![Ciclo PDCA: como funciona para Pequenas Construtoras?](https://www.sienge.com.br/wp-content/uploads/ciclo-PDCA-3-768x209.png)
Para gerir uma pequena construtora hoje existem diversos desafios. Um deles é a capacidade de se adaptar e melhorar constantemente os serviços e as obras entregues. Os clientes estão cada vez mais exigentes e o mercado cada vez mais competitivo e saturado. Para se continuar no mercado não basta somente fazer o que veio dando certo: temos que melhorar!
Para você conseguir melhorar seus serviços e produtos é essencial melhorar de dentro para fora, partindo de seus processos e métodos internos, até a maneira como se relaciona com o cliente. A proposta deste artigo é trazer uma das ferramentas mais úteis para a melhoria contínua de sua empresa, conhecida como ciclo PDCA.
Para entender porque esta metodologia é um ciclo constante, vou mostrar alguns exemplos que farão sentido para você. Além disso, trarei ferramentas complementares a este ciclo e tratarei da importância de se implantar esta cultura na sua empresa e como isso pode ser feito. Vou começar falando um pouco do conceito de melhoria contínua.
![ciclo PDCA](https://www.sienge.com.br/wp-content/uploads/ciclo-PDCA.png)
Melhoria contínua
Estamos num mercado dinâmico, onde empresas que não tem nenhum prédio são as que lucram mais com aluguel, e as que não tem nenhum carro são as que ganham mais com transporte. Isso mostra que a nossa concorrência não está necessariamente onde costumava estar há 5 anos e pode vir de lugares e empresas inesperadas.
Num contexto de empresas e construtoras menores, a grande concorrência e o mercado desacelerado por si só já servem de desafio para você fazer a sua empresa dar lucro. Atender bem o cliente, entregar o que lhe é contratado no prazo combinado, já não garantem o seu destaque neste mercado onde se busca também um custo mais baixo.
O seu cliente, muitas vezes por ser leigo, tem dificuldade em entender o valor do seu serviço e acaba comparando com serviços de inferior qualidade. Porém isso não é motivo para deixar a qualidade de lado, muito pelo contrário! O cliente pode fazer uma vez com o mais barato, mas não fará a segunda vez se não for bem atendido e a obra for entregue com qualidade.
A médio e longo prazo é a sua qualidade e os seus diferenciais que agregam valor ao cliente que garantirão o sucesso do seu negócio. No entanto, como o seu cliente está cada vez mais informado, exigente e atento, a sua vantagem competitiva hoje não será a mesma no futuro. Para estar sempre desenvolvendo novas vantagens e solucionar problemas, o PDCA é uma ferramenta ótima.
![ciclo PDCA 1 - planejar](https://www.sienge.com.br/wp-content/uploads/ciclo-PDCA-1.png)
Para você conseguir fazer tudo isso e ainda agregar valor de forma significativa, você e a sua equipe devem perceber rapidamente o que vem dando certo e o que vem dando errado. Através disso é que você poderá ver maneiras de errar menos e acertar mais. Este “hábito” ou cultura gera um ciclo virtuoso de evolução e adaptação ao que o mercado quer.
Para concluir o que é melhoria contínua: trata-se da capacidade de medir os erros e acertos, entender de onde eles vêm e, por fim, como eliminar os erros e aumentar os acertos. No entanto, isso deve ser feito em ciclos constantes, pois, além de nunca conseguirmos atingir o objetivo, o que é ideal agora pode não ser exatamente o ideal amanhã.
Ciclo PDCA
Com menciono neste artigo sobre os diversos tipos de ferramentas da qualidade, o PDCA é uma sigla em inglês que significa Plan, Do, Check e Act (planejar, fazer, conferir e agir). O ciclo PDCA propõe que, para qualquer questão que nos propomos a executar, vamos antes planejar. Ao fazer, vamos analisar o que pode ser melhorado, implementar essas melhorias e avaliá-las.
No entanto, este ciclo pode ser desdobrado em mais etapas como mostra a imagem.
Plan (Planejar)
- Identifique o problema;
- Descubra a sua origem;
- Planeje as melhorias;
- Crie um plano de ação.
Do (Fazer)
- Envolva as pessoas;
- Execute o plano.
Check (Analisar)
- Analise se os resultados foram realmente alcançados.
Act (Ação)
- O que der certo, compartilhe a novidade para que se adote por todos;
- O que não der certo, reflita sobre o que deverá melhorar e repita o ciclo.
Este ciclo PDCA desdobrado propõe que você comece o ciclo com a identificação de um problema. Sim, escolha um dos problemas que mais incomodam você, seus clientes ou colaboradores e faça este exercício, HOJE MESMO!
![ciclo PDCA 2](https://www.sienge.com.br/wp-content/uploads/ciclo-PDCA-2.png)
Em nossa empresa aplicamos este ciclo para desenvolver soluções melhores de acabamentos, para reduzir o tempo que os processos levam e para ter menos retrabalho. Pegando este último item como exemplo, temos desenvolvido projetos cada vez mais específicos e claros para quem executa. Temos extraído listas cada vez mais detalhadas para o setor de compras.
Todas essas melhorias vêm da cultura inconformista que temos. Se algo está nos incomodando, não aceitamos como algo normal. Vamos atrás de alternativas e soluções para aquilo, promovendo a análise coletiva da questão levantada e buscando pontos de vista diferentes.
Uma ferramenta que pode ajudar você a priorizar e escolher por onde começar as melhorias é a matriz dificuldade vs impacto. No eixo X você coloca o impacto do menor para o maior; no eixo Y você coloca a dificuldade do maior na base, para a menor no topo. O que tiver no topo e a direita será algo de alto impacto e pouca dificuldade. Comece por aí, está caindo de maduro! hehe
Como líder, incentive os seus colaboradores, colegas e sócios a buscarem alternativas criativas para os problemas. Estas soluções podem ser pequenas, mas em conjunto podem determinar se você cresce, paga as contas ou fecha a empresa. Incentive as boas ideias e não reprima quem tiver uma ideia que não for boa. Para cada ideia boa existem dez que não funcionam.
É natural que muitas das soluções não funcionem de primeira. É normal você bater a cabeça para resolver um problema. Mas, isso fará com que você descubra e crie diferenciais para o seu negócio.
Outra ferramenta importante para agregar ao ciclo PDCA e facilitar a identificação dos reais problemas do seu negócio é a busca de feedback. Faça isso periodicamente com os seus colaboradores, colegas e clientes. Cada uma destas pessoas é muito importante para o seu negócio e, ao ouvir alguém você ganha pontos com ela, ao implementar alguma sugestão você a conquista.
Conclusão
Agora vou relembrar alguns pontos importantes deste artigo e propor um desafio a você:
- O seu diferencial hoje não será o mesmo no futuro;
- A evolução é uma necessidade;
- Engaje a equipe na busca de soluções;
- Faça a matriz da prioridade;
- Comece HOJE!
Para você se manter no mercado, busque a excelência. Excelência é fazer mais do que é esperado pelo seu cliente, é tratar melhor e oferecer mais oportunidade de desenvolvimento aos seus colaboradores, é ir além. Para estar sempre surpreendendo positivamente os seus parceiros e tornar-se conhecido como uma empresa diferenciada, é necessário evoluir constantemente.
Para isso, neste artigo lhe apresentei não só o ciclo PDCA puramente, mas também apresentei ferramentas como a do feedback e da matriz de priorização que auxiliarão em conjunto. Agora, o sucesso da sua empresa está em suas mãos. Se você não achar tempo para implementar esta cultura de melhoria, tenha certeza que algum dos seus concorrentes terá e será melhor que você por isso.
A melhoria constante não é mais uma opção e sim uma ferramenta básica para a existência que, se bem aplicada, pode levá-lo à excelência.