Como escolher um software BIM

Bárbara Cristina Blank Garibaldi

Bárbara Cristina Blank Garibaldi

Formada em Direito e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalha como Software Developer na Softplan. Faz parte da equipe que promove o Grupo de Estudos em BIM na Softplan/Sienge.

22 de julho 2020

A indústria da construção está no meio de uma mudança de paradigma na concepção e execução de projetos de construção. E parte dessa mudança está sendo impulsionada por uma confiança crescente no software BIM, que é uma representação digital das características físicas e funcionais de uma instalação.

Os softwares que trabalham com a metodologia BIM fornecem uma visão abrangente de todos os elementos da construção antes de serem fisicamente construídos. E isso ajuda os projetistas, arquitetos e construtores a eliminar quaisquer deficiências no design em todo o ciclo de vida da obra, reduzindo custos e economizando tempo.

Tempo e custo são os dois elementos mais importantes em um projeto de construção. Assim, um pequeno desvio ou uma sobreposição detectada apenas no final da obra pode significar aumento de custos e tempo gasto. Por outro lado, a representação digital em BIM permite que todas as partes envolvidas e interessados entendam as implicações práticas do design.

Por isso, neste artigo eu vou mostrar para você a importância do BIM e como escolher um software BIM para a sua empresa.

A importância do software BIM

A tecnologia, quando usada corretamente, pode agregar imenso valor a qualquer tarefa que você precise executar, e o BIM faz exatamente isso.

Alguns benefícios do BIM incluem planejamento abrangente, qualidade aprimorada do projeto, mitigação de riscos e melhora no cronograma do projeto. Além disso, a visualização e a análise associada criam medidas de custo mais precisas.

O Software BIM é muito relevante na construção civil atual

Essa modelagem aprimora a criação e manutenção da estrutura necessária para monitorar o progresso da atividade. Você pode aproveitar o BIM no local da obra, com transferências regulares de dados do campo para o escritório e vice-versa.

O valor do BIM aumenta com o tempo, graças aos grandes conjuntos de dados disponíveis. Por isso, é possível criar modelos de pré-orçamento, simular projetos com qualidade e acompanhar o progresso da obra em tempo real.

Qual software BIM escolher?

Os benefícios do uso do BIM são muitos:

  • economia de tempo;
  • controle de custos;
  • coleta e análise de dados simplificada;
  • eliminação de erros humanos;
  • estimativa precisa dos materiais de construção;
  • e detecção de conflitos no projeto.

Os softwares BIM ganharam importância no passado recente e hoje existem muitos provedores de softwares no mercado. Pode ser difícil escolher um software BIM. Então para facilitar a escolha, aqui estão alguns pontos-chave a serem considerados:

1. Priorize suas necessidades

Não existe uma solução perfeita para todos os tipos de software. Ter um único pacote de software que provê todos os recursos para todas as etapas da construção e em todos os níveis de desenvolvimento BIM, simplesmente não é realista.

Todo pacote de softwares possui vantagens e, em alguns casos, você pode precisar de várias soluções de diferentes tipos de software para atender aos seus requisitos. Com isso em mente, priorize suas necessidades de negócios determinando quais recursos você gostaria de ter e os que você absolutamente deve ter.

Então classifique as prioridades desses recursos específicos em termos do que é realmente necessário. Tenha em mente que, nenhum fornecedor de software pode ter a solução perfeita para suas necessidades sem saber quais são essas necessidades.

Depois disso invista tempo e recursos suficientes para priorizar suas necessidades e avaliar completamente todas as nuances dos produtos que você está considerando.

2. Know-how

Algo importante a se considerar ao selecionar um software BIM é a experiência. Por isso, é importante pensar em perguntas como:

  • Em quantos projetos aquele software foi utilizado?
  • Que papel específico ele desempenhou?
  • Qual a magnitude dos projetos?
  • O foco eram obras residenciais, comerciais, ou industriais?

Essas perguntas ajudarão a fornecer informações sobre o quanto aquele software é recomendado ou não para o seu tipo de uso.

3. Presença Internacional

Um software BIM com presença e experiência internacional poderá trazer uma maior profundidade e ferramentas que um software BIM local.

A experiência internacional indica que o software está preparado para atender às melhores práticas internacionais, oferecendo para tanto ferramentas e tecnologia de ponta. Isso pode adicionar uma riqueza ao seu próprio planejamento e execução do projeto.

4. Tecnologia de ponta

A maturidade BIM no Brasil e no mundo vem aumentando exponencialmente nos últimos anos. Da mesma maneira, os softwares em BIM também passaram por muitas evoluções.

Então é fundamental saber se o software em consideração está usando as ferramentas mais recentes e está alinhado com as normativas nacionais e internacionais mais modernas. Então não se trata apenas do software de modelagem, mas sim, de todos os avanços tecnológicos no campo da construção, seja no canteiro ou no pós obra.

5. Referências de terceiros

Se um software BIM é tão bom quanto afirmam ser, você o ouvirá de seus usuários no mercado. Além disso, faça uma verificação de referência, entre em contato com as referências de clientes que eles fornecerem.

Ninguém pode oferecer informações precisas sobre um software melhor do que os clientes aos quais eles foram associados. Esse feedback dos usuários o ajudará a entender aspectos como acurácia, suporte, atualizações, capacidade de cumprir prazos e outros aspectos importantes para você.

6. Versões de teste

Depois de analisar os pontos acima descritos, é hora de experimentar os softwares escolhidos, a partir de suas versões de teste (trial). Assim você vai descobrir realmente qual solução funciona melhor para a sua necessidade.Mas para que esse teste funcione você precisa estar preparado.

Então faça o seguinte:

  • procure por um guia de implementação ou de uso do software;
  • identifique quais membros da equipe realmente usarão o software e envolva alguns deles nesse processo de avaliação;
  • tenha alinhado o que você espera do software e onde especificamente você acha que isso o ajudará.

É muito mais provável que sua equipe use o software que você escolher se melhorar o fluxo de trabalho. Portanto, use seu insight como fator final para decidir qual plataforma é melhor para você.

Opções de software BIM a Considerar

Se os benefícios do BIM o intrigaram o suficiente, você provavelmente está montando sua lista de softwares BIM agora. Há uma abundância de opções para escolher, muitas das quais oferecem os benefícios mencionados acima.

Mas se você não quer investir muito, ou apenas quer testar essa tecnologia para ver se ela se adapta à sua realidade, escolha uma dentre as várias ferramentas gratuitas de software BIM.

BIM é a representação real antes da cosntrução

Podemos destacar quatro ferramentas conhecidas no mercado:

1. Visualizadores BIM Gratuitos

Existem muitos desses visualizadores BIM gratuitos no mercado aberto. São aplicativos que permitem visualizar modelos 3D de edifícios, ajudando a ver o design em questão da perspectiva do BIM.

O BIM Vision é um exemplo, trata-se de um visualizador de modelo IFC (Industry Foundation Class) que permite visualizar modelos virtuais de vários sistemas. Este tipo de software BIM permite ajustar o modelo 3D ao seu gosto. Este software pode ser usado em tablets com Windows e em computadores.

Além disso, você tem a opção de BIMx da Graphisoft, uma ferramenta interativa de comunicação e apresentação em 3D, na qual é possível fazer upload e revisar desenhos em 3D. Este aplicativo visa eliminar erros no processo de construção.

2. Tekla Bimsight

Gratuito para usuários do Windows, isso permite que você colabore em um projeto de construção. Com um fluxo de trabalho combinado, pessoas em locais diferentes podem criar modelos e compartilhar informações em tempo real. Este software BIM usa medição, marcação e navegação 3D para verificar os modelos.

3. Bim Assure

Essa ferramenta estabelece regras que ajudam os usuários a identificar, analisar e resolver problemas antes de sincronizar as correções de volta ao modelo de origem.

Ele aproveita os dados no local e garante aos contratados a integridade dos modelos. Além disso, ele gerencia dados de transferência em todo o projeto e construção.

Comprando o Software BIM mais adequado

Depois de identificar o pacote de software que melhor se adapta aos seus requisitos, decida exatamente o que você precisa. E isso inclui:

  • número de cópias de software;
  • contratos de manutenção;
  • e possível treinamento.

Então solicite uma cotação. Certifique-se de comprar o produto porque ele fornece uma solução real e não porque você gosta do vendedor ou porque o fornecedor fez muitas promessas a você.

Escolher um bom software BIM é uma decisão de negócios importante

Novo software pode ser a chave para desbloquear seu potencial. Assim, aproveite o tempo para acertar, e seu investimento se mostrará econômico com a maior produtividade da equipe. Além disso, a escolha certa irá ajudá-lo a obter benefícios de custo, economizar tempo e esforço e ajudá-lo a se destacar na execução do projeto.

Quer se aprofundar ainda mais no assunto para fazer uma escolha certeira? Baixe agora o e-book completo que fizemos com tudo que você precisa saber sobre o software BIM!