Melhore a Gestão de Custos em sua Construtora

Brenda Bressan Thomé

Escrito por Brenda Bressan Thomé

14 de março 2016| 5 min. de leitura

Compartilhe
Melhore a Gestão de Custos em sua Construtora

Dicas para fazer uma gestão de custos da construtora de forma eficiente com ajuda da sustentabilidade e tecnologia.

Uma das oportunidades para enfrentar a crise na construção civil é o lançamento da terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida e as grandes obras previstas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Diante disso, a pergunta que fica é: sua construtora está preparada para aproveitar essas possibilidades que estão por vir? A quantas anda o nível de eficiência dos seus processos? Se você estiver aberto a projetos de acompanhamento, controle e redução de custos a resposta é “sim”.

Afinal, essa prática ajuda, entre muitas outras coisas, a identificar oportunidades de realocação de recursos para projetos de maior rentabilidade à empresa, principalmente em um cenário complexo como este, em que o empreendedor deve estar preparado para investir e não deixar as oportunidades irem embora.

A redução de custos na construtora representa muito mais do que ações isoladas de economia de recursos: é uma estratégia extremamente importante para ajudá-la a reconquistar seu espaço no mercado e se manter competitiva. Este post apresenta três dicas relacionadas a sustentabilidade e tecnologia para impulsionar sua construtora a iniciar esse projeto com sucesso. Vamos a elas:

#1 Aposte na sustentabilidade

Uma pesquisa realizada pelo Secovi/SP (Sindicato de Habitação) mostrou que obras que apostam em soluções sustentáveis costumam ter um acréscimo de 1,6% a 8,6% no seu valor final. Por outro lado, os resultados da prática de investir em sistemas que permitam o uso mais eficiente de recursos como água, energia e insumos não têm preço. Esse investimento é compensado com a redução de custos tanto na fase de construção quanto depois da entrega do empreendimento. O imóvel é valorizado e os gastos que os moradores terão no futuro são reduzidos. A sustentabilidade já é utilizada como argumento de venda pela sua construtora?

#2 Conte com a tecnologia e a inovação

O mau hábito de deixar as coisas sempre como estão não faz parte do script das empresas que querem se desenvolver e ocupar uma posição de destaque no mercado. Para ser reconhecida como uma construtora que inova e está sempre buscando formas diferentes e mais eficientes de realizar seus processos é importante estar sempre atualizada nas novidades do mercado. Feiras de negócios e o acompanhamento de projetos de universidades e publicações específicas do setor estão entre as práticas nas quais você já pode começar a investir.

#3 Automatize a gestão de custos da construtora

Um projeto de redução de custos pode ser iniciado com sucesso dentro de uma construtora a partir do momento em que ela conseguir ter uma visão do todo de seus gastos e das demais informações que incidem sobre eles. Isso é possível com a adoção de uma solução tecnológica especializada no segmento, o que ajuda a planejar os próximos passos da empresa com foco na gestão de custos da construtora, além de integrar informações que permitem maior eficiência aos processos e ajudar a ter as informações do fluxo de caixa sempre atualizadas e em mãos. Se sua empresa ainda não automatizou os processos, a hora é agora!

Lembre-se que cada construtora possui sua própria realidade e essas dicas podem servir de ponto de partida para você encontrar ainda mais oportunidades de redução de custos camufladas no dia a dia de seus processos. Por isso, não deixe de revisitar suas práticas para ficar a cada dia mais perto da excelência operacional.