Capacitações em BIM: Saiba como se especializar

Leonardo Santana

Leonardo Santana

Leonardo Santana é Analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), responsável pelas atividades relacionadas ao BIM, mais especificamente a Plataforma BIMBR e sua Biblioteca Nacional BIM.

6 de outubro 2020

No artigo anterior você pôde acompanhar o quanto o BIM é indispensável no mercado de trabalho AECO. Então, agora vamos te apresentar algumas informações valiosas de capacitações em BIM para atender às novas demandas do mercado.

Este conteúdo é direcionado para quem está iniciando sua jornada rumo ao BIM e também para aqueles que já estão inseridos neste contexto, acompanhe.

Diferença entre processo e software

Muitas vezes nos deparamos com profissionais que confundem a utilização do software BIM com sua aplicabilidade no processo orientado às informações. Porque projetar em 3D utilizando ferramentas BIM não significa, necessariamente, que você está aplicando a metodologia nos seus projetos.

Muitos engenheiros ainda confundem a aplicabilidade do BIM na construção

O modelo virtual deve simular o ambiente construído. E incluir todos os seus atributos, relacionamentos e sua conexão com o ciclo de vida do empreendimento. Assim, o processo BIM abrange a gestão de pessoas, processos e tecnologias, sendo uma base confiável de informações para a tomada de decisões em ativos.

Em alguns casos, pessoas que possuem um conhecimento elevado em softwares deixam a desejar no quesito entrega de valor – e nisso o BIM ajuda muito. Sem falar que o Brasil é um dos países em que mais se adquire licenças de softwares BIM no mundo.

Então, por que será que ainda não obtivemos grandes avanços de produtividade no setor?

No quesito teoria de fundamentos BIM e sua real aplicabilidade no ambiente construído, nos deparamos com graduações que precisam de atualizações na base curricular. Pois, na maioria delas, há nas grades matérias voltadas à parte de modelagem e que pouco se conectam com outras disciplinas.

Dessa forma, a falta de reestruturação do ensino reflete na busca constante por novas capacitações em BIM e aprendizagem contínua do profissional.

Fundamentação é essencial

Se você ainda pensa que BIM é software, volte uma casa!

Mas fique tranquilo. Seu conhecimento de modelagem adquirido até aqui não será dispensado. Pelo contrário, você vai encontrar ainda mais propósito em suas empreitadas profissionais.

Então, como o BIM é um processo integrado entre todas as disciplinas, envolvendo uma cultura colaborativa de profissionais, fica mais evidente a exigência de um gerenciamento de projetos mais rigoroso.

Primeiro, priorize os fundamentos da tecnologia e o entendimento da gestão do processo como alicerces para, em um segundo momento, a aplicação de uma boa modelagem.

No método tradicional, há uma preocupação do profissional em atender apenas a sua disciplina nos projetos. No BIM temos a integração do ambiente construído como um ecossistema único. Dessa forma, é necessário universalizar o acesso da informação aos profissionais envolvidos, para que todos consigam compreender seu papel dentro do BIM.

Então, para o público leigo, recomendamos a leitura do livro “Manual BIM” de Chuck Eastman, conhecido por muitos como a “bíblia de fundamentos BIM”. A obra reflete os caminhos dos envolvidos na implementação do BIM em empreendimentos imobiliários. Entre os temas estão: como usar a metodologia, quais são seus benefícios, as barreiras na adoção e os resultados obtidos.

Dessa forma, compreender as dimensões do BIM – 3D, 4D, 5D, 6D, 7D e 8D – são fundamentais para o entendimento do ciclo das informações nos empreendimentos. Após o amadurecimento nestes temas, o estudo da metodologia pelos usos pretendidos por Bilal Succar, também é bibliografia essencial para o seu conhecimento.

Qual o grau de capacitação adequado a você?

No mercado de capacitação em BIM você pode encontrar diferentes formas de estudo. Para aqueles que desejam “namorar” o conteúdo, sem grandes compromissos, recomendamos que se inicie o aprendizado por meio de cursos de aperfeiçoamento. As opções são variadas, abrangendo desde modalidades gratuitas a pagas.

Para aqueles que preferem um conhecimento mais aprofundado e com carga horária maior, recomendamos os programas de pós-graduações em BIM. O que não faltam são opções em capacitações em BIM no Brasil. Acompanhe até o final para ter acesso a nossa lista de indicações!

Tudo que vem após a faculdade é denominado de pós-graduação, entretanto pós-graduações lato sensu compreendem programas de especializações e incluem também o Master in Business Administration, o famoso MBA. Já as pós-graduações stricto sensu incluem mestrados e doutorados. O que difere é que o lato sensu contém carga horária menor do que o stricto sensu.

Então, conheça agora alguns exemplos de cursos de aperfeiçoamento e também de pós-graduações em BIM.

Democratizando o BIM

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, alinhada com as iniciativas do Ministério da Economia, lançará nos próximos meses o movimento “Democratizando BIM”. A iniciativa consiste num curso de aperfeiçoamento gratuito para o nivelamento de conceitos básicos ao profissional que deseja ingressar na tecnologia.

Dessa forma, a ABDI oferecerá um curso online gratuito de capacitação em BIM, projetado especialmente para estimular seu crescimento. Então, o aluno terá acesso a dois módulos:

  • o primeiro voltado à parte de conceituação do BIM;
  • e o segundo focado em objetos BIM.

Para isso, contaremos com professores referência na área, suporte de dúvidas e certificado de participação.

Então, o escopo da Agência está direcionado ao setor produtivo, tornando estes conceitos mais palpáveis e próximos das realidades de mercado das empresas. Muitas delas enfrentarão este processo de transição digital em breve, sendo construtoras ou não. O papel da capacitação é minimizar os impactos dessa transição e sensibilizar o mercado sobre a importância da metodologia.

Para ter acesso ao lançamento e todas as informações sobre o movimento “Democratizando BIM”, não perca tempo, faça seu pré-cadastro no site.

O que é a Plataforma BIMBR?

A Plataforma BIMBR é um canal de disseminação de BIM que congrega conteúdos relevantes para o público de AECO. Assim, consiste em um dos objetivos específicos da Estratégia BIM BR, cuja política nacional de disseminação do BIM já foi apresentada pelo Blog do Sienge.

Plataforma BIMBR congrega conteúdos relevantes para o público de AECO

Dentro da Plataforma BIMBR está disponível para download os Guias e Manuais BIM, fruto do convênio entre ABDI e o antigo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Dessa forma, as coletâneas BIM são uma fonte bibliográfica excelente para quem busca capacitações em BIM. Qualquer um consegue baixar gratuitamente este material e dar o “start” nos estudos.

Outra fonte de estudo similar aos Guias e Manuais da ABDI são as Coletâneas e Guias da CBIC, além dos Guias BIM da ASBEA, que são materiais gratuitos e com linguagem de fácil entendimento.

Pós-graduações em BIM

Ao falar de capacitações em BIM no Brasil, não podemos deixar de citar a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade de São Paulo (USP). Porque as instituições são ótimos exemplos de universidades públicas referência em tecnologias.

A UNICAMP possui grande foco em pesquisas direcionadas a tecnologias BIM. Destaca-se no grande número de cursos de pós-graduações oferecidos, além de possuir corpo docente com professores atuantes no cenário BIM. Os números de dissertações na metodologia a tornaram referência no assunto.

A USP também é considerada referência de instituição em assuntos relacionados à modelagem da informação da construção. A universidade atua em linhas de pesquisas voltadas a BIM e Simulação Computacional.

Então, indo um pouco mais longe, encontramos um excelente exemplo de instituição internacional referência em tecnologias e capacitações em BIM que é o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Também fizemos um mapeamento para você com capacitações em BIM oferecidas em escala nacional e internacional. Lembrando que a listagem a seguir tem caráter meramente sugestivo e não representa um rol taxativo de cursos. Além desses, há uma infinidade de cursos também amplamente divulgados na internet.

Acompanhe nossa listinha de capacitações em BIM:

O mercado oferece muitas opções voltadas ao gerenciamento de projetos em BIM, as famosas “formações para BIM Manager”. Entretanto, existem algumas áreas promissoras do mercado BIM e que vale a sua atenção. Fique de olho em:

  • Gerenciamento de BIM | Master BIM Management
  • Cidades Inteligentes: BIM + GIS = CIM
  • BIM focado em infraestruturas
  • Programação aplicada ao BIM

Existem diversas opções de capacitação em BIM no mercado

Só depende de você!

As opções são infinitas! Neste artigo, elencamos alguns caminhos, mas procure fazer sua autoavaliação e traçar metas acessíveis ao seu perfil. Pois saiba que não existe uma receita para o sucesso. Procurar se informar é o primeiro passo rumo ao seu amadurecimento profissional.

Por isso, contamos hoje com muitos conteúdos gratuitos e acessíveis a todos. A própria capacitação em BIM da ABDI é um ótimo exemplo de iniciativa gratuita e com alto valor agregado a sua carreira. Então, não tem mais desculpas. Siga as dicas compiladas neste artigo e boa sorte!

E lembre-se, se quiser ter resultados diferentes, faça algo diferente!

Coautora: Larissa Guerra


Arquiteta e Urbanista, compõe o time BIM da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Suas atividades estão relacionadas ao BIM, mais especificamente à Plataforma BIMBR e à Biblioteca Nacional BIM.