Guarda-corpos devem atender à norma técnica NBR 14.718

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

12 de dezembro 2023| 9 min. de leitura

Compartilhe
Guarda-corpos devem atender à norma técnica NBR 14.718

Os guarda-corpos são estruturas de proteção usadas para prevenir quedas de alturas. Comumente encontrado em escadas, varandas, terraços e lajes, esse elemento construtivo pode ser feito de vários materiais – como madeira, metal, vidro, ou plástico – e é projetado para fornecer segurança sem obstruir completamente a visão, como um parapeito de alvenaria ou concreto. Também tem, portanto, um papel importante na linguagem estética proposta pela arquitetura.

Para garantir sua segurança e funcionalidade, esse elemento deve seguir as determinações da norma NBR 14.718:2019 Esquadrias — Guarda-corpos para edificação — Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio. Originalmente publicada em 2001, esta norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) já se encontra em sua terceira edição

Vale lembrar que a revisão das normas técnicas na construção civil é um processo comum e desejável, a fim de atualizar os requisitos técnicos exigidos nos novos projetos e adequá-los às inovações tecnológicas características deste mercado.

Neste artigo, você vai conhecer melhor a estrutura e o conteúdo da NBR 14.718 e entender como aplicá-la com segurança em seus projetos. Vem com a gente!

O que é um guarda-corpo?

O guarda-corpo é um elemento construtivo que constitui uma barreira física de segurança para os usuários em ambientes com desníveis maiores do que 1 metro de altura. Assim pode ser em sacadas, varandas, terraços, rampas, escadas, entre outros. 

Também conhecido como parapeito, trata-se de um anteparo de proteção para que pessoas não sofram acidentes em desníveis que possam resultar em acidentes graves ou até fatais.

Ao especificar um guarda-corpo, é essencial considerar tanto as necessidades de segurança quanto estéticas. Veja alguns pontos importantes a considerar.

Estilo arquitetônico

O design deve estar em harmonia com a linguagem estética proposta para o ambiente, seja ela mais clássica ou mais contemporânea.

Transparência e visibilidade

Em casos como em edifícios tombados ou construções esportivas, os guarda-corpos devem empregar materiais transparentes para não obstruir a vista.

Tipos de guarda-corpo

Podem ser utilizados materiais mais rústicos– como a madeira – ou mais robustos – como o ferro forjado, o aço inoxidável e o alumínio. Vidros de segurança, por sua vez, oferecem aspecto moderno e leve, embora possam ser mais caros do que as soluções anteriores.

Dimensionamento e normas técnicas

Os guarda-corpos devem seguir as prescrições de normas como a NBR 14.718 e serem calculados considerando alturas mínimas, cargas suportadas, resistência mecânica e ao impacto e espaçamento das grades.

Manutenção e durabilidade

O projeto deve estabelecer diretrizes para manutenção e preservação da funcionalidade e a segurança do elemento ao longo de sua vida útil.

Glossário

  • Guarda-corpo: Elemento construtivo de proteção, com ou sem vidro, para bordas de sacadas, escadas, rampas, mezaninos e passarelas.
  • Gradil: Tipo de guarda-corpo constituído essencialmente de perfis, apresentando a configuração de grade.
  • Montantes: Perfis que constituem os elementos verticais de um guarda-corpo, ou de qualquer parte integrante deste.
  • Travessas: Perfis que constituem os elementos horizontais ou inclinados de um guarda-corpo, ou de qualquer parte integrante deste.
  • Peitoril: Travessa situada na parte superior do guarda-corpo.
  • Ancoragem: Sistema utilizado para fixação estrutural do guarda-corpo ou de seus componentes à laje de piso ou à cinta de concreto.
  • Insert: Elemento estrutural (pinos, chumbadores fixos ou de expansão e grapas) do sistema de fixação ao concreto, em aço inox
  • Conexão: Elemento de união entre partes ou componentes do guarda-corpo.
  • Gaxeta ou guarnição: Elemento auxiliar para fixação, com propriedades elásticas.
  • Zona de Estacionamento Normal (ZEN): Superfície acessível, horizontal e adjacente aos guarda-corpos

O que diz a NBR 14.718

A NBR 14.718 tem como principal objetivo fixar e determinar cada uma das condições exigíveis de guarda-corpos a fim de serem utilizados nas edificações para uso residencial e comercial. 

Muito importante ressaltar que a norma não é aplicável ao guarda corpo utilizado em passarelas sobre ruas, avenidas, ginásios de esportes ou ainda locais onde exista uma grande tendência de aglomeração pública. Estas situações têm definições diferentes. 

Dessa forma, a NBR 14.718:2019 está estruturada da seguinte maneira:

  1. Escopo
  2. Referências normativas
  3. Termos e definições
  4.  Requisitos
    1. Geral
    2. Uso específico
    3. Materiais
      1. Ancoragens e pontaletes
      2. Guarda-corpos de alumínio
      3. Guarda-corpos de aço
      4. Guarda-corpos de PVC
      5. Guarda-corpos de madeira
      6. Guarda-corpos de vidro
      7. Elementos de fechamento
      8. Contatos bimetálicos
    4. Projeto
      1. Requisitos gerais
      2. Espaçamentos mínimos dos vãos abertos nos guarda-corpos
      3. Ancoragem dos guarda-corpos
      4. Guarda-corpos instalados em escadas
    5. Sequência dos ensaios
  5. Métodos de ensaio
    1. Esforço estático horizontal
      1. Carga de uso
      2. Carga de segurança
    2. Esforço estático vertical
    3. Resistência a impactos
    4. Relatório de ensaios
  6. Aceitação
  7. Limpeza e manutenção
    1. Limpeza
    2. Manutenção
      1. Elementos de fixação
      2. Pintura

Anexos

A – Determinação do esforço estático horizontal

  • A1. Princípio
  • A2. Aparelhagem
  • A3. Preparação do corpo de prova
  • A4. Procedimento
  • A5. Expressão dos resultados

B – Determinação do esforço estático horizontal

  • B1. Princípio
  • B2. Aparelhagem
  • B3. Preparação do corpo de prova
  • B4. Procedimento
  • B5. Expressão dos resultados

C – Determinação da resistência a impactos

  • C1. Princípio
  • C2. Aparelhagem
  • C3. Preparação do corpo de prova
  • C4. Procedimento

Bibliografia

NBR 14.718 – Veja 5 desenhos da norma de guarda-corpos

Veja abaixo as principais especificações a respeito do guarda-corpo para que ele seja construído e utilizado de modo que ofereça verdadeiramente a proteção desejada. 

1) Altura do guarda-corpo

Segundo a NBR 14.718, a altura mínima do guarda-corpo deve ser de 1,1m em relação ao nível do piso (ZEN), conforme as figuras abaixo.

2) Desnível

Havendo desníveis que sejam superiores a 10cm (com a exceção de escadas ou rampas) deverá ser incluído um prolongamento dos guarda-corpos de no mínimo 30cm após o término do nível superior. 

3) Espaçamento entre perfis (vão-luz) 

A NBR 14.718 determina que, no caso de guarda-corpos com vãos abertos, o espaçamento entre perfis verticais (vão-luz) não deve ser superior a 0,11 m. Deve-se instalar um componente de fechamento no lado interno, até a altura de 0,45 m, quando houver perfis horizontais que permitam a escalada – inclusive nos elementos com desenhos ornamentais

4) Guarda-corpo ornamental

No caso de guarda-corpos com desenhos ornamentais, as folgas entre perfis não podem permitir a passagem de um gabarito prismático, conforme a figura a seguir.

4) Locais de instalação

Os guarda-corpos devem ser instalados em qualquer local de acesso livre a pessoas com um desnível maior do que 1,0 m entre o piso onde se encontram as pessoas e o patamar abaixo. Caso a rampa tenha um ângulo menor ou igual a 30°, não é obrigatória a existência de guarda-corpos, conforme a figura abaixo.

Conclusão

Os guarda-corpos são elementos construtivos essenciais para garantir a segurança de usuários de edificações e espaços públicos, evitando acidentes relacionados a quedas de altura, mesmo que pequenas. Por este motivo, devem seguir à risca as prescrições da norma técnica NBR 14.718, bem como outras normas relacionadas.

Por este motivo, é fundamental que seu projeto e o acompanhamento de sua instalação sejam realizados por profissionais qualificados, com domínio dos conceitos de resistência dos materiais e desempenho.  

Para ficar atento a mais assuntos técnicos, acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades do setor da construção civil que podem impactar o seu negócio.