Como fazer a sua construtora crescer: 5 dicas para aplicar no seu negócio

Brenda Bressan Thomé

Escrito por Brenda Bressan Thomé

1 de setembro 2018| 4 min. de leitura

Compartilhe
Como fazer a sua construtora crescer: 5 dicas para aplicar no seu negócio

Ser empreendedor no setor da Construção Civil é se perguntar todos os dias como fazer sua construtora crescer, certo? É preciso ter muito jogo de cintura e construir bases sólidas em seus processos, principalmente em um mercado tão competitivo, com projetos tão complexos e inovadores.

O cenário é conhecido: ao perceber boas oportunidades, o empreendedor tende a começar um negócio com muita garra e vontade, mas encontra problemas por ter se preparado pouco para planejar e gerenciar o dia a dia de uma empresa, otimizar processos e investimentos, por exemplo.  

Quer saber como investir ou financiar construções através do Minha Casa Minha Vida? Essa página tem tudo que você precisa saber sobre o programa!

O potencial de sucesso dos empreendedores brasileiros é maior do que a média mundial. É o que afirma o estudo “Cultura Empreendedora no Brasil: O potencial para empreender com Alto Impacto”, realizado pela Endeavor (organização referência em fomento ao empreendedorismo no Brasil).

O estudo teve como base quatro pilares:

  1. Visão de Oportunidade;
  2. Proatividade;
  3. Criatividade;
  4. Sonho Grande.

Quando comparada à média mundial, a pontuação dos brasileiros é significativamente maior nos dois primeiros fatores, além de alcançar a maior média global.

[adrotate banner=”94″]

Mesmo com todo esse potencial, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), metade das empresas fecha as portas após quatro anos da data de sua abertura. E evidentemente você que atua na Construção Civil, já percebeu que, com a crise na economia nacional, os cuidados devem ser redobrados e você empreendedor deve investir seus esforços de forma planejada e estruturada, sempre com o foco em como fazer uma construtora crescer.

  • De acordo com o Sebrae, cerca de 50% dos pequenos empresários não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo e quase 30% dos negócios encerram suas atividades antes do segundo ano de vida.
  • As principais causas da mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil, de acordo com a entidade, são a falta de planejamento e de conhecimento dos aspectos de gestão de um negócio.

Como deixar a sua construtora fora desses números?

Mais do que nunca, o setor de construção civil precisa de empresas dispostas a mudar o cenário e devolver o otimismo à economia. E para isso, os empreendedores precisam estar dispostos a se dedicarem para perpetuar seu negócio.

Você pode (e deve!) inserir pequenas mudanças úteis e atualizações tanto internas quando externas e que demandem menor investimento e otimizam os resultados.

Por isso, separamos 5 dicas com os aspectos fundamentais que merecem atenção especial.

Quais são eles?

Você pode conferir rapidamente nesse vídeo que mostra 5 dicas valiosas para encontrar alternativas para fazer sua construtora crescer:

Se você se interessou pelo assunto, recomendamos para você o nosso Kit gratuito: Estruturar para Crescer. Ele é uma compilação de nossos melhores materiais sobre o assunto. Você pode baixar clicando AQUI ou na imagem abaixo.

estruturar para crescer