Data science: 7 benefícios do uso de dados na indústria da construção

Matheus Dellagnelo

Matheus Dellagnelo

Cofundador e CEO da Indicium

24 de junho 2021

Compartilhe

O uso de dados na indústria da construção e a aplicação de técnicas data science trazem inúmeros benefícios para o setor, incluindo a tomada de decisão fundamentada, a redução de riscos, o aumento da previsibilidade e muito mais. Por isso, essas tendências devem ser observadas por quem deseja crescer e destacar-se nesse mercado. 

Quer entender mais sobre o assunto?

Continue a leitura e explore os 7 benefícios que a ciência de dados oferece à indústria da construção.

A importância do uso de dados na indústria da construção

Hoje, é possível coletar, registrar e analisar informações em todas as etapas da cadeia de produção industrial. Com isso, a indústria da construção detém informações poderosas para melhorar processos, economizar recursos, gerar mais eficiência e valor de negócio. 

Apesar dos benefícios mencionados, muitas construtoras enfrentam desafios que as impedem de evoluírem e usarem dados estrategicamente. Estes são alguns exemplos:

  • dificuldade de coletar e organizar dados
  • falta de ferramentas adequadas
  • falta de conhecimento para analisar dados
  • escassez de profissionais qualificados 
  • dificuldades com registros históricos

E as consequências negativas do mau uso de dados são inúmeras para essas organizações e acarretam em falhas de processo, na perda de oportunidades de negócio, na redução de desempenho e em atrasos nas entregas dos projetos.

Portanto, uma coisa é certa: há uma verdadeira dificuldade na utilização de dados para a geração de valor e impacto de negócio na indústria da construção. 

Qual é a solução para isso? Continue a leitura e descubra! 

Os 7 benefícios do uso de dados na indústria da construção 

Agora que você já sabe da importância da ciência de dados na indústria da construção, chegou a hora de descobrir os 7 benefícios do uso de data science nessa indústria. Vamos lá?

1. Gestão de projetos facilitada

Com a imensa quantidade de dados gerados diariamente e a variedade de tecnologias disponíveis, é difícil imaginar uma gestão de projetos moderna e eficiente sem a análise e o uso de dados. 

Por isso, para que os projetos de construção civil sejam devidamente gerenciados, recomenda-se a coleta e análise de dados em tempo real. 

Com isso, é possível ter informações precisas para fundamentar decisões de forma eficiente e os projetos podem ser finalizados com sucesso, em tempo e dentro do orçamento.

Estas são outras melhorias que profissionais da indústria da construção podem desenvolver com o uso de disso de tecnologias de data science na gestão de projetos:

Gestão e operação de obra de construção civil.

2. Mais previsibilidade 

A análise preditiva é uma técnica avançada de data science e que combina dados históricos e dados atuais para a elaboração de previsões futuras.

Considerando as incertezas e mudanças constantes no processo construtivo, a sua aplicação é de grande valia para construtoras, permitindo a identificação de riscos, problemas e desafios antes mesmo de acontecerem.

Por exemplo, é possível realizar a simulação de cenários, incluindo condições geográficas, financeiras e estruturais para garantir obras mais eficientes e de qualidade. 

3. Planejamento e orçamentos inteligentes

Com a ciência de dados, construtoras podem criar orçamentos e planejamentos inteligentes, deixando a intuição de lado. Como?

Cruzando dados históricos e dados de mercado como parâmetro para avaliar com precisão a sua capacidade de entrega, a disponibilidade de funcionários, níveis de oferta e demanda, a necessidade de materiais específicos e muito mais.

Além disso, também é possível incluir a análise de riscos dentro das etapas de planejamentos e orçamentos de obras. 

Com isso, as construtoras podem mapear potenciais riscos envolvidos no processo e escolher fornecedores de materiais e mão de obra de qualidade.

Construção civil na prática.

4. Melhor controle logístico e de armazenamento

Você sabia que o departamento de logística é um dos que mais pode se beneficiar com a ciência de dados?

Ao aplicar data science nessa área, uma construtora pode controlar melhor a cadeia de suprimentos, otimizar serviços operacionais, aumentar a precisão na entrega de seus produtos, e muito mais.

5. Análise de indicadores e cruzamento de dados

A gestão de indicadores é fundamental para o monitoramento e otimização de processos para uma gestão cada vez mais eficiente, por isso, é parte essencial de um planejamento bem-sucedido

E não é por acaso que essa área tem tudo a ver com data science. Sabe por quê?

Ao combinar a ciência de dados com a análise de indicadores, é possível cruzar dados relevantes de negócio, em tempo real, para que a gestão controle o andamento de projetos e obtenha insights valiosos para dar os próximos passos com mais eficiência e previsibilidade.

Com isso, essas empresas têm mais informações para tomarem decisões estratégicas, direcionarem recursos, otimizarem processos e deixarem seus clientes satisfeitos.

6. Redução de desperdício

Sabe-se que a compra e o gerenciamento de materiais são fundamentais para o resultado de um projeto de sucesso na indústria da construção.

Com a aplicação de data science na construção civil, os gerentes podem prever com precisão a quantidade de insumos necessários para a execução de determinada obra bem como o estimar o tempo para realizarem determinadas tarefas.

Além disso, também é possível utilizar modelos preditivos para avaliar níveis de desperdício a partir de dados históricos, como padrões de obras e projetos passados. 

O resultado: redução de custos, menos riscos, processos otimizados, orçamentos assertivos e o melhor aproveitamento dos materiais.

7. Redução de riscos e aumento da segurança

Sabia que o uso da análise de dados na indústria da construção pode gerar impactos positivos, reduzindo riscos e aumentando a segurança dos trabalhadores? Explicamos.

Hoje, é possível instalar sensores e gadgets capazes de coletar dados em tempo real sobre as condições de trabalho em um local de construção, incluindo temperatura local, intensidade de ruído e partículas de poeira. 

Com isso, as construtoras podem antever, de forma precoce, problemas e riscos que podem impactar a saúde dos trabalhadores e usar essas informações para tomarem as providências necessárias para prevenir incidentes e aumentar a segurança no trabalho.

Como implementar data science na indústria da construção civil?

Para aproveitar o poder que a ciência de dados pode fornecer à indústria da construção, você precisa das ferramentas e metodologias certas

Por quê?

Com o uso adequado de dados, as construtoras podem se preparar para coletarem e explorarem informações relevantes para monitorarem todos o processo produtivo, incluindo:

  • dados do local de trabalho coletados por wearables, dispositivos móveis e sensores em equipamentos e materiais.
  • dados contábeis e de progresso de trabalho do escritório.
  • dados de gerenciamento de projeto e muito mais. 

Não sabe como começar? Confira esse material!

Sem dúvidas, se você começar hoje, estará cada vez mais perto de um futuro com informações poderosas, mais previsibilidade, menos riscos e mais vendas.

Compartilhe