7 razões para você participar de eventos da Construção

Juliana Nakamura

Escrito por Juliana Nakamura

12 de setembro 2018| 9 min. de leitura

Compartilhe

Você sabe que, nos dias atuais, é muito difícil um profissional obter sucesso na carreira sem fazer networking e, muito menos, sem se atualizar constantemente.
Por sorte, a cada ano uma série de eventos voltados à construção civil acontece em todo o país. Em diferentes formatos e com propósitos distintos, esses encontros representam uma excelente oportunidade para interagir com colegas, potenciais clientes e, até mesmo, concorrentes. Também é a chance de ampliar o repertório com novos conhecimentos e práticas.
Neste post, elencamos alguns motivos bastante objetivos que justificam a participação de um profissional da construção em eventos. Confira a seguir:

1. Há uma ampla oferta de eventos de construção à sua disposição

Se você fizer uma pesquisa rápida na Internet, certamente irá se deparar com uma infinidade de eventos voltados para os profissionais da construção. Estamos falando desde grandes feiras nacionais e internacionais, até pequenos simpósios e workshops focados em áreas de interesse mais específicas.
Diante de tamanha oferta, a pergunta que fica é: Como escolher o evento no qual vale a pena investir?
Para começo de conversa, vale avaliar a relação custo-benefício de cada evento. Se precisar de mais ajuda e informações para subsidiar sua escolha, consulte sites e publicações especializados. 
Outra estratégia muito eficaz para verificar se o congresso/simpósio tem relevância é conferir quem são as pessoas/empresas envolvidas como organizadores, palestrantes e expositores. Para ser mais assertivo, dê preferência aos eventos que contam com a participação de profissionais que são referência em suas áreas de atuação.
Por fim, procure se informar sobre o índice de satisfação dos participantes da edição anterior do evento.

2. Participar de eventos de construção colocam você em contato com novas tecnologias e práticas

Você já sabe que estar bem informado sobre o mercado e sobre o contexto em geral dos negócios é fundamental em qualquer ramo de atuação.
Na indústria da construção, que passa por um momento de introdução de novas tecnologias e inovações, manter-se atualizado é ainda mais urgente. Aliás, se quiser saber mais sobre as transformações que estão correndo na construção, leia esse outro post.
Participar de eventos é uma excelente forma de manter-se antenado com as novidades. O conteúdo apresentado em congressos e seminários costuma ser bastante atual e reflete as questões que mais afligem o público envolvido. Muitas vezes, os trabalhos apresentados nas palestras sequer foram publicados em livros. Vale lembrar que tanto a instituição organizadora, quanto os palestrantes têm interesse em discutir temas atuais e inovadores, que instigam dúvidas entre profissionais e acadêmicos.
Além disso, o fato de os eventos terem palestrantes de outras cidades e até de outros países, cria uma boa oportunidade para se acessar ideias e contextos diferentes, ampliando seus horizontes. Você já pensou nisso?
Por fim, não custa lembrar que participar de eventos passa ao seu cliente/contratante uma imagem positiva, de que você é um profissional atualizado e preocupado em dominar as mais novas práticas do mercado.

3. Para ver e ser visto

Uma das principais razões para você sair do conforto do seu escritório e arranjar um tempo para participar de um evento é a possibilidade de ampliação da sua rede de contatos.
A relevância do networking não está apenas na troca de informações e nas reflexões conjuntas, mas também na possibilidade de estabelecer novas parcerias. Para um construtor, por exemplo, pode ser a chance de conhecer novos arquitetos, projetistas e fornecedores. Não é à toa que todos os eventos profissionais reservam uma janela na programação para momentos de interação e coffee-breaks.
A participação em eventos pode, ainda, reforçar laços que já foram firmados em outras ocasiões ou por meio de redes sociais. Você sabe que Facebook, LinkedIn, Twitter e outras mídias digitais são muito úteis para fortalecer conexões. Mas essas ferramentas ainda não substituem um bom contato pessoal.

4. Conhecimento concentrado, aprendizado mais rápido

Eventos como palestras, seminários e workshops são uma boa oportunidade para obter muito conhecimento sobre assuntos específicos em pouco tempo. Para quem busca se aperfeiçoar no uso de um software ou de um equipamento, por exemplo, assistir a uma boa palestra muitas vezes é mais eficaz e rápido do que buscar informações fragmentadas em sites e blogs.

5. Saia do escritório para descobrir novos produtos e serviços

Os eventos, em especial as feiras de negócios, cumprem a importante função de apresentar e concentrar novidades de produtos ou serviços de cada setor. Conhecer essas novidades antes de seus concorrentes pode significar um diferencial competitivo para a sua empresa, não é mesmo?
Sem contar que durante esses eventos de lançamentos, muitas vezes são oferecidas condições especiais para aquisição de produtos/serviços no local ou de treinamento. Vale ficar atento a eventuais promoções.

6. Os eventos podem te ajudar a encontrar as soluções certas para o seu negócio

A troca de experiências entre os profissionais que participam de palestras, congressos e seminários pode ser muito rica. Imagine que você pode conhecer e conversar com outros profissionais que enfrentam desafios similares aos seus. Mais além, você pode compartilhar experiências com quem já passou por uma dificuldade e a superou. Participar ativamente de bons eventos pode ser uma forma prática e rápida de levar inovação e resolução de problemas para o seu negócio.
Nesse ponto, deixamos uma dica: se você está em busca de soluções para o seu negócio, invista em eventos cuja programação preveja a apresentação de cases práticos de empresas do mesmo ramo de atuação que o seu.

7. Vá a eventos e volte com mais inspiração

O cotidiano acelerado muitas vezes pode atropelar nossa criatividade e inspiração. Por isso, ir a uma boa conferência pode ser tão enriquecedor. Primeiro por permitir sair da rotina, ampliar o olhar e interagir com pessoas diferentes. Depois porque assistir a uma palestra instigante pode fazê-lo voltar para o escritório com energia renovada para transformar, propor métodos diferentes e inovar.
A participação em bons eventos, aliás, pode ser usada também como recurso para motivar suas equipes. Pense nisso.

Corra para fazer sua inscrição!

E aí? Ficou convencido da importância de participar de congressos, seminários, feiras e workshops? Se ficou animado, não deixe de ler o e-book “Principais eventos da construção civil”. Nele apresentamos 30 eventos, no Brasil e no exterior, dirigidos para quem atua nessa indústria tão importante.
Não podemos encerrar este artigo sem deixar duas dicas de eventos bem interessantes para você. O primeiro é Construtalk, encontro itinerante realizado pelo Buildin focado em inovações e tecnologias na indústria da construção. Depois de passar por Belo Horizonte, Goiânia e Recife, a próxima edição do Construtalk será em Florianópolis, SC, no dia 27 de setembro.
Outro evento que promete ser quente é o Construsummit, que ocorre de 28 e 29 de novembro, São Paulo. Ao longo desses dois dias, além de muito networking, serão debatidos temas como últimas tendências, aplicações práticas e materiais inovadores. Você não vai querer perder.
O que você achou desse artigo? Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Até a próxima!