Gestão de obras: Como ter mais produtividade e eficiência na construção

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

12 de agosto 2021| 6 min. de leitura

Compartilhe
Gestão de obras: Como ter mais produtividade e eficiência na construção

 

Na construção civil, como você sabe, ganhar tempo na gestão de obras é fundamental para o cumprimento dos prazos e a competitividade das construtoras. Alcançar as metas nas datas previstas é um tremendo desafio para os empreendedores do setor.

Isso é ainda mais complicado nas micro e pequenas construtoras: elas costumam trabalhar com uma estrutura funcional muito enxuta para diminuir seus custos. Não há responsáveis específicos para cada área da empresa, como nas organizações maiores.

Normalmente, trabalham com um proprietário ou dois sócios, mais um auxiliar administrativo e um estagiário de engenharia, não muito mais que isso.

Dessa maneira, o dono ou sócio precisa captar clientes, preparar orçamentos, fazer a cotação dos materiais e realizar as compras. Além disso, pagar contas, cuidar do fluxo de caixa, conferir a movimentação bancária e, ainda  por cima, acompanhar as obras, entre outras tarefas. 

No meio disso tudo, acontecem com frequência atrasos, retrabalho, muita perda de tempo e de dinheiro também. Isso não parece familiar para você? Como sair dessa roda-viva enlouquecedora?

Muitas empresas estão encontrando a resposta que precisam na tecnologia, mais especificamente num sistema de gestão como o GO Gestor Obras. Veja quais são os benefícios de contratar uma plataforma como essa.

Organização de processos

O primeiro benefício é um dos maiores: a oportunidade de organizar e revisar processos importantes de trabalho. Sem processos claros, ou seja, métodos que podem ser replicados sempre do mesmo jeito sem erros, é muito difícil manter a produtividade de forma constante.

Por outro lado, com uma gestão integrada, fica mais fácil encontrar os problemas com os processos que já existem ou criar processos do zero com eficácia. Isso tudo acontece porque a visão que a gestão integrada oferece é muito mais ampla, tornando os processos mais eficazes.

organização na gestão de obras?

Ambiente de trabalho melhor

Outro grande benefício de ter uma plataforma de gestão integrada é que isso promove um ambiente de trabalho melhor, tanto do ponto de vista da produtividade quanto do moral. E o motivo é simples.

Com a gestão integrada as equipes cometem menos erros, sofrem menos com problemas de organização e comunicação e alinham melhor as expectativas em cada processo. 

Ou seja, o sistema reduz ou elimina todos os maiores pontos de conflito que surgem no dia a dia do trabalho e afetam tanto o ânimo dos colaboradores quanto seu rendimento.

Eficácia na comunicação

A comunicação é um dos pilares para a gestão de obras produtiva e eficiente. Não tem como fazer um bom trabalho sem receber informações exatas e, de preferência, em tempo real, ainda mais no canteiro de obras, onde tudo é muito dinâmico. 

Mas como a gestão integrada resolve isso? De uma forma simples.

Como toda a informação fica centralizada numa única plataforma, que funciona na nuvem, tudo o que cada equipe precisa saber está disponível o tempo todo. Além disso, com a atualização das informações em tempo real, não há desencontros que exigem retrabalho.

Qualidade na tomada de decisões

Um dos papéis de um bom gestor é tomar decisões inteligentes que ajudem a cumprir o objetivo definido da melhor forma possível. No caso de uma obra, isso envolve terminar dentro do prazo, do orçamento, com o nível de qualidade planejado e segurança dos colaboradores.

Agora, pense em todos esses pontos. Cada um deles exige uma série de processos, técnicas, pessoas e competências diferentes. Organizar tudo isso ao mesmo tempo, às vezes com mais de uma obra para gerenciar ao mesmo tempo, é complicado.

gestão de obras eficiente

Por isso, uma ferramenta como a plataforma integrada de gestão, que automatiza tarefas manuais repetitivas, oferece precisão, transparência, segurança e agilidade é essencial. Com isso, sua tomada de decisões fica muito mais clara e assertiva.

Agilidade para resolver problemas

Por fim, não podemos esquecer de que não importa quanto você trabalhe com bons processos, profissionais preparados e materiais de qualidade, você terá problemas. Mas, novamente, a gestão integrada pode ajudar. 

Com um sistema eficiente de gestão, fica mais fácil encontrar o problema, definir a melhor solução e executar imediatamente. Assim, você não deixa o problema se espalhar ou crescer.

Por fim, não tem como ignorar o valor de ter uma gestão de obras produtiva e eficiente. Afinal, quanto mais eficiência, mais lucro e menos problemas para resolver. 

Tempo é dinheiro

Tempo é dinheiro, diz o ditado; por isso, chega de você se sobrecarregar com tarefas que, além de burocráticas, cansativas, tiram o seu foco da obra e da atenção ao cliente. 

Resolva esse problema com a tecnologia do sistema de gestão, ela está disponível para ajudar todas as empresas a conquistarem espaços e crescer no mercado. Um ERP como o GO Gestor Obras, atualmente, não é mais uma ferramenta de luxo, destinada somente às grandes companhias.

Ele já está perfeitamente adaptado às demandas mais urgentes das construtoras de menor porte. E pode ser o grande diferencial que você está precisando para o salto adiante da sua empresa. Portanto, escolha a Sienge para a gestão de obras e otimize seus resultados.