banner sienge

Tenha um salto de qualidade na gestão estratégica com o Sienge Platform

9 de outubro de 2018

É muito provável que você já conheça o ERP, um sistema de gestão que integra as informações de todas as áreas das empresas. Pois, neste artigo, você vai conhecer o Sienge Platform, que traz o que há de mais avançado nessa tecnologia para as construtoras e incorporadoras.

Ele foi lançado ano passado e vai muito além de um simples ERP. Na verdade, representa um salto de qualidade poderoso nessa área, diante das crescentes demandas por diminuição de custos e aumento da produtividade no setor.

Trata-se de um ERP plataforma, ou seja, um sistema que consegue integrar todos os outros softwares e aplicativos usados pelas construtoras e incorporadoras.

sienge platformIsso significa o seguinte:

O Sienge ERP continua sendo a principal solução para gestão da sua empresa. Ele continua escalável, mas agora com o benefício de ser uma plataforma. Assim, integra-se não só com os seus próprios módulos, mas também com as outras ferramentas que você já usa.

Isso traz vantagens que multiplicam de maneira extraordinária a eficiência na administração de qualquer empresa. Tanto que, em pouco tempo, já é adotado por um grande número de companhias.

Vamos ver como ele funciona?

A importância do ERP

Precisamos lembrar que o ERP funciona, basicamente, como um grande banco de dados, centralizando os dados das diversas áreas que interagem e se realimentam.

Como você sabe, uma construtora ou incorporadora trabalha com um número imenso de variáveis dos seus vários setores, fornecedores, mão de obra, inúmeros materiais e equipamentos, toda a clientela, entre outros fatores para controlar e operar.

O ERP amarra todas essas pontas.

Faz todas as áreas existentes conversarem entre si, cruzando todas informações. Quando acontece uma mudança, como a incorporação de uma nova tecnologia, todos tomam conhecimento da novidade ao mesmo tempo e se adequam a ela.

Assim os gestores conseguem ter o domínio completo da situação, sempre em tempo real.

sienge platform

Revolução na gestão

Na verdade, um bom ERP revoluciona a gestão, coordenando dados, ações, que, de outra forma, estariam dispersos e desorganizados.

Em resumo, com um sistema ERP bem escolhido a empresa consegue:

  • Qualidade e eficácia;
  • Redução de custos;
  • Agilidade empresarial;
  • Eliminar o uso de interfaces manuais;
  • Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência);
  • Otimizar o processo de tomada de decisão;
  • Eliminar a redundância de atividades;
  • Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado;
  • Reduzir as incertezas do Lead time;
  • Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa;
  • Reduzir o tempo dos processos gerenciais;
  • Redução de estoque;
  • Redução da carga de trabalho, pois atividades repetitivas podem e devem ser automatizadas;
  • Melhor controle das operações da empresa;
  • Melhoria de Infra estrutura de Hardware;
  • Aprendizado em TI;
  • Adequação ao cumprimento das legislações federais, estaduais e municipais vigentes.

Agora imagine isto otimizado, maximizado.

É o que representa a adoção de um sistema em plataforma, como o Sienge Platform, ele multiplica todos esses benefícios, com resultados surpreendentes.

Sistema amigável e aberto

Neste sentido, eu posso garantir para você que o Sienge Platform é um sistema  totalmente amigável e aberto, capaz de absorver todas as soluções já disponíveis na sua empresa.

Sem redundâncias e travamentos.

Explicando melhor:

Um ERP é um software genérico ou específico para um segmento de mercado, que se propõe a fazer a gestão integrada, de toda ou parte, da operação e administração da empresa.

 

Esse ERP, na maioria das vezes, será instalado no ambiente computacional da própria construtora/incorporadora. Com isso, surgem também preocupações com os diferentes hardwares e sistemas operacionais envolvidos neste tipo de solução.

Antes de prosseguir, quero sugerir a você o nosso ebook “Tudo sobre ERP Sistema de Gestão Ideal para Empresas da Construção”, que pode ser baixado gratuitamente. É só clicar na imagem.

erp sienge platform

Clique na imagem para baixar gratuitamente

Agora, note a diferença.

Um ERP em plataforma, além de todos os recursos e características intrínsecos a um ERP, está todo ele em um ambiente em nuvem. Percebeu?

Isso é importantíssimo, porque no sistema em plataforma as preocupações com infraestrutura e sistemas operacionais ficam a cargo de quem provê o serviço. O empreendedor não tem dor de cabeça com isso.  

Além disso, a plataforma permite que os recursos do ERP sejam expandidos com mais rapidez e liberdade. E que sejam compartilhados com diversas outras ferramentas, através de rotinas específicas.

Tomada de decisões com segurança e rapidez

Com mais informações organizadas pelos módulos do ERP e os softwares agregados no Sienge Platform, não há detalhe importante que você não saiba da sua organização.

Convenhamos, assim fica muito mais fácil tomar decisões com segurança e rapidez, quando todos os elementos que você precisa saber estão disponíveis online, em tempo real.

Da forma tradicional, ao contrário, muitas dessas informações são replicadas de ferramenta para ferramenta de forma manual. Um cadastro de clientes, por exemplo, é realizado em diversas ferramentas, manualmente, numa operação sujeita a falhas e erros.

Mas, com um ambiente totalmente integrado, onde as ferramentas ‘se conversam’, o cadastro do cliente é realizado em uma única ferramenta e daí pode ser replicado de forma automática para todas as demais, sejam quantas forem.

Isso garante a consistência do dado, pois será o mesmo em todas as ferramentas.

Portanto, não há riscos de informações conflitantes e retrabalhos, por erros de transposição de dados, desatualização, ruídos de comunicação entre os módulos e softwares ou outra causa qualquer.

Todas as áreas e seus segmentos trabalham perfeitamente alinhados e sincronizados, de forma ágil e fluída.

Você deve estar querendo saber um pouco mais de como isso funciona. Vamos ver, então.

Utilização de APIs

Com a tecnologia do Sienge Platform essa comunicação com as outras ferramentas, muito prática e eficiente, é baseada na utilização de APIs.

Mas o que é um API?

API é um conjunto de rotinas ou padrões de programação para acesso a um aplicativo ou uma plataforma web.

Explicando melhor:

Quando duas ferramentas distintas se utilizam de APIs para interagir uma com a outra, essa comunicação está acontecendo baseada nas rotinas pré-estabelecidas em cada API. Tudo isso sem qualquer intervenção de um usuário.

Um exemplo prático, que não envolve o Sienge mas serve para entendimento, é o Google Maps.

Quando vc entra em um site de reserva de hotel, aparece um link para vc consultar a localização do hotel no mapa. O software do site de reserva está utilizando as APIs do Google Maps para enviar o endereço do hotel ao Maps, e recebe em troca a localização no mapa.

No Sienge Platform, um exemplo de utilização de API, é com a integração de um software CRM.

O CRM precisa apresentar informações do cadastro do cliente em alguma de suas funcionalidades. Ele utiliza a API de consulta de clientes do Sienge para buscar essa informação no ERP e apresentar no CRM.

A vantagem disso é que se amplia o uso do ERP de forma que passe a ser um centralizador de todas as informações relevantes para as construtoras e incorporadoras.

Isso permite que tais informações possam ser compartilhadas com outras ferramentas para um determinado uso específico.

Qualidade e praticidade

sienge platform

Conforme o gerente do Sienge Platform, Luciano Cervo, o que as empresas mais ganham com o produto são: produtividade, assertividade e eficiência nos dados e informações de seus empreendimentos.

“Isso se traduz em ganho de tempo e diminuição de custos nas atividades que passam a ser realizadas de forma integrada”, afirma.

Segundo ele, o que os clientes que já utilizam o Sienge Platform mais valorizam é a qualidade do produto, que é bastante consistente, e a sua praticidade de uso.

“Principalmente, a possibilidade de ampliação de uso do ERP fazendo com que as diversas ferramentas utilizadas pela empresa estejam de alguma forma interligadas entre si”.

Ele acrescenta que sua maior vantagem em relação a outros produtos similares é que eles ainda não estão no nível de uso 100% da web, muito menos no nível de plataforma.

Veja agora a opinião de quem já usa essa tecnologia

É importante você conhecer também a opinião de quem já usa a tecnologia, como o diretor da Dimas Construções, de Florianópolis, Fabrício Schveitzer.

A Dimas utiliza cinco módulos do Sienge ERP: Planejamento, Orçamento, Financeiro, Contábil e Compras. E foi a pioneira na adoção do Sienge Platform, que representou uma nova solução para suas necessidades.

“Uma das demandas que nós tínhamos era conectar as nossas informações (do Sienge ERP) com outros serviços e a disponibilidade do Sienge de abrir isso e permitir que a gente use as APIs para fazer as integrações com sistemas, desde BIs (Business Intelligence, da Microsoft) até bots que respondem a perguntas dos clientes, nos gerou um potencial de produtividade absurdo”, afirma Schveitzer.

“É você gerar informação de uma ferramenta e levar para outra, que faz um determinado trabalho e traz de volta a informação pronta. Esse é um salto que já foi dado em outros segmentos e impacta bastante na gestão e no dia a dia do negócio” completa.Para ele, nos próximos anos o segmento da construção civil vai experimentar, gostar e aderir a esse tipo de novidade. Pense nisso.

Produção mais  inteligente e rápida

As demandas do mercado não param de aumentar e pressionam construtoras e incorporadoras por produtividade, diminuição de custos e mais qualidade.

Buscar na tecnologia a qualificação da gestão estratégica para alcançar essas metas é decisivo para quem quer sobreviver e crescer no setor.

Como você pode ver, o Sienge Platform representam um considerável avanço nessa área. Ele responde às necessidades de evolução na gestão das empresas que precisam focar na sua atividade fim.

É um produto que facilita a tomada de decisões e torna a produção mais inteligente, rápida e eficiente. Vale a pena conhecer.

Espero que você tenha gostado do conteúdo. Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos, pode ser útil para eles também.

Tomás Lima

  • Gestor de Conteúdo
  • Graduado em Administração pela UFMG
  • Apaixonado por Construção Civil
 

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa