Logo Sienge
Material Gratuito

Ebook – Registro Fotográfico na Construção Civil

Tudo sobre como a fotografia contribui para processos mais eficientes na execução de obras!

Seta para Formulário
Faça o download grátis aqui!
Basta preencher o formulário abaixo
Esse material é útil para
- Usar fotografia para acompanhamento de progresso de projeto
- Compreender como usar imagens para checagem de qualidade de obra
- Confirmação de pedidos de entregas de materiais através de fotos
- Entender como a fotografia pode auxiliar na medição de obra
Sobre o Material

O Sienge preparou – em parceria com o Construct e o ConstruOn – o eBook Registro Fotográfico na Construção Civil: Tudo sobre como a fotografia contribui para processos mais eficientes na execução de obras.

Apenas no Brasil são 168 milhões de smartphones para uma população de 200 milhões! Cada um dos donos destes aparelhos utiliza-o, entre outras funções, para fotografar. E por que não usar das imagens para trabalhar? O registro fotográfico na construção pode ser um grande aliado!

Sempre que bem aproveitada, a tecnologia traz ganhos enormes para as empresas e as pessoas. Pense como seria a sua vida hoje sem a internet, por exemplo. É difícil de imaginar, não? Com certeza a internet está presente no seu trabalho de alguma forma no dia a dia. Mas e o seu smartphone, você aproveita-o da melhor forma para trabalhar? A fotografia é um dos recursos que acabamos negligenciando e que podem facilitar muito algumas tarefas!

No caso de quem trabalha com obras, o registro fotográfico na construção civil pode ser interessante em vários momentos, por exemplo:

 

  • Fotografia para acompanhamento de progresso de projeto

 

A evolução da obra fica muito mais fácil de acompanhar quando há o registro fotográfico na construção reportando cada etapa. A melhor forma é criar um álbum de fotos tiradas a partir da mesma perspectiva em etapas diferentes da obra e anexar uma pequena descrição das tarefas realizadas naquele momento. Dessa forma você tem um histórico da evolução do prédio, que pode ser utilizado para fins de auxiliar venda, exposições, análise de possíveis erros, consulta em caso de reforma, anexo ao diário de obras e muito mais!

Veja como utilizar o registro fotográfico na construção neste exemplo com as imagens da obra do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, que mostram a evolução da construção:

mon-1 mon-2

 

  • Uso de imagens para checagem de qualidade de obra

 

As imagens podem ajudar a garantir que os procedimentos de segurança estão sendo observados e a monitorar o cumprimento das normas no canteiro de obras. No momento de uma visita técnica, por exemplo, pode-se registrar as imagens e anexá-las ao relatório das condições de segurança, comprovando o uso (ou não) dos equipamentos de segurança, por exemplo. Também pode-se usar o registro fotográfico na construção para complementar a Ficha de Verificação de Serviços (FVS) – parte essencial de alguns programas de qualidade, como o PBQP-h.

Outra ideia é utilizar das fotos para tirar dúvidas sobre anormalidades observadas na obra. Por exemplo, se o empreiteiro verificou que está acontecendo uma infiltração na laje da garagem, pode tirar uma foto e enviar para o Engenheiro responsável para pedir orientações. Esse tipo de atitude pode evitar uma visita técnica e economizar tempo dos profissionais, que não precisam ficar esperando ou se deslocando a toda hora. É claro que o registro fotográfico na construção não exclui a necessidade de um acompanhamento e fiscalização da obra pelo profissional responsável, mas pode ajudar muito para sanar solicitações pequenas. 

 

  • Confirmação de pedidos e entregas de materiais

 

Você pode usar o registro fotográfico na construção para o controle de pedidos e estoque de materiais de construção ao registrar quando um pedido chega e enviar essa imagem à equipe que o solicitou. Assim pode-se ter certeza de que as quantidades estão de acordo com as necessidades. 

 

  • Fotografia como auxiliar na medição de obra

 

A fotografia de obra serve como um registro da evolução, uma prova incontornável da execução das atividades. É interessante que as empresas utilizem do registro fotográfico na construção civil para validar as medições da obra e confrontar as suas informações com os relatórios e planilhas.

Dessa forma o registro fotográfico na construção para acompanhamento de obra pode funcionar para resolver disputas entre a medição e a execução. Cada fotografia carrega consigo não apenas as informações visuais, mas também data e horário – um complemento interessante que pode ser utilizado até mesmo no diário de obras. Dessa forma a fotografia pode até mesmo ser o parâmetro para a liberação da verba de acordo com a medição!

 

  • Utilize as fotos para o marketing da sua empresa

 

Na hora de vender os imóveis construídos pela sua empresa, ou de conseguir novos clientes, as imagens de obras são um ótimo recurso para divulgar seus empreendimentos! Essa ideia é a mesma de usar uma maquete eletrônica ao invés da planta baixa para apresentar projetos para quem não entende muito do assunto. Utilize o registro fotográfico na construção ao seu favor!

Estas imagens da sua obra podem ser utilizadas para mostrar aos clientes em qual etapa a obra está, ou então para fazer folders e postagens nas redes sociais. Ao final da construção, você pode construir uma linha do tempo com as imagens mostrando as etapas e a evolução da sua obra. Também pode-se retratar as etapas importantes, como a pedra fundamental e a inauguração através do registro fotográfico na construção ! 

Este eBook foi feito para mostrar todos esses aspectos de como utilizar fotografia para melhorar e acompanhar a gestão das suas obras!


O material está organizado de acordo com os seguintes tópicos:

  • Como a popularização dos smartphones nos transformou em um país com 168 milhões de fotógrafos digitais: e o que isso significa para sua empresa de construção civil
  • Os processos que mais se beneficiam do uso da fotografia de obras:
    • Fotografia para acompanhamento de progresso de projeto
    • Documentação em fotos para melhoria contínua
    • Registro fotográfico na construção civil para checagem e controle da qualidade
    • Fotos para rastrear pedidos e entregas de materiais
    • Medição de obra: a fotografia como complemento
    • Registro fotográfico como aliado para redução de custos no canteiro de obras
  • Como utilizar o Construct App para capturar, organizar e gerenciar fotos dos seus projetos
  • Casos de sucesso: as empresas clientes do Construct que já se beneficiam do registro fotográfico na construção civil:
    1. Tecnisa
    2. Unic Projetos e Engenharia
    3. Blu Sistema de Água Premium
    4. Master Construtora
    5. Corbis Engenharia
    6. Construtora Valle Ribeiro
    7. G20 Empreendimentos e Soluções

 

 

 

Conheça mais sobre os autores deste ebook:

 

 

logo-sienge

O Sienge é um software de gestão (ERP) especializado no setor da construção. Com ele você reúne diversas funções gerenciais que ajudam a ter controle total sobre as suas obras!

 

O Sienge é um software de gestão – também chamado de ERP, ou Enterprise Resource Planning – especializado na Indústria da Construção com mais de 2500 clientes em todo o Brasil. É desenvolvido pela Softplan, empresa de tecnologia de Florianópolis que atua no mercado há mais de 25 anos. O software é composto por vários módulos interligados, assim é possível optar por quais e quantos contratar. Cada um deles é focado em resolver os problemas e facilitar o cotidiano de empresas que trabalham com construção.

Entre as facilidades que o Sienge oferece estão: fazer Orçamentos de obra e empresarial dentro do sistema, Estudos de Viabilidade, acompanhamento de Diário de Obra, compras de materiais e suprimentos dentro do sistema, gestão de ativos, gestão de qualidade, gerenciamento de contratos e notas fiscais, SPED fiscal e várias outras vantagens que simplificam o trabalho no ramo da construção, diminuindo o desperdício e aumentando a eficiência das empresas.

Organize as informações de todos os setores de sua empresa em um sistema único. Gerencie ativos, contratos, boletos, notas fiscais, SPED fiscal e várias outras vantagens que simplificam o trabalho no ramo da construção, diminuindo o desperdício e aumentando a eficiência das empresas.

logo-construct

Se sua empresa precisa de uma ferramenta para organizar, gerenciar e documentar toda comunicação e informações sobre seus projetos de construção civil, você precisa utilizar o Construct App!

Grandes empresas inovadoras e de sucesso que já utilizam o aplicativo, como Tecnisa, Valle Ribeiro, Metroll, e muitas outras, e já conquistaram resultados expressivos graças a uma comunicação mais fluida e eficiente.

 

 

logo-construon-2

Não estoure o orçamento e garanta os seus lucros. Controle os custos de suas obras com o ConstruOn, um sistema de gestão completo de fluxo de caixa e totalmente online.

Gerencie os cadastros de clientes, obras, insumos e composições.

Crie orçamentos com agilidade e muita eficiência, e depois acesse todos os relatórios e os exporte para suas planilhas em Excel.

Logo Sienge
Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge
Logo Softplan
Quero Baixar!