8 páginas para consultar dados do mercado imobiliário

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

7 de janeiro 2022| 9 min. de leitura

Compartilhe
8 páginas para consultar dados do mercado imobiliário

Informação é poder. Num mundo onde o conhecimento é a nova moeda de troca, manter-se bem informado não é apenas importante, mas indispensável para empresas, profissionais e mercado. Sabendo dessa necessidade comercial, diversas redes nasceram com o intuito de auxiliar a catalogar e expor dados do mercado imobiliário.

Essas páginas são responsáveis pela produção de conhecimento diário no mercado imobiliário. Através delas, é possível ter acesso a dados, informes, comunicados e tendências atualizadas periodicamente.

Está com dúvida de onde buscar informação relevante para modernizar seus conhecimentos imobiliários? Então venha com a gente!

Abrainc

Abrainc é a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias. 

A entidade nasceu no ano de 2013 com o objetivo de contribuir para o mercado imobiliário e para a construção civil através de dados, notícias, artigos e muito mais. Atualmente, a Abrainc é presidida por Luiz França e conta com cinco comitês:

  • Jurídico
  • Médio e Alto Padrão
  • MCMV
  • Técnico 
  • Inovação

As principais publicações da página envolvem artigos, estudos, vídeos e relatórios dos mais diversos tipos. Além disso, a Abrainc apresenta três grandes indicadores: Indicador Mensal, IAMI e Radar Trimestral. 

Finalmente, o site também traz uma seção de notícias e artigos de imprensa.

Um dos indicadores mais famosos metrificados pela Abrainc é o Indicador Abrainc/Fipe, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, sobre o qual falaremos mais adiante. 

Banco Central do Brasil

O BCB, ou Banco Central do Brasil, é uma entidade constituinte do Sistema Financeiro Nacional. Foi criado em 1964 e iniciou suas atividades no ano seguinte, mantendo sua relevância até os dias de hoje. 

Para os profissionais e amantes do mercado imobiliário, algumas informações do Banco Central do Brasil podem ser extremamente valiosas e relevantes. 

A primeira delas é o indicador que atende pelo nome de Taxa SELIC, que afeta diretamente o crédito imobiliário. Em seguida, existe também a seção “Informações do Mercado Imobiliário”, que apresenta uma série de dados e valores referentes ao setor. O portal de dados abertos da seção traz os mais diversos materiais, que são atualizados mensalmente. 

fim segundo lote meio conteudo

CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção, mais conhecida como CBIC, foi criada em 1957, no Rio de Janeiro. De lá para cá, a CBIC ganhou o Brasil e conta, hoje, com mais de noventa sindicatos no setor.

Seu grande foco é a produção de conhecimento qualificado no mercado imobiliário, buscando otimizar as qualificações profissionais e estimular o crescimento do mercado. 

Dentro da aba de Projetos, você consegue encontrar cursos qualificantes com as mais diversas durações. Alguns exemplos são “Vocação do terreno: como desenvolver um produto imobiliário?” e “Viabilidade Econômica na Incorporação Imobiliária”.

Além do mais, a CBIC conta com um riquíssimo acervo imobiliário contendo estudos, apresentações, publicações periódicas e muito mais. Lá, você encontra de artigos a ebooks e materiais complementares.

CRECI 

CRECI é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis. O órgão regulamenta a profissão e fiscaliza as boas práticas no exercício da corretagem. 

Existem diferentes CRECIs por todo o Brasil. Para exercer a atividade, o profissional deve emitir seu certificado no CRECI de sua região e, apenas então, estará apto para atuar como corretor de imóveis. 

Muitos CRECIs possuem sites ou páginas onde expõe informes sobre o mercado, artigos e tendências que podem impactar o setor. Por isso, se você está procurando por novas informações do universo imobiliário e da corretagem, acessar o CRECI da sua região pode ser o resultado. 

Época Negócios – Imóveis

A revista Época é conhecida dentro e fora do mercado imobiliário. Afinal de contas, é um dos veículos de comunicação tradicional de mais renome no país. E, assim como outras grandes revistas, a Época dedica um espaço especial para o mercado imobiliário. 

Lá, você encontrará muitos artigos e notícias periódicas sobre o assunto, contando com grandes nomes do mercado imobiliário. 

Mas não é apenas para os profissionais que essas informações podem servir. Para aqueles interessados em adquirir um novo imóvel ou simplesmente conhecer mais sobre o setor, a revista on-line Época traz novidades na medida certa. 

Exame – Mercado Imobiliário

Assim como a revista Época, a Exame é um veículo jornalístico. Portanto, as informações trazidas nela tem caráter mais informativo e discursivo, diferente de alguns outros portais mencionados no decorrer deste artigo. 

Ainda assim, é muito importante estar por dentro das transações que acontecem no setor. Na seção de Mercado Imobiliário da revista Exame, você poderá aprender sobre novas parcerias imobiliárias, tendências de compra e venda e muito mais. 

Fipe

Fipe, ou Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, é uma organização de direito privado fundada em 1973. Seu grande objetivo é auxiliar a produção de conhecimento nos diferentes setores da economia e servir como subsídio para institutos de pesquisa e ensino público ou privado. 

Os principais indicadores produzidos pela Fipe são:

  • Abrainc/Fipe 
  • FipeZap

Enquanto o indicador Abrainc/Fipe compila dados sobre vendas, entregas, lançamentos e distratos para o setor imobiliário, o FipeZap analisa faixas de preço de compra e aluguel de imóveis nos portais imobiliários. 

Registro de Imóveis do Brasil

Registro de Imóveis do Brasil é o órgão que assegura a possibilidade de realização de investimentos e solicitações de empréstimo através das propriedades imobiliárias como garantia. 

O RIB é composto por mais 20 associações estaduais, estando presente em grande parte do país. A organização busca fomentar o desenvolvimento econômico em diferentes áreas e estimular a circulação de crédito nacional. 

Ao acessar o RIB, você encontra a seção “Portal Estatístico Registral”. Na aba, estão disponíveis os mais diversos dados sobre o mercado imobiliário, atualizados frequentemente. Você pode baixá-los e ter acesso imediato com facilidade e transparência.

Conclusão

No mercado imobiliário, informação é questão de sobrevivência. Sem ela, as oportunidades passam pelos nossos olhos e nem ao menos percebemos. Estar alinhado às expectativas do mercado é essencial para se manter relevante e poder seguir sempre em frente. 

O setor é competitivo, claro, mas isso não significa algo ruim. Com as informações corretas, você tem poder para se destacar e gerar um crescimento escalável e bem sucedido. 

Agora, coloque seus conhecimentos à prova!

Você sabia que o Construtor de Vendas é parceiro Sienge?

O CRM mais completo do mercado imobiliário se juntou ao ERP apaixonado por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador. 

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do Construtor de Vendas.

Pra saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o Blog do CV e nos siga no Instagram!