Conheça a chave para reduzir o seu tempo de gestão de obras

Fabrício Bizonin

Fabrício Bizonin

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Profissional com grande conhecimento na área de orçamentos, licitações, acompanhamento de obras, gestão e qualidade na execução. Atualmente trabalha Consultor Estratégico no Sienge Go!.

4 de fevereiro 2020

Na construção civil, como você sabe, ganhar tempo na gestão de obras é fundamental para o cumprimento dos prazos e a competitividade das construtoras. Alcançar as metas nas datas previstas é um tremendo desafio para os empreendedores do setor.

Isso é ainda mais complicado nas micro e pequenas construtoras, pois elas costumam trabalhar com uma estrutura funcional muito enxuta para diminuir seus custos. Não há responsáveis específicos para cada área da empresa, como nas organizações maiores.

Normalmente, trabalham com um proprietário ou dois sócios, mais um auxiliar administrativo e um estagiário de engenharia, não muito mais que isso.

Dessa maneira, o dono ou sócio precisa captar clientes, preparar orçamentos, fazer a cotação dos materiais e realizar as compras. Além disso, pagar contas, cuidar do fluxo de caixa, conferir a movimentação bancária e, ainda  por cima, acompanhar as obras, entre outras tarefas. 

No meio disso tudo, acontecem com frequência atrasos, retrabalho, muita perda de tempo e de dinheiro também. Isso não parece familiar para você? Como sair dessa roda-viva enlouquecedora?

gestão de obras 1

Muitas empresas estão encontrando a resposta que precisam na tecnologia, mais especificamente num sistema de gestão como o Sienge Go!. Siga a leitura e vou lhe explicar como ele foi desenvolvido e como pode otimizar a administração dos seus empreendimentos.

Gestão de obras com o Sienge Go!

O Sienge Go! é, na verdade, um ERP ou Sistema Integrado de Gestão, porém, totalmente focado nas necessidades reais das micro e pequenas construtoras. 

Ele foi desenvolvido com a participação e validação de mais de cem empresas do ramo que apontaram suas principais dificuldades e os processos onde mais precisam evoluir.

Dessa avaliação com o público-alvo surgiu o Sienge Go!, um sistema intuitivo, muito fácil de operar, que automatiza e agiliza tarefas como orçamentos, compras, cadastros, pagamentos, entre outras. 

A ferramenta coloca em comunicação as diversas áreas da empresa, organiza as informações, disponibiliza os dados e emite relatórios de análise instantâneos.

Sua configuração está assentada em três módulos que costumam ser as áreas mais críticas de uma construtora, especialmente as menores:

  • Sistema Financeiro – Permite verificar sem nenhuma complicação, a qualquer hora, a real situação das finanças da construtora. O preenchimento de informações é muito simples e as respostas são sempre muito rápidas.
  • Sistema de Compras – Faz a análise automática dos pedidos e alerta se você está pagando a mais por um produto que já comprou anteriormente. Também informa se tudo foi entregue corretamente na obra.
  • Sistema de Engenharia – Nunca foi tão fácil fazer um orçamento. Ele trabalha com mais de 600 insumos pré-cadastrados, com apenas três cliques, aponta se o orçado condiz com o que foi realizado.

A economia de tempo que se consegue pela integração desses três sistemas e a automatização de todos os processos da gestão é extraordinária! 

Enquanto nas velhas planilhas o gestor precisa lançar uma mesma informação em diversos locais, no Sienge Go! ela se auto reproduz em todas as áreas onde precisa constar, com apenas um único lançamento, a informação é consumida e utilizada nos outros módulos e em dashboards de análise em tempo real. 

Da mesma forma, quando é preciso lançar mão desses dados para uma análise de cenário não é preciso ficar procurando um à um pelas planilhas. 

Por exemplo, ao lançar no Sienge Go! uma compra de material que precisa ser feita, o próprio sistema envia essa informação para o panorama de compras, comparando insumo por insumo e lhe dando uma análise de orçado x comprado, onde você pode identificar facilmente onde sua obra está saindo do seu controle .

Ao mesmo tempo, já lança no Financeiro uma nova despesa em relação a essa compra.

Isto é, toda informação que se lança no sistema é copiada e processada em vários módulos, além de ser lançada diretamente para o Fluxo de Caixa.

Numa planilha de Excel, você sabe como é: lança numa página a lista de materiais, depois precisa lançar em outro local as despesas correspondentes e assim por diante. Se quiser um relatório completo das compras, das despesas, das receitas e outros itens, nunca se consegue com a agilidade necessária.

Isso rouba muito tempo do empreendedor e a gestão se torna morosa, muitas vezes comprometendo o seu cronograma de execução das obras.

Decisões mais ágeis e assertivas

Em contrapartida, uma das principais vantagens do Sienge Go! está na tomada de decisões mais ágeis e assertivas. Isso é possível porque as informações lançadas no sistema são apresentadas nos campos de análise do seu Dashboard.

Decidir dessa maneira é mais fácil e rápido porque não é preciso catar as  informações dispersas em planilhas e ainda ter o trabalho de analisá-las para fazer suas escolhas. 

No Sienge Go!, todos os dados são agrupados e analisados pelo próprio sistema, com uma presteza incrível!

gestão de obras 2

Também é preciso reforçar a facilidade que se tornou fazer um orçamento com essa ferramenta. Você sabe que as estimativas de valores de uma obra devem oferecer um bom preço ao cliente e, ao mesmo tempo, garantir o retorno necessário para que a empresa tenha uma boa lucratividade e mantenha-se sustentável.

Ao orçar a obra neste sistema você se utiliza de suas composições de custo unitário para mensurar os custos de seus serviços, e quando você informa a quantidade de cada serviço, a  própria ferramenta calcula as quantidades e os valores a serem gastos com materiais, bem como a despesa de mão de obra.

Vale destacar ainda que ele é muito fácil de operar, pois foi projetado com base na experiência do usuário (user experience). Isto é, tomou-se como uma diretriz da sua estruturação a maneira mais simples e rápida possível do cliente manejar o sistema.

É por isso que uma conta a pagar ou a receber, por exemplo, pode ser criada no Sienge Go! em menos de 20 segundos, enquanto gerar uma compra leva menos de um minuto.

Conclusão: tempo é dinheiro

gestão de obras 3

Tempo é dinheiro, diz o ditado, por isso chega de você se sobrecarregar com tarefas que, além de burocráticas, cansativas, tiram o seu foco da obra e da atenção ao cliente. 

Resolva esse problema com a tecnologia do sistema de gestão, ela está disponível para ajudar todas as empresas a conquistarem espaços e crescer no mercado. Um ERP como o Sienge Go!, atualmente, não é mais uma ferramenta de luxo, destinada somente às grandes companhias.

Ele já está perfeitamente adaptado às demandas mais urgentes das construtoras de menor porte. E pode ser o grande diferencial que você está precisando para o salto adiante da sua empresa. 

Espero que você tenha gostado desse conteúdo, mas caso tenha restado alguma dúvida faça contato conosco, conte com a nossa ajuda para todo esclarecimento que precisar. 

Agora, gostaríamos de saber a sua opinião sobre esse tema. Deixe seu comentário e compartilhe o texto com seus sócios e amigos, pode ser  útil para eles também.

Obrigado pela leitura e até o próximo artigo.