Construtoras em Fortaleza: Eficiência e qualidade na construção

Taiana Silveira

Escrito por Taiana Silveira

6 de fevereiro 2023| 15 min. de leitura

Compartilhe
Mercado imobiliário de Fortaleza, capital do estado do Ceará, tem sido um dos mais aquecidos do país nos últimos anos

As construtoras em Fortaleza vivem hoje um momento de forte recuperação depois dos efeitos econômicos da pandemia de covid-19.  A capital cearense tem visto um crescimento do mercado imobiliário e da valorização dos imóveis residenciais, comerciais e hoteleiros em diversos bairros. É neste contexto que as construtoras que conhecem as necessidades locais se destacam entre as concorrentes.

Neste texto, vamos falar sobre as principais construtoras de Fortaleza, desde a sua história até as tendências atuais. Vamos abordar as principais construtoras ao longo dos anos, passando pelas atuais, e chegando às novidades e tendências na construção civil na cidade. Além disso, vamos apresentar os bairros em que essas empresas estão lançando seus empreendimentos imobiliários.

Características do mercado imobiliário em Fortaleza

O mercado imobiliário de Fortaleza, capital do estado do Ceará, tem sido um dos mais aquecidos do país nos últimos anos. Isso se deve, principalmente, à crescente valorização dos imóveis na região, o que tem atraído a atenção de investidores e compradores.

A cidade é o principal polo econômico do Estado do Ceará e tem um dos maiores PIBs do Nordeste, o que tem contribuído para o crescimento do mercado imobiliário. Além disso, a cidade é um importante destino turístico, o que tem aumentado a demanda por imóveis para aluguel temporada, especialmente em bairros como Aldeota e Meireles, com forte apelo turístico.

Outro fator que tem contribuído para o crescimento do mercado imobiliário de Fortaleza é o aumento da renda da população local. Isso tem permitido que mais pessoas possam adquirir imóveis, o que tem aumentado a demanda e, consequentemente, a valorização dos imóveis.

A valorização dos imóveis na região tem atraído a atenção de investidores e compradores, e esse crescimento deve continuar nos próximos anos. Muitos compradores têm buscado preferencialmente por lugares com paisagens turísticas, praias e proximidade aos centros urbanos. A segunda moradia tem se tornado um mercado crescente.

É comum encontrar, nos rankings de maiores empresas de construção do Brasil, muitas incorporadoras e construtoras de Fortaleza. Atentas às novas demandas do setor, elas adaptaram seus produtos após a pandemia, incorporando a transformação digital e utilizando ferramentas como tours virtuais e contratos digitais para atender aos clientes de forma remota.

Veja, a seguir, as características dos principais bairros da cidade para empreendimentos imobiliários das construtoras em Fortaleza.

Meireles

Meireles é um bairro de alto padrão, com os imóveis mais caros do Estado do Ceará e um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País. É um bairro composto por imóveis residenciais e hotéis para atender a turistas brasileiros e estrangeiros. Para isso, conta com uma infraestrutura comercial completa, com supermercados, shopping center, teatro, galerias de arte, cortados pela principal via da cidade, a conhecida Avenida Beira-Mar.

Engenheiro Luciano Cavalcante

É um bairro formado por condomínios fechados e casas de alto padrão, marcado pela alta gastronomia de seus restaurantes. Próximo ao Centro de Convenções do Ceará e do Shopping Center Via Sul, vem passando por um processo de valorização imobiliária, despertando o interesse das construtoras de Fortaleza, que lançam novos empreendimentos imobiliários no bairro.

Praia do Futuro

É um dos centros turísticos mais conhecidos da capital cearense, que atualmente vive um momento de aquecimento imobiliário. Como consequência, o valor do metro quadrado tem subido acima da média do restante da cidade. A requalificação do bairro e o investimento do Poder Público na melhoria da urbanização e da segurança pública do bairro tem despertado o interesse de investidores na região, sobretudo pelo potencial do já conhecido bairro turístico local.

Aldeota

O bairro Aldeota, localizado na cidade de Fortaleza, é conhecido por sua vida noturna agitada e diversas opções de bares e restaurantes. Além disso, o bairro também é conhecido por sua vida cultural, com vários teatros e espaços de exposição. O bairro é frequentemente visitado por turistas e moradores locais devido à sua atmosfera vibrante e ao grande número de opções de entretenimento. Aldeota também é um bairro residencial, com muitos prédios e apartamentos modernos e luxuosos. Ele também tem boa infraestrutura, com várias escolas, hospitais e estações de transporte público. Além disso, o bairro também possui vários parques e praças, oferecendo aos moradores e visitantes espaços ao ar livre para se divertir e relaxar. Em resumo, o bairro Aldeota é uma ótima opção para aqueles que procuram uma vida urbana vibrante e desfrutar de todas as comodidades de uma cidade grande.

Dionísio Torres

É conhecido por sua atmosfera tranquila e arborizada. É um bairro residencial e comercial, com uma boa infraestrutura, incluindo escolas, hospitais e estações de transporte público. Ele é cercado por vários parques e praças, oferecendo aos moradores e visitantes espaços ao ar livre para se divertir e relaxar. Outra peculiaridade do bairro é sua arquitetura. Ele possui um grande número de imóveis antigos e históricos, com arquitetura colonial e art déco, que se destacam pela sua beleza e características únicas.

Centro
O centro de Fortaleza é um dos bairros mais antigos e históricos da cidade, com imóveis antigos e charmosos. Ele é uma área central, com fácil acesso a transporte público e comércio, e tem um grande potencial imobiliário para reformas e revitalização.

Fátima

Com uma boa localização, perto de bons comércios e serviços, o bairro é uma ótima opção para investimentos imobiliários, tanto para compra de imóveis residenciais para moradia quanto para locação. O bairro tem uma grande variedade de opções de imóveis, desde casas e apartamentos mais antigos, até edifícios modernos e luxuosos. Além disso, o bairro tem um grande potencial para investimentos em imóveis comerciais, como lojas e escritórios.

Joaquim Távora

O bairro Joaquim Távora, localizado em Fortaleza, é um bairro predominantemente residencial, com muitas casas e poucos prédios. Ele tem limites definidos, com quatro avenidas conhecidas e é conhecido por seu mercado tradicional, existente há quase 70 anos, e pelo Parque Rio Branco, que é um local conhecido e é um espaço verde de 7 hectares. O bairro é um bairro tranquilo e com boa localização, próximo a bons comércios e serviços e tem um potencial imobiliário.

Papicu

localizado na zona leste de Fortaleza, é conhecido por sua localização estratégica, próximo a bairros nobres, polos comerciais, como o Shopping RioMar Fortaleza e espaços de lazer, como o Parque do Cocó e a Beira Mar. Ele oferece uma boa infraestrutura com farmácias, escolas, supermercados e hospitais. Além disso, é ideal para famílias e recém-casados com rotina corrida, devido a sua localização privilegiada. O bairro tem vivido um grande crescimento imobiliário e tem um potencial de valorização de imóveis otimista. Ele possui ótimos acessos às principais avenidas da cidade e é um bairro equilibrado entre construções residenciais e comerciais, com ótimas opções de lazer e comércio.

Quais as principais construtoras em Fortaleza?

As construtoras em Fortaleza se destacam pela inovação e pelo profundo conhecimento das exigências do consumidor local, assim como das demandas de construções voltadas ao turismo e ao comércio.

Entre as principais empresas da capital cearense, estão:

  • Construtora Colmeia: É uma construtora com mais de 30 anos de atuação em Fortaleza, com projetos residenciais e comerciais na cidade e região metropolitana.
  • Construtora Mota Machado: Uma das maiores construtoras do estado, com projetos residenciais e comerciais, além de atuar também na área de engenharia civil e obras públicas.
  • Construtora Manhattan: Construtora com foco em empreendimentos residenciais de alto padrão, com projetos modernos e arrojados.
  • Construtora Dias de Sousa: Uma das principais construtoras do estado, com projetos residenciais, comerciais e hoteleiros, atua há mais de 25 anos no mercado e já recebeu três vezes o título de construtora do ano do Sinduscon-CE.
  • Diagonal: Destaca-se por seus projetos arrojados, requinte dos acabamentos, inovação tecnológica, excelência no atendimento e rigor na execução das obras, tendo entregue mais de 7 mil unidades e mais de 2 milhões de m² de área construída.
  • Magis Construtora: Seus empreendimentos são concebidos com base em arquitetura inteligente, visando reduzir os impactos ambientais. Os projetos são marcados pela inovação, pela qualidade e pelo rico paisagismo.
  • BSPar Incorporações: Com um vasto portfólio de produtos desejados em Fortaleza, a empresa se destacou ao entregar em 2019 o BS Design, o primeiro empreendimento comercial a receber a certificação LEED Gold.
  • Rolim Engenharia: Construtora com projetos residenciais e comerciais, além de atuar na área de engenharia civil e obras públicas.
  • Moura Dubeux: embora não seja cearense, a construtora atua no mercado imobiliário de Fortaleza e é reconhecida por sua qualidade nas unidades entregues, assim como pelas boas práticas de gestão e trabalho.

Sinduscon-CE reúne as principais construtoras de Fortaleza

Segundo maior do País, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE) reúne as principais construtoras de Fortaleza, a capital estadual. O sindicato também atua na capacitação e qualificação dos trabalhadores do setor, promovendo cursos e treinamentos para atualizar os conhecimentos e habilidades dos profissionais da construção civil. É sua função, também, promover campanhas de conscientização e de segurança no trabalho, visando à redução de acidentes e à melhoria das condições de trabalho no setor.

Outra atividade importante do Sinduscon-CE, que recentemente completou oito décadas de existência, é a promoção e participação em feiras e eventos voltados para a construção civil, para fomentar o networking entre as empresas e o contato com as últimas tendências e tecnologias do setor.

Em resumo, o Sinduscon-CE é uma entidade fundamental para o desenvolvimento do setor da construção civil no Ceará, representando e defendendo os interesses dos empresários do setor, promovendo capacitação e qualificação dos trabalhadores e fomentando o crescimento econômico do Estado.

Construtoras de Fortaleza de olho no crescimento do mercado imobiliário cearense

O Sinduscon-CE realizou um levantamento e verificou que o mercado imobiliário do estado alcançou R$ 4,3 bilhões em valor geral de vendas em 2022, um aumento de 53,5% em relação ao ano anterior.

A expectativa é que o mercado continue crescendo e alcance os R$ 5 bilhões em 2023. O presidente do Sinduscon-CE atribui esse crescimento a fatores como redução da taxa de juros e facilidade no crédito. Ele também destaca que o setor imobiliário contribui para a economia local, gerando empregos e renda.

A expectativa é que o mercado continue crescendo, gerando ao menos 10% de crescimento no valor geral de vendas em 2023. A construção civil também é um importante gerador de empregos no estado, atualmente contabilizando 77.133 postos formais e previsão de gerar mais 5 mil vagas no ano.

Mercado de alto padrão

Um dos pontos fortes das construtoras em Fortaleza é a construção de imóveis de luxo e alto padrão. Este mercado, aliás, tem se mostrado bastante resiliente, mesmo após o período pós-pandêmico. De acordo com dados do Banco Central, estima-se que o crescimento do mercado imobiliário de luxo seja ainda mais imponente em 2023.

Um dos principais motivos que impulsionou esse crescimento na procura de propriedades de luxo foi o aumento na modalidade de trabalho remoto, ou “home office”. Com as pessoas passando mais tempo em casa, houve uma demanda por casas e apartamentos maiores, que oferecessem um espaço adequado para o trabalho.

Outro fator que contribuiu para o crescimento do mercado de imóveis de luxo foi a busca por qualidade de vida. Com o isolamento social, as pessoas passaram a valorizar mais características como contato com a natureza e espaço verde. A queda dos juros também contribuiu para o aumento na procura por imóveis de luxo, já que tornou os financiamentos mais acessíveis. Além disso, com as fronteiras fechadas durante a pandemia, muitas pessoas optaram por investir em imóveis no Brasil, ao invés de investir no exterior.

Conclusão

O mercado imobiliário na capital cearense tem apresentado crescimento significativo. O VGV encerrou 2022 em R$4,3 bilhões e deve alcançar R$5 bilhões em 2023, segundo o Sinducon-CE. Alguns dos bairros mais valorizados na capital cearense incluem Meireles, Engenheiro Luciano Cavalcante, Praia do Futuro, Aldeota, Dionísio Torres, Centro, Fátima, Joaquim Távora, e Papicu.

Há uma enorme variedade de boas construtoras em Fortaleza, sendo que a maioria dela está associada ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará, o segundo maior do País. Essas empresas conhecem muito bem as tendências e preferências do mercado local, assim como as novas demandas, especialmente relacionadas ao turismo na cidade.