Fluxo de Caixa na Construção Civil - Sienge Go!

O fluxo de caixa é essencial para o planejamento e controle financeiro de qualquer organização. Quando bem planejado, possibilita a consolidação das informações de despesas e receitas.  

Desafios

Principais desafios para a gestão do Fluxo de Caixa são:

Gestão dos dados


Gerir uma infinidade de papeis como orçamentos, pedidos, notas de compras e contas a pagar, entendê-las e ainda extrair o máximo proveito dessa base de dados é ainda mais complexo.

  • Com os dados espalhados e desorganizados, sem informações de receitas e despesas das obras atualizadas no fluxo, é impossível fazer diagnósticos financeiros rápidos e tomar decisões de maneira eficaz.
  • Consolidar as informações de todas as obras é uma tarefa manual e que demanda muito do seu tempo.
  • As informações na planilha do fluxo de caixa ficam defasadas em relação à realidade de cada canteiro de obras e os valores podem ter divergências pois são alimentados manualmente.

Controle de Custo x Receita


A saúde de uma empresa depende diretamente do controle do Custo vs Receita. Buscar informações de previsão de receitas e despesas da empresa é uma atividade demorada, pois cada obra tem o seu planejamento físico-financeiro em planilhas individuais.

  • Não saber com exatidão todos os gastos indiretos que teve em cada uma de suas obras/reformas.
  • Não sabe quanto já gastou com cada fornecedor, ou por categoria de gastos, ou seja, tem apenas uma visão operacional das contas individuais.​
  • Insegurança em não sabe qual o custo exato de cada obra/reforma, precisando se contentar com uma ideia aproximada.

Planejamento de médio e longo prazo


Sem um planejamento a médio e longo prazo é quase um pesadelo apoiar a alta direção da construtora ou incorporadora em decisões de tomada de investimento. Por exemplo, determinando se é melhor utilizar capital próprio ou linha de crédito.

  • Não ter uma visão de médio e longo prazo se irá faltar dinheiro por não ter uma visão de médio e longo prazo.
  • Nao saber priorizar ações estrategicas para a empresa por não ter visão de médio e longo prazo sobre o controle do fluxo de caixa.
  • Fluxo de caixa será impactado negativamente sem perspectiva de melhora futura por não ter percepção do problema para buscar solução.
Conheça o Sienge Go!

A ferramenta ideal para pequenas construtoras otimizarem seus processos com total controle dos custos de suas obras

Conheça a melhor forma de gerir o fluxo de caixa de seus projetos com Sienge Go!
Conheça a melhor forma de gerir o fluxo de caixa de seus projetos com Sienge Go!

Soluções:

  1. Segurança em saber com exatidão (no centavo) o custo direto e indireto para cada uma das suas obras/reformas​ com análise de Fluxo de Caixa por empresa ou por obra.
  2. Saberá se irá faltar dinheiro bem antecipado, com informação instantânea da projeção de saldo ao lançar uma conta a pagar​.
  3. Menos preocupações, ao saber que Funcionário Digital o avisará se irá faltar dinheiro (inclusive dando sugestões de adiantar recebimentos e negociar pagamentos com fornecedores)​.
  4. Saberá o custo da obra real, que tem custos diretos e indiretos, pois conseguirá ratear facilmente custos indiretos (como Aluguel, Secretária e Contador), por obras do mês​.
  5. O Funcionário Digital responde rapidamente o valor das contas, contas atrasadas, se irá faltar dinheiro, se virá um grande pagamento ou recebimento com antecedência​.
  6. Saber onde prestar atenção para reduzir custos e riscos, através de uma visão estratégica de onde está gastando e recebendo mais, através da Curva ABC (em gráfico ou tabela). Saiba rapidamente (2 cliques), quanto já comprou de cada um dos insumos da obra, por obra e por cliente,​ comparando valores orçados e comprados.
Tudo em uma única Tela

Tenha seu fluxo de caixa sob controle!

Peça uma demonstração do Sienge GO! e eleve o nível de sua gestão

Veja alguns depoimentos de quem usa Sienge Go!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]