Guia para Pequenas construtoras: 6 dicas essenciais para o seu negócio crescer em 2023

Mariana Soares

Escrito por Mariana Soares

15 de junho 2023| 11 min. de leitura

Compartilhe
Guia para Pequenas construtoras: 6 dicas essenciais para o seu negócio crescer em 2023

Em um mercado competitivo com o da construção civil, as pequenas construtoras enfrentam diversos desafios que impedem o seu crescimento.

Desde o impacto de políticas macroeconômicas até pequenas decisões de gestão de negócios, existem inúmeras variáveis que devem ser levadas em conta na hora de planejar um crescimento a curto, médio e longo prazo.

Pensando nisso, o GO Gestor Obras elaborou este artigo com 6 dicas essenciais para o crescimento de pequenas construtoras.

A partir delas, gestores de construtoras de pequeno porte conseguem identificar os principais elementos ao seu alcance que podem ser a virada de chave no crescimento contínuo e saudável do negócio.

O que impacta o crescimento de pequenas construtoras?

De modo geral, o cenário político e econômico do país é um dos fatores que impacta diretamente o crescimento de pequenas empresas. 

Do preço dos insumos para a construção às taxas de juros, diversos elementos da macroeconomia do país impactam o cotidiano das pequenas construtoras.

No entanto, desafios relacionados a particularidades do setor e à gestão das empresas também são relevantes e impactam diretamente o sucesso de uma construtora no mercado da construção civil.

Capital limitado

Uma das principais barreiras para o crescimento de pequenas construtoras é a falta de capital

Sem acesso a financiamentos adequados, há uma maior dificuldade na realização de investimentos em equipamentos modernos, tecnologias avançadas e na contratação de mão de obra qualificada. 

Além disso, o capital limitado também afeta a escalabilidade dos negócios uma vez que uma pequena construtora tem uma capacidade limitada para executar projetos de maior porte.

Competitividade do setor da construção civil

O mercado da construção civil é altamente competitivo, e as pequenas construtoras muitas vezes enfrentam dificuldades para se destacar em meio a grandes empresas do setor. 

A falta de recursos e de uma marca consolidada pode dificultar a conquista de contratos importantes e a obtenção de uma base sólida de clientes. 

Para se tornarem competitivas, muitas construtoras de pequeno porte recorrem a uma redução dos preços dos serviços oferecidos. 

No entanto, essa decisão impacta diretamente a lucratividade geral do negócio e, por consequência, sua capacidade de crescimento a médio e longo prazo.

Gestão ineficiente de negócios

Nem todos os motivos que impactam negativamente o crescimento de pequenas construtoras fogem do controle dos gestores, pois uma gestão ineficiente de negócios pode facilmente impedir que uma empresa cresça.

A falta de planejamento estratégico, processos ineficientes, dificuldades na gestão de projetos e uma comunicação falha podem resultar em atrasos, custos adicionais e insatisfação dos clientes. 

Uma gestão eficiente é fundamental para maximizar a produtividade, otimizar os recursos disponíveis e garantir a qualidade dos serviços prestados.

6 dicas essenciais para o crescimento de pequenas construtoras

Agora você já sabe quais os principais motivos que prejudicam o crescimento de construtoras de pequeno porte.

Confira 6 dicas essenciais que o GO Gestor Obras preparou para ajudar pequenas construtoras a crescer, mesmo em um cenário econômico desafiador e um mercado competitivo como é o da construção civil.

1. Fortaleça o relacionamento com clientes e parceiros

Investir no relacionamento com clientes e parceiros é uma estratégia fundamental para o crescimento de uma pequena construtora. 

Mantenha uma comunicação próxima e transparente com os clientes, buscando entender suas necessidades e expectativas. 

Além disso, estabeleça parcerias estratégicas com fornecedores confiáveis, buscando melhores condições comerciais e compartilhando conhecimentos técnicos.

Baixe agora mesmo o Guia Gratuito de Como cotar e comprar melhor no ecossistema da construção civil.

2. Invista em tecnologia e inovação na construção civil

A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na indústria da construção civil. 

Busque identificar as soluções tecnológicas mais adequadas para o seu negócio, como softwares de gestão de projetos, ferramentas de orçamentação e equipamentos modernos. 

A automação de processos e o uso de novas tecnologias podem aumentar a eficiência operacional, reduzir erros e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Em um mercado competitivo, o uso de tecnologias estratégicas também pode ser usado como um diferencial no mercado, especialmente quando eles resultam em uma melhora na qualidade de entrega dos projetos.

Baixe gratuitamente o relatório do GO Gestor Obras sobre O Cenário da Adoção de Tecnologia da Indústria da Construção em 2023.

3. Desenvolva uma equipe qualificada

Uma equipe qualificada é um dos principais ativos de uma construtora, principalmente em um mercado com um alto custo na mão de obra especializada e capacitada para a construção civil.

equipe qualificada para pequenas construtoras

Se a mão de obra qualificada tem um custo muito alto para uma empresa, uma excelente decisão de negócios com objetivo de crescimento é a capacitação interna da mão de obra existente.

Invista na capacitação dos seus colaboradores, oferecendo treinamentos e oportunidades de desenvolvimento profissional. 

Além disso, promova um ambiente de trabalho motivador e valorize o talento interno, buscando reter os melhores profissionais. 

Uma equipe qualificada e engajada é capaz de executar projetos com excelência e contribuir significativamente para o crescimento da construtora.

4. Aperfeiçoe a gestão de projetos

Uma gestão de projetos eficiente é essencial para o sucesso e crescimento de uma construtora. 

Estabeleça indicadores de desempenho e utilize ferramentas de controle para acompanhar o progresso dos projetos, identificando possíveis desvios e tomando medidas corretivas. 

Uma gestão de projetos bem executada aumenta a eficiência, reduz custos e melhora a reputação da construtora.

Conheça 8 vantagens de um ERP para pequenas construtoras

5. Fique atento às oportunidades de mercado para pequenas construtoras

Para crescer, uma construtora precisa identificar e aproveitar oportunidades de mercado. 

Esteja atento às demandas do mercado e às tendências do setor. Procure diversificar sua atuação, explorando diferentes segmentos ou nichos de mercado. 

Além disso, acompanhe as políticas públicas e programas de incentivo à construção civil, que podem abrir portas para novos contratos e projetos. 

Uma empresa que se adapta às necessidades do mercado e se mantém atualizada tem mais chances de crescimento e sucesso.

6. Cuide da gestão financeira da sua construtora

gestão financeira pequenas construtoras

A gestão financeira é um aspecto crítico para o crescimento de qualquer negócio. Mantenha um controle rigoroso das finanças, monitorando receitas, despesas e fluxo de caixa. 

Faça um planejamento financeiro sólido, estabelecendo metas e acompanhando regularmente os resultados. 

Busque formas de reduzir custos operacionais e otimizar o uso dos recursos disponíveis. 

Download gratuito do Guia para otimizar recursos em pequenas construtoras

Além disso, mantenha um relacionamento saudável com instituições financeiras e explore alternativas de financiamento, como linhas de crédito específicas para o setor da construção civil.

Conclusão: o crescimento das pequenas construtoras é um desafio possível!

O crescimento de pequenas construtoras é um desafio, mas não é impossível. 

Superar as barreiras financeiras, lidar com a competição acirrada e aprimorar a gestão são passos essenciais para impulsionar o crescimento a curto, médio e longo prazo.

Investir no relacionamento com clientes e parceiros, adotar tecnologias inovadoras, desenvolver uma equipe qualificada, aperfeiçoar a gestão de projetos e cuidar da gestão financeira são medidas fundamentais para o sucesso.

Lembre-se de que o crescimento é um processo contínuo e exige adaptação às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. 

Esteja sempre atento às tendências e inovações do setor, buscando se destacar e oferecer um diferencial competitivo.

Com dedicação, foco e a implementação consistente dessas dicas, sua pequena construtora estará no caminho certo para o crescimento sustentável e o sucesso a longo prazo.

Faça uma gestão eficiente e completa da sua construtora com o GO Gestor Obras

 

O GO Gestor Obras é um software de gestão integrada para pequenas construtoras com 3 módulos: Financeiro, Compras e Engenharia.

Com o GO Gestor Obras você organiza as finanças da sua construtora, planeja um orçamento realista e controla os prazos dentro e fora da obra.

demonstração erp para pequena construtora

O dashboard dinâmico e a apropriação de custos por etapas permite que você aprenda com os dados e faça um orçamento eficiente para os projetos.

Clique aqui e faça um teste grátis do GO Gestor Obras agora mesmo

Das 100 maiores construtoras do Brasil, 61 utilizam soluções da Softplan

O Ranking INTEC 2023 foi divulgado e 61 construtoras entre as 100 maiores do Brasil usam soluções do nosso grupo para potencializar sua atuação no mercado da Indústria da Construção. 

O Ranking é composto com base na área construída pelas construtoras em 2022.

O GO Gestor Obras é uma solução Softplan, um dos maiores ecossistemas de negócios SaaS e pioneiro na transformação digital do país.

Leia a matéria completa no link: Ranking INTEC: 100 maiores construtoras do Brasil.