banner sienge

5 Dicas para otimizar seu planejamento de obras

7 de novembro de 2018

Para que haja êxito em um planejamento de obras, organização é o primeiro passo, assim você terá maior clareza ao prever riscos, inconformidades e os impactos negativos e positivos da construção do projeto. O profissional responsável deve elaborar uma série de estudos e cálculos para avaliar em que circunstâncias a construção será mais rentável e econômica.

Um planejamento bem estruturado evita surpresas no tempo de execução e no orçamento da obra, garantindo o sucesso do seu empreendimento e lucro.

Fazer um planejamento de obras não é algo tão simples, mas há métodos que podem ajudar a realizar essa tarefa mais facilmente.

Separamos cinco dicas práticas +1 bônus para que você obtenha o melhor resultado em seu empreendimento:

1. Organize a demanda de maneira preventiva.

Dando início ao planejamento, esta etapa será sempre a principal, é onde irá definir qual será o método construtivo, o cronograma de obras e demais detalhes.

Em sequência do que parece desafio, que é dividir e sequenciar as obras em etapas e tarefas, uma dica durante o cálculo do tempo é sempre deixar uma margem de segurança para eventuais acasos.

planejamento de obras

Tentar evitar atividades que tenham total dependência de outras é essencial, caso uma falhe, as chances de atrasar outro setor é grande. Chamamos de “Atividades com precedência”.

Ao ser realizadas as divisões,  o gestor poderá chamar os responsáveis por cada frente de trabalho para tomar conhecimento de medidas mais realistas de tempo e execução e quais recursos necessários. Isso ajudará na divisão de responsabilidades e na cobrança de prazos.

2. O Clima pode interferir em seu planejamento de obra

Cada região tem um período característico de chuvas, exemplos como esse podem fazer com que sua obra atrase. Fique atento às previsões de tempo, ajuste sempre seu cronograma para que os períodos chuvosos fiquem com as tarefas que independem do clima.

Tenha o hábito de anotar as atividades semanalmente. Se for preciso alguma adaptação, compartilhe os ajustes de seu planejamento com toda equipe, desde engenheiros a todos os operários,sem exceção. Caso um período de chuva se aproxime, todos deverão saber o que fazer e quais atividades dar prioridade.

A chuva trás a oportunidade de antecipar tarefas que independem do fator climático, automaticamente otimizando o tempo da mão de obra contratada.

3. Diário da Obra

O Diário de Obras ou Livro de Ocorrências é um documento utilizado para registrar a real visão das atividades executadas conforme o planejamento de obras.

Prevenção e Antecedência serão os amuletos da construção. Acompanhar diariamente o histórico de evolução da obra lhe trará a oportunidade de identificar o quanto antes qualquer erro ou falha técnica. Isso te dará tempo de sanar uma consequência negativa durante a execução do projeto.

Nele você consegue acompanhar se a obra está sendo eficiente. Também fica claro para você as ocorrências de acidentes, falta de materiais, começo e finalização de etapas, chuvas, e demais circunstâncias que um bom engenheiro sabe identificar melhor do que ninguém.

O Sienge disponibiliza gratuitamente um modelo de diário de obras bem prático e fácil de usar. Baixe ele agora! É só clicar aqui ou na imagem abaixo.

planejamento de obras diário de amaro

Clique na imagem para baixar

4. Segurança do Trabalho no Planejamento de Obras

Com a presença de um Técnico de Segurança do Trabalho a integridade e execução de obra ainda sim é responsabilidade do Engenheiro Civil. Juntos são responsáveis pela segurança e o bom andamento da obra:

epis planejamento de obra

  • Acompanhar cada etapa do seu empreendimento é crucial para que tudo se desenvolva perfeitamente. Adicione custos com EPIs e EPCs no seu Planejamento de Obra e programas de Segurança obrigatórios por lei. Conhecer o PCMAT é fundamental. Você pode ler mais sobre ele aqui.
  • Fazer uma boa análise de risco do canteiro de obras irá lhe ajudar a prevenir acidentes e consequentemente evitar problemas. Planeje os fluxos de carga, descarga e transporte de material dentro da obra. Em caso de acidente não esqueça de apontá-los e tomar as medidas necessárias.
  • Identifique os treinamentos exigidos pelas normas de segurança de acordo com as funções de atividades desenvolvidas. A equipe deve ser ciente de que a responsabilidade sobre a segurança no canteiro de obras, não é somente dos empregadores mas também de todos os operários do empreendimento. A garantia de que as condições de trabalho estejam boas deve vir dos gestores. Porém, os trabalhadores devem fazer questão de seus equipamentos e fazer uso dos mesmos durante a jornada de trabalho.
  • Crie campanhas de Segurança para seus funcionários, sempre alertando sobre os riscos e perigos existentes dentro da obra. Exemplo: Dê palestras, faça divulgação de cartazes, banners e informativos.

É responsabilidade do gestor da obra garantir os recursos necessário para que seja um ambiente seguro para a prevenção de acidentes.

5.  Almoxarifado

Para não afetar a produtividade do seu Planejamento de Obras, é preciso centralizar seu almoxarifado em local estratégico para o bom desempenho das atividades, segurança dos trabalhadores e materiais. Saiba como organizar:

  • Facilitar o acesso: Diante um grande volume de materiais opte por enviá-los diretamente para os andares destinados para o uso dos mesmos, isso facilitará o trabalho e reduzirá o fluxo de movimentações.
  • Localização: Se possível o almoxarifado deve ficar em subsolo para não correr o risco de ser afetado pelo mau tempo. É preciso estar próximo de três locais principais; descarga de caminhões – para que a armazenagem dos materiais no estoque sejam rápidas; elevador de carga – para facilitar o transporte de materiais no momento de uso; escritório – contato com o mestre de obras e o almoxarife.
  • Subcontratantes: Tente construir seu almoxarife perto de banheiros. Alguns profissionais usam o mesmo local como vestiário e almoxarifado para ficar perto de suas ferramentas, o que não é recomendado por ser difícil dar as mesmas condições e layout de trabalho para eles.

Bônus: Motive seus funcionários

planejamento de obras

Essa dica irá revolucionar a rotina do seu planejamento de obras e irá lhe ajudar a conquistar uma excelente performance em seus resultados. O controle do absenteísmo é essencial para não atrasar o andamento de sua obra e todo o potencial da equipe.

Valorize o trabalho de cada um de seus funcionários. Às vezes algum integrante da equipe pode ter dificuldades em perceber o quanto seu trabalho faz a diferença dentro da obra. Isso pode ser extremamente desmotivador, e como você pode imaginar, esse sentimento é um gatilho para o absenteísmo.

Para evitar que os colaboradores desanimem, a gestão precisa demonstrar que se importa, valoriza e confia no trabalho de cada membro.

A empresa pode incentivar seus funcionários num fluxo de produção contínua, reconhecendo sempre seus esforços através de premiações.

Cada pessoa deve se sentir integrante de um time que apenas juntos conseguirão alcançar seus objetivos – Dê feedbacks positivos de sua rotina e após alguma ocasião que mereça elogios. Além de incentivar o funcionário, serve de exemplo para os colegas.

Importante:

Feedbacks negativos devem ser transmitidos individualmente, dessa forma você demonstra que continua confiando no serviço do colaborador, apesar do erro cometido.

Crie alguma campanha de incentivo para o funcionário que menos faltar no mês. Ajudas como cesta básica ou até mesmo uma porcentagem a mais no salário como uma gratificação, incentivarão a disciplina e automaticamente no fluxo de produtividade.

Com estas dicas, você já consegue montar com clareza seu planejamento de obras, quais etapas deve seguir e quais as circunstâncias a construção será mais rentável e econômica. Agora queremos saber o que você achou! Curta, comente e compartilhe com a gente quais métodos você usou para criar seu planejamento de sucesso.

Tomás Lima

  • Gestor de Conteúdo
  • Graduado em Administração pela UFMG
  • Apaixonado por Construção Civil
 

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa