Descubra como utilizar dados do ERP para análise de Business Intelligence – BI

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

30 de outubro 2018| 10 min. de leitura

Compartilhe
Descubra como utilizar dados do ERP para análise de Business Intelligence – BI

Saiba como utilizar as informações coletadas por seu sistema de gestão para análises de Business Intelligence – BI.

Certamente você irá concordar conosco quando afirmamos que a utilização de um sistema de gestão em sua construtora pode garantir inúmeras vantagens. Mas e se unirmos a tecnologia de um ERP (Enterprise Resource Planning) com o BI (Business Intelligence)? Os ganhos podem ser ainda maiores, acredite!

Mas talvez você esteja se perguntando: como o ERP pode ajudar no processo de BI?

A resposta é bem simples. Ao unir as duas tecnologias você terá uma visão de 360º da sua empresa. Com isso, uma das principais vantagens que você pode conseguir é a facilidade de tomada de decisões.

Ao unir essas duas funcionalidades, você notará inúmeras vantagens no dia a dia da sua construtora.

Parece difícil de acreditar? Ok, nós vamos mostrar à você!

O que é ERP e BI

A afirmação de que: “tempo é dinheiro” é algo muito real no mercado, até mesmo na Construção Civil. Com a evolução da tecnologia, cada vez mais as empresas buscam por métodos, sistemas e ferramentas que torne todos os processo mais rápidos.

Porém, no setor, com tantos processos, serviços prestados e atividades sendo desenvolvidas, o número de informações geradas é enorme. E todas precisam ser registradas e gerenciadas.

Mas como fazer isso com eficiência?

Existem duas respostas para essa pergunta. A primeira é a implantação do sistema de gestão na sua empresa. Com ele é possível gerenciar, organizar e analisar todas as etapas de obras, coletando informações e dados importantes para sua construtora. Tudo isso de maneira padronizada e centralizada.

Desta maneira é possível emitir relatórios com informações sobre margens de lucro, compra de materiais, desperdício de recursos, dentre outras questões. Com isso, os dados coletados ajudam você a compreender a situação da sua empresa.

Além desses benefícios, o sistema de gestão pode oferecer muito mais vantagens para o seu negócio. Ainda mais se for algo desenvolvido especialmente para a Construção Civil, como o Sienge.

A segunda resposta para a pergunta acima seria o BI, que trata-se de um conjunto de práticas que são aplicadas com base em dados e informações. O objetivo é ter insights poderosos para o seu negócio.

Com o Business Intelligence você pode coletar, armazenar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar todos os dados corporativos da sua construtora. Isso possibilita a economia de tempo do seu setor de TI, por exemplo, já que o processo será automatizado.

Certo, agora que relembramos o que é BI e ERP, você pode estar se perguntando:

Como essa integração pode contribuir para os negócios?

business intelligence erp

Já falamos aqui algumas vezes sobre como o Sienge pode ser um diferencial atrativo para o seu negócio. Graças às suas praticidades, você tem todas as informações sobre seus projetos em um único lugar e de forma integrada.

Porém, muitas vezes, gestores e líderes não sabem exatamente como aproveitar essas informações e transformá-las em negócio. E é neste ponto que a integração com o Business Intelligence se torna tão importante.

Isso porque ao integrar as informações do Sienge com o Business Intelligence você terá em mãos:

  • Informações mais precisas;
  • Processos internos mais rápidos;
  • Funcionários mais eficientes;
  • Mais precisão na tomada de decisões;
  • Aumento na lucratividade;
  • Mais qualidade nos investimentos.

Outro ponto importante que vale a pena destacarmos e a segurança que você terá para fechar negócios. Com uma visão mais ampla e segura da situação da sua empresa, ficará muito mais fácil identificar quando algo pode ser lucrativo ou não.

Aproveitando o assunto, gostaria de recomendar para você o nosso ebook gratuito Guia Prático para Gerenciar sua Construtora. Ele apresenta práticas de gestão muito interessantes para seu negócio.

Como isso funciona na prática?

Imagine que você tem em mãos dados de um empreendimento que foi um sucesso e precisa combiná-los com o cronograma de um obra atual. Tudo isso com o objetivo de basear-se em prazos, pedidos de materiais ou tempo de conclusão de cada etapa.

Antigamente, você abriria uma planilha e coletaria manualmente as informações para comparação. O que, além de demandar muito tempo, estaria suscetível a erros.

Ao interligar a tecnologia do Sienge – que já terá esse relatório pronto com todas as informações – com o BI, você poderá elaborar um novo cronograma muito mais assertivo. Com previsões, inclusive, de atrasos e possíveis imprevistos.

Outra alternativa é utilizar relatórios financeiros fornecidos pelo ERP e aplicar o Business Intelligence, para avaliar erros, desperdícios e lucro. Evitando cometer os mesmos erros em um futuro projeto.

As possibilidades de avaliação, monitoramento e armazenamento de informações é infinita. E graças a clareza e exatidão destes dados, fica muito mais fácil para você fechar negócios lucrativos. Isso porque você terá uma visão mais ampla da sua construtora, sabendo quais são suas limitações e oportunidades.

Ok, não ficou ainda muito claro como é possível lucrar com isso? Vamos esclarecer para você:

Vantagens da união entre ERP e BI

business intelligence bi erp

Além das vantagens que citamos acima, existem outros benefícios que a integração do Sienge e o Business Intelligence podem garantir para sua empresa. Entre elas, são:

Rotina de trabalho mais eficiente

Graças as atualizações em tempo real das informações no Sienge, é possível economizar tempo na coleta e organização de dados. Com tudo isso em mãos, é muito mais fácil para o BI desenvolver seu trabalho e interpretá-los.

Por exemplo:

O ERP apontou em um de seus relatórios que, no estoque, um produto está parado há muito tempo. Por meio do BI, será possível avaliar as razões dessa falta de utilização, como o excesso de quantidade na hora da compra. Com isso, para o futuro essa informação será útil para que esse item seja comprado corretamente.

Precisão dos relatórios

O Sienge proporciona relatórios extremamente detalhados e fiéis sobre todos os passos do seu empreendimento. Com isso, alimentar planilhas infinitas, separadas por setor e sem integração são coisas do passado.

Desta maneira, ao unir uma ferramenta como o BI à essas informações é possível ter uma análise mais esmiuçada. E um conhecimento mais amplo da empresa, dos projetos e clientes.

Assim, quando você se deparar com um problema, adequações podem ser feitas para aprimorar e melhorar o rendimento da sua construtora.

Além disso, por meio desta integração é possível fazer um monitoramento automático do perfil dos compradores, histórico de compras, dentre outras informações.

Redução de custos

Certamente você concorda conosco quando afirmamos que implementar essas tecnologias em sua empresa não é custo, e sim lucro. Certo?

Pois bem, é neste momento que você notará como a união do Sienge com o Business Intelligence pode aumentar a eficiência da sua construtora e com isso reduzir despesas.

Mas você sabe como isso é possível?

Graças ao panorama que essas duas tecnologias proporcionam, você consegue gerar métricas de performance, com informações mais embasadas e de maneira mais rápida. Além disso, com essas ferramentas você pode fazer uma análise preditiva para estar pronto para qualquer mudança de cenário no futuro. Reduzindo erros, imprevistos e desperdícios.

Para concluir

Como você pode ver, a união do Sienge com o BI pode ser um bom negócio para sua construtora. Por mais que sua implementação possa ter um custo, isso é compensado com as vantagens que essa integração proporciona.

Utilizar de maneira eficiente as tecnologias disponíveis para a indústria da construção civil pode garantir o sucesso de seus empreendimentos. Por isso busque inovar sempre!

Se você quiser conhecer mais sobre softwares gestão, que são especializados em Construção Civil, fale com a gente! Conheça o Sienge, o maior ERP para Construtoras do Brasil!