Logo Sienge
-

Calendário de Obrigações Fiscais para Construtoras e Incorporadoras 2019

Não perca nenhum prazo nem pague multas esse ano!

Seta para Formulário
Faça o download grátis aqui!
Basta preencher o formulário abaixo

Quero uma demonstração de um software de gestão para minha empresa!
Material Gratuito Sienge
Esse material é útil para
- Não perder os prazos das principais obrigações fiscais para construtoras e incorporadoras;
- Saber as obrigações fiscais mensais e anuais;
- Acompanhar a legislação específica para cada obrigação fiscal;
- Saber os prazos para Dirf, Dimob, EFD Reinf, Dime/Gia, ECD, entre outras;
Sobre o Material

Indicado para:

  • Gestores financeiros;
  • Analistas de Finanças;
  • Contadores.

É útil porque: apresenta de forma sintética e objetiva as obrigações fiscais para o ano de 2019

 

O assunto:

As obrigações fiscais das construtoras e incorporadoras são muitas, e podem causar confusão para contadores que prestam serviços a estas empresas e não estão acostumados aos prazos. Até mesmo o setor Financeiro e Contábil interno das construtoras e incorporadoras podem ter problemas para se organizar em torno dessas datas.

Para ajudar na organização dos profissionais de contabilidade e do departamento Financeiro, preparamos o Calendário de Obrigações Fiscais para Construtoras e Incorporadoras gratuito para você baixar.

 

Como o Sienge ajuda a cumprir Obrigações Fiscais

O Sienge é um ERP voltado para a Indústria da Construção, ou seja, um sistema de informação que integra os dados e processos da sua empresa e da sua construção. Por ser modular, você pode escolher quais partes do software quer contratar. Com os módulos Financeiro, Nota Fiscal Eletrônica, Contabilidade – Fiscal e Comercial combinados, por exemplo, você consegue alimentar o sistema com informações que facilitam muito o cumprimento das obrigações fiscais.

O módulo Obrigações Fiscais é uma das ferramentas que, além de apurar os tributos da empresa, auxilia o profissional a gerar os dados no formato exigido pela Receita Federal.

Digamos que você tenha registrado todas as vendas de imóveis dentro do Sienge: a integração desses dados permite que você gere automaticamente um arquivo para declarar a Dimob. Depois de conferir as informações, você pode exportar o arquivo final no formato exigido pelo programa que a Receita Federal disponibiliza todos os anos.

Isso vale para várias outras obrigações fiscais, por isso não deixe de conhecer as facilidades que o Sienge possibilita.

 

As Obrigações Fiscais

Todas as empresas da construção têm obrigações com o Fisco, e o Sienge está preparado para todas elas. Veja aqui um pouco mais sobre cada uma das que aparecem no nosso Calendário de Obrigações Fiscais para Construtoras e Incorporadoras:

Dirf

A DIRF – Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte é umas das declarações que devem ser feitas pela fonte pagadora à Receita Federal do Brasil. Deve informar o valor de imposto de renda retido na fonte em decorrência do trabalho assalariado ou não.

 

Dimob

A Dimob – Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias deve conter dados sobre as atividades de comercialização,locação, alienação, construção e administração de imóveis para a Receita Federal.

 

EFD Contribuições

O EFD Contribuições ou Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins é uma declaração que faz parte do projeto SPED, promovido pelos fiscos federal e estaduais. O objetivo da declaração é a escrituração e prestação de informações relativas às receitas obtidas pela pessoa jurídica, bem como das operações de aquisições representativas de créditos de PIS/Pasep e COFINS.

 

Dime/Gia

A DIME – Declaração do ICMS e do Mov. Econômico ou a GIA/ICMS – Guia de Informação e Apuração do ICMS e a GIA-ST – Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS Substituição Tributária são declarações exigidas pelos estados e tem sua obrigatoriedade de apresentação disposta no Regulamento do ICMS de cada Estado.

 

ECF – Escrituração Contábil Fiscal

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é de preenchimento obrigatório para todas as pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas, sejam elas tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido, exceto empresas optantes pelo Simples, órgãos públicos e alguns casos especiais. É uma obrigação acessória em que o sujeito passivo deverá informar todas as operações que influenciem a composição da base de cálculo e o valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A declaração foi implantada em 2014 e faz parte do projeto SPED.

 

ECD – Escrituração Contábil Digital

A Escrituração Contábil Digital (ECD) também faz parte do projeto SPED e funciona como uma versão digital que substitui o Livro Diário, Livro Razão, Livro Balancetes Diários, Balanços e as fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos nele transcritos.

 

DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais

A DCTF é uma declaração obrigatória que deve ser apresentada à Receita Federal. Deve conter informações sobre os tributos e contribuições apurados por uma pessoa jurídica em cada mês.

 

EFD ICMS/IPI

Escrituração Fiscal Digital – EFD-ICMS/IPI é outra declaração que faz parte do projeto SPED e exige a declaração em arquivo digital para os contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS e/ou do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI. O contribuinte deve gerar e manter uma EFD-ICMS/IPI para cada estabelecimento.

 

Escrito por:

sienge platform

O Sienge Platform é um software de gestão – também chamado de ERP, ou Enterprise Resource Planning – especializado no setor da construção com mais de 2300 clientes em todo o Brasil.

O sistema é desenvolvido pela Softplan, uma empresa de tecnologia de Florianópolis que atua no mercado há mais de 25 anos.

A plataforma é composta por vários módulos interligados, assim é possível optar por quais e quantos contratar. Cada um deles é focado em resolver os problemas e facilitar o cotidiano de empresas que trabalham com construção.

Logo Sienge
Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge
Logo Softplan
Baixe Agora!