Conheça os benefícios da automação de processos fiscais

Claudio C. Fernandes

Escrito por Claudio C. Fernandes

20 de abril 2021| 8 min. de leitura

Compartilhe
Conheça os benefícios da automação de processos fiscais

Procuramos agilidade e eficiência em todos os setores da vida. Os smartphones, por exemplo, são o símbolo disso. Tudo o que precisamos está dentro deles ao toque de um botão. 

Nossos bancos se tornaram online e foram para dentro dos celulares, junto com os e-mails e câmeras fotográficas.

Se conseguimos tornar nossa vida pessoal a mais prática possível, por que não fazer isso também no trabalho? 

Principalmente quando tratamos da área financeira e contábil, praticidade facilita muito o trabalho de quem lida com processos repetitivos diariamente. 

Nesse contexto, um software flexível e que se adapte às necessidades do seu negócio é essencial para tornar a sua rotina um smartphone fiscal, com tudo no mesmo lugar. 

Por isso, neste post vamos falar sobre os benefícios da automação de processos fiscais e como sua empresa ganha quando está por dentro da tecnologia! Continue lendo para saber mais! 

Problemas que aparecem fora da automação de processos fiscais

Sua empresa está constantemente gerando dados. Eles vêm de compras com fornecedores, vendas de produtos e serviços, orçamentos, entre outros. 

Fora da automação essas informações podem se perder e não serem usadas da forma como deveriam. 

Por exemplo, para tomar decisões mais assertivas em relação ao negócio. Outra questão a ser abordada é o tempo gasto com as atividades fiscais. 

Sem um sistema de automação, os funcionários precisam manualmente inserir todos os dados de escrituração e notas fiscais. 

Isso demanda muito tempo, concentração e ainda aumenta a possibilidade de erros. E mais, identificar um erro quando não se tem um sistema de automação é algo demorado, é preciso checar informação por informação até encontrar o que precisa ser corrigido. 

Não automatizar processos fiscais aumenta a possibilidade de erros

Isso também aumenta o risco de multas, que podem ser altíssimas! Por conta desses processos repetitivos, sua equipe fica sem tempo de se dedicar a questões analíticas e estratégicas. 

Isso também acaba prejudicando, consequentemente, a produtividade e sua empresa. Além disso, você também pode perder pela falta de organização!

A dificuldade em localizar documentos e notas pode causar problemas em relação à regularidade dos pagamentos, já que uma nota perdida pode deixar algo assim passar em branco.

Decidi automatizar meus processos, o que melhora para mim?

Vamos começar com um benefício que brilha aos olhos de qualquer gestor: diminuição de custos

Com um software de automação, você não precisa se preocupar com alguma obrigação fiscal passar despercebida. 

Como falamos, as consequências disso podem ser multas muito altas e até uma possível exclusão do sistema fiscal sendo usado, o que gera mais custos ainda. 

Escolher um sistema de automação de processos fiscais previne tais problemas e também ajuda na economia em relação ao espaço de armazenamento e papel, uma vez que todos os documentos serão movidos para um só lugar, que é virtual.

Como aumentar a produtividade da sua equipe e a segurança dos dados

Quando seus funcionários não se preocupam constantemente com conferência fiscal, entrada e saída de notas, escrituração e tudo isso feito de forma manual, sobra mais tempo para focar em outros procedimentos que podem gerar mais crescimento para a sua construtora

E também é possível trabalhar com uma equipe mais enxuta nesse caso, já que o sistema faz quase todo o trabalho sozinho. 

A automação de processos fiscais facilita a rotina dos departamentos

Outra melhoria que pode ser vista é a facilitação da rotina dos departamentos. Os processos automatizados integram dados de vários setores simplificando a comunicação e o acesso às informações. 

Para os gestores isso é muito importante. Conseguir consultar documentos, registros de notas e tudo o que fica armazenado no sistema otimiza tempo e mantém a ordem

Com isso a pessoa responsável tem acesso aos dados a qualquer momento e de qualquer lugar. Mais uma preocupação que é minimizada em um ambiente com processos automatizados é com a segurança. 

Processos mais transparentes, confidencialidade dos dados e precisão nas informações deixa o gestor mais tranquilo para tomar decisões assertivas. A lista de pontos positivos não para e a padronização é um deles. 

Padronizar produtos, serviços e processos é um ponto essencial para o crescimento da empresa, já que com um padrão estabelecido a eficiência é uma consequência, e você não tem surpresas desagradáveis.

O que é importante em um software de automação de processos fiscais?

Vamos começar pelo básico. Uma plataforma amigável é fundamental na hora da implantação na sua empresa e no treinamento dos seus funcionários. 

Outra questão que também deve ser considerada durante a automação é o acesso aos fluxos de trabalho. Esses, muitas vezes, têm informações confidenciais que devem ser limitadas a certos funcionários. 

Por isso é interessante a plataforma escolhida ter um acesso ditado por funções e cargos. A Midas Solutions oferece um sistema completo e de boa qualidade que te ajuda nesse setor! 

A Midas Solutions oferece um sistema completo de automação de processos fiscais

E assim como a Midas, a Sienge tem como objetivo ajudar na gestão da engenharia e construção civil, unindo todas as principais atividades da empresa em um só lugar. 

Isso começa mapeando e otimizando processos focados para a área da construção, pensando em como a automação pode ajudar a redirecionar tempo para atividades mais relevantes.

Nos dois casos a automação ajuda a diminuir os custos dos negócios, otimiza o tempo, facilita a rotina de departamentos, simplifica a comunicação, torna processos mais seguros e permite tomadas de decisão mais assertivas.

E o maior benefício é Midas e Sienge terem uma parceria onde é possível aproveitar os benefícios da solução de automação do recebimento de documentos fiscais, que: 

  • Automatiza todo o recebimento de documentos fiscais da sua empresa, ou seja, recebe, seleciona, digitaliza e decodifica qualquer tipo de documento que gere contas a pagar ou escrituração fiscal, independentemente do layout.

E junto a toda automação oferecida pela Sienge! Para saber mais, fale com a gente.

Gostou deste conteúdo sobre automação de processos? Compartilhe com os seus colegas e comece uma conversa sobre automação na sua empresa!