Como funciona o Sienge Plataforma na prática

Bruno Loturco

Bruno Loturco

Jornalista
15 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário e o setor de construção civil

12 de outubro 2020

Há algum tempo já falamos sobre o que é o Sienge, a plataforma tecnológica de gestão para a construção civil. Naquele texto eu falei que o Sienge conta com um menu completo de soluções para atender a todas as etapas e demandas de negócios de construção, incorporação, entre outros. Agora, chegou a vez de falar como funciona o Sienge Plataforma na prática.

Vou explicar como o Sienge Plataforma tem ajudado a transformar a indústria da construção. Ou seja, como a principal plataforma de gestão para o setor da construção agrega funcionalidades próprias e de parceiros para entregar soluções de ponta a ponta para os clientes com base nas chamadas jornadas de negócio.

Afinal, o cuidadoso processo de curadoria tecnológica do Sienge Plataforma se baseia nas jornadas que as empresas de construção cumprem para fazer seus negócios rodarem no dia a dia. Mas antes de contar como funciona o Sienge Plataforma, é importante explicar brevemente o que é uma plataforma.

Sienge Plataforma se baseia nas jornadas das construtoras

O que é o Sienge Plataforma?

De forma geral, podemos dizer que uma plataforma tecnológica é uma solução que promove a integração entre pessoas e empresas. Um smartphone, por exemplo, é uma plataforma. Afinal, é uma solução tecnológica que coloca as pessoas em contato com os aplicativos.

Assim, uma plataforma cria um ecossistema digital em torno de si com base na participação de três tipos de players:

  1. Proprietário da plataforma, que no nosso exemplo é o Sienge;
  2. Fornecedores de soluções, que são nossos parceiros de integração que desenvolvem ferramentas e produtos para serem acessados a partir do Sienge;
  3. Consumidores ou clientes, que adquirem e usufruem dos serviços disponíveis no Sienge Plataforma.

O Sienge Plataforma ajuda a empoderar seus clientes. Porque uma das principais características de uma plataforma é possibilitar a escolha das soluções às quais se quer conectar, da mesma maneira que você escolhe quais apps quer baixar e usar no seu celular.

Dessa maneira, o Sienge Plataforma gera um enorme potencial de revolucionar a forma como uma empresa realiza sua gestão. E com ganhos expressivos de compliance, segurança, confiabilidade nas informações e produtividade.

Tudo isso sem deixar de lado a possibilidade de cada empresa personalizar o leque de soluções com as quais prefere trabalhar. Então, vamos ver como isso funciona na prática.

Como funciona o Sienge Plataforma?

Na prática, o Sienge Plataforma promove gestão integrada de verdade, pois atua como espinha dorsal tecnológica dentro de seus clientes. Assim, proporciona controle de ponta a ponta para quem o utiliza. É que a visão proporcionada pelo Sienge Plataforma vai muita além dos módulos de engenharia, financeiro, contabilidade, fiscal, suprimentos ou outros.

Todas essas funcionalidades estão presentes no Sienge Plataforma. No entanto, a abertura do sistema permitiu que outras soluções, desenvolvidas por empresas parceiras, pudessem se conectar ao Sienge Plataforma e aumentar ainda mais o controle sobre a gestão. Atualmente, integram à plataforma mais de 25 softwares.

Sienge Plataforma integra mais de 25 softwares

Dessa maneira, com auxílio de ferramentas auxiliares, o Sienge consegue ir até o detalhe dentro do canteiro de obras ou da equipe de vendas, por exemplo. Ou seja, o gestor tem acesso em tempo real a informações sobre o andamento da obra ou relacionadas às vendas. E tudo de forma integrada, com total segurança sobre os dados que trafegam na plataforma e ao alcance de um clique.

É o caso, por exemplo, da integração com o Construtor de Vendas. O CRM especializado no mercado imobiliário é totalmente integrado ao Sienge. Então, toda a gestão do relacionamento com o cliente pode ser feita por meio do Sienge. Essa integração facilita a gestão do repasse das unidades, a comissão dos corretores e até mesmo os processos de vistoria e entrega das chaves.

Mas como as ferramentas se integram à plataforma?

APIs e conectores

A plena integração entre o Sienge Plataforma e as ferramentas acontece, na prática, a partir de duas soluções tecnológicas conhecidas como APIs e conectores.

De forma resumida, APIs funcionam como pontes capazes de fazer a interligação entre diferentes softwares ou aplicativos. Dessa maneira, são capazes de imprimir automatização na transferência dos diferentes dados que trafegam entre as ferramentas e o Sienge Plataforma.

Os conectores também são responsáveis por promover integração entre sistemas, mas num nível mais profundo. Por isso, em geral, ele fazem a transferência de dados mais sensíveis, como no caso de transações financeiras, por exemplo.

O importante, em último caso, é entender que a integração via Sienge Plataforma é totalmente automatizada e proporciona segurança e agilidade na transferência de dados em tempo real. Ou seja, se inserir uma informação inserida na obra, ela fica disponível imediatamente para o escritório e vice-versa.

O resultado são decisões baseadas em informações confiáveis e que trafegam em segurança, proporcionando assertividade à gestão dos empreendimentos.

Como funciona o Sienge Plataforma: visão por jornadas

Muito mais do que um recurso tecnológico, a atuação do Sienge Plataforma como solução integrada de gestão está relacionada a um olhar estratégico sobre o negócio dos clientes. E essa transformação está baseada na visão por jornadas de negócio.

O Sienge se baseia nas seguintes jornadas para atender a seus clientes:

  • ACE (Aquisição, Construção e Estoque)
  • Crédito Imobiliário
  • Vendas
  • Financeiro
  • Pós-Vendas
  • Compliance

Isso significa que o Sienge Plataforma entrega soluções de ponta a ponta para cada uma dessas jornadas. Assim, garante que os clientes tenham integração total nos dados que trafegam dentro das jornadas e entre elas, permeando cada uma dessas camadas.

Sienge Plataforma atende a várias jornadas, incluindo a comercial

Para entender melhor, vamos tomar como exemplo a venda de unidades. A jornada de vendas do Sienge Plataforma entende que se trata de um processo que envolve diferentes módulos, integrações e funcionalidades do Sienge. Isso tudo impacta aspectos relacionados ao financeiro, ao crédito imobiliário, ao estoque, dentre outros.

Então, na prática, o Sienge entrega a solução completa. Para isso, recorre a funcionalidades criadas internamente ou se integra a parceiros quem tenham a tecnologia necessária para endereçar a demanda. Assim, basta o cliente selecionar as soluções com as quais deseja contar para gerenciar sua empresa.

Conclusão

Além de entender como funciona o Sienge Plataforma, você viu como ele se posiciona e atua como ponto central da solução tecnológica de seus clientes, dando suporte total à gestão estratégica das empresas.

E vimos também que a criação de um ecossistema tecnológico proporciona agilidade e confiabilidade às tomadas de decisão por parte dos gestores de empresas de construção. 

Portanto, ao se posicionar dessa maneira, o Sienge se tornou o maior marketplace do setor. Na prática, isso significa elevar de patamar os níveis de gestão, governança e compliance para seus clientes. Por meio de tecnologia e integração, o Sienge Plataforma ajuda a transformar a construção!

Veja agora 6 motivos para utilizar as conexões do Sienge Plataforma. Até a próxima!