos dar um passo à frente e aprender a criar nosso próprio material.

Não, não é difícil fazer uma newsletter trabalhar em favor da sua venda de imóveis. No entanto, é sim necessário que exista uma estratégia bem definida para que a newsletter seja evergreen, ou seja, perene, duradoura. Assim, para não perder a relevância com o tempo, sua newsletter deve ter:

  • Um nome para a newsletter;
  • Uma identidade visual (marca);
  • Uma lista de temas para tratar;
  • Planejamento de conteúdos dos próximos meses;
  • Página de conversão na qual os interessados possam se cadastrar.

Entenda cada um dos passos acima para criar seu próprio material:

Nome da newsletter 

O nome do material reflete aquilo que você deseja comunicar. Por isso, é importante que o nome sintetize tudo o que a newsletter quer dizer, de modo geral. Por exemplo, se a proposta da newsletter é trazer notícias e dados de mercado, exemplos de nome são:

  • Imobi NEWS: sua newsletter de notícias do mercado imobiliário
  • Guia do Primeiro Imóvel: a newsletter dos futuros donos de imóveis
  • Investidor Inteligente: sua newsletter de investimentos imobiliários

Identidade visual (marca) 

A marca da sua newsletter será a assinatura dela. Ou seja, todas as peças que forem divulgá-la deverão vir com a marca da newsletter. Isso permite que a marca fique cada vez mais conhecida e contribua com sua autoridade de mercado.

Isso tudo faz parte da estratégia de marketing de conteúdo. De acordo com um estudo da Demand Metric, o marketing de conteúdo gera três vezes mais leads do que o marketing tradicional, ao passo que custa 62% menos.

Lista de temas e planejamento de conteúdo 

Crie uma lista de temas para garantir que consiga manter o fluxo de conteúdos no decorrer dos meses. A constância, nesse caso, é imprescindível para que sua lista de assinantes se mantenha interessada nos conteúdos que você tem a divulgar.

Além disso, vale criar um planejamento de conteúdo, contendo os dias, horários e detalhes da veiculação da newsletter.

Página de conversão 

Por último, para colocar sua newsletter no ar você precisa de uma página que capte pessoas. Ou seja: uma página de conversão. Essa página coletará nome, e-mail e alguns outros dados das pessoas interessadas. Assim, você poderá enviar materiais para elas e nutri-las no seu fluxo de conteúdo.

Considerações finais: o verdadeiro poder da newsletter 

A newsletter cria uma base de leitores engajados, já que eles optaram por estar na sua lista. Contanto que você supra a necessidade do público por conteúdo de qualidade, pode acreditar que a newsletter é um espaço perfeito para criar novas oportunidades de venda.

Você sabia que o autor deste texto é parceiro Sienge? 

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