Construção Civil – Qual a tecnologia mais adequada?

Construção Civil –  Qual a tecnologia mais adequada?

Saiba como uma solução especializada pode ajudar no crescimento da Construção Civil.

Apesar do cenário difícil na economia, as empresas que tornam seus processos internos ágeis e estruturados, tendem a atravessar melhor a turbulência e sair dela fortalecidas. Por isso, esse é o momento ideal para revisitar processos e identificar seus pontos de melhoria. A qualidade dos processos internos será a catalizadora do crescimento das empresas da construção civil e a tecnologia tem papel fundamental, pois é ela que potencializa esses processos, organizando, padronizando e agilizando-os. Uma solução especializada no segmento da construção civil é capaz de integrar os departamentos e garantir execuções mais rápidas e eficientes, otimizando seus recursos (seja material, financeiro ou mão de obra). Quer saber como um software de gestão especializado na indústria da Construção Civil pode ajudar em cada departamento da sua construtora? Confira:

#1 COMPRAS

Segundo levantamento do IBGE, divulgado em julho de 2015 pelo jornal Estado de Minas, o valor dos materiais já representa mais que 50% do custo nacional da construção por metro quadrado. Portanto, um processo de compras eficiente impacta diretamente na rentabilidade da sua construtora. Nesse departamento, um software de gestão especializado possibilita:

  • Integração com outras áreas: a equipe de projetos ou a área de engenharia pode dar entrada nas solicitações de compra, permitindo que os compradores se dediquem à seleção e negociação com fornecedores.
  • Agrupamento de solicitações: a partir do cadastro das cotações de preço já existentes, o sistema consegue agrupá-las por semelhança e assim ampliar seu poder de negociação junto aos fornecedores.
  • Integração com fornecedores: por meio de um portal, os fornecedores cadastrados recebem as solicitações e enviam suas cotações e depois é criado um mapa comparativo e alertas para facilitar a escolha do melhor parceiro. Eleitos os fornecedores, os pedidos podem ser gerados de forma automática, agilizando muito o processo.
  • Workflow: permite um processo padronizado com um fluxo de tarefas, aprovações e avaliação dos fornecedores que facilita a organização da equipe.

#2 FINANCEIRO

Já existem empresas que estão oferecendo financiamento diretamente aos seus clientes para impulsionar as vendas. Será que essa seria uma boa opção para a sua construtora? Uma solução moderna de tecnologia, totalmente focada no segmento da construção civil pode te ajudar a avaliar possibilidades como essa, com exatidão para não comprometer o capital de giro. Veja o que mais ela pode oferecer:

  • Integração total: o software reflete as movimentações do setor de Compras e Comercial diretamente no módulo financeiro, garantindo dados precisos. Dessa forma, é possível fazer melhor gestão do fluxo de caixa, articulando o desembolso com o recebimento de cada obra, por exemplo.
  • Visão geral: relatórios operacionais completos, com múltiplas possibilidades de visualização das contas a pagar, a receber, extrato credor, inadimplência, descontos, saldos de adiantamento, entre outros.
  • Verificação de baixas: a manutenção do histórico de clientes integrado ao sistema Contratos e Medições economiza até 90% do tempo dedicado a conferência das baixas junto ao banco.

#3 ENGENHARIA

Faz parte da rotina dos engenheiros acompanhar mais de uma obra acontecendo ao mesmo tempo e em localidades diferentes. Para não deixar escapar nenhum detalhe que acarrete em retrabalho ou atraso na entrega do projeto, a tecnologia ideal deve permitir total controle da gestão dos empreendimentos, inclusive por tablet ou smartphone. Veja como a tecnologia ajuda a Construção Civil em cada etapa:

  • Orçamento: velocidade na montagem dos orçamentos, reaproveitando informações já cadastradas no sistema, além de permitir a configuração das composições, etapas e subetapas específicas de cada obra.
  • Planejamento: eficiência total com a lista de tarefas vinculadas aos custos, além de cronogramas físicos e financeiros da obra. Você pode ainda usar calendários para estabelecer os dias de trabalho e feriado/folga dentro de cada obra (informação valiosa para a área de Recursos Humanos, não é mesmo?).
  • Acompanhamento: visualizar graficamente as medições físicas das obras torna muito mais fácil a comparação entre o planejado e o realizado, trazendo agilidade para solucionar imprevistos ou atrasos nos empreendimentos.

Como você pôde perceber, a tecnologia especializada no setor da construção civil é a mola propulsora para o crescimento das construtoras. Esse é o momento ideal para colocar a casa em ordem, otimizando os processos para que, mais adiante, quando o mercado recuperar seu fôlego, você esteja pronto para aproveitar as oportunidades.