Palestra Online
Realidade Virtual na Engenharia Civil: O futuro combinando o físico e o digital
 
Tire suas dúvidas com o palestrante:

Sobre da Palestra

Realidade Virtual na Engenharia Civil: O futuro combinando o físico e o digital


 

Duração aproximada: 45 minutos

Tema

Falar de tecnologia e inovação para o setor de construção é sempre uma oportunidade de compartilhar conhecimento e visão sobre o futuro e de oportunidades para o setor.

Escolhemos abordar a Realidade Virtual na Engenharia Civil como uma das tecnologias que acreditamos ter maior potencial de transformação.

A adoção de tecnologia de realidade virtual tem crescido em todo o mundo, nos mais variados setores. Na cadeia da construção e imobiliário não seria diferente. São inúmeras as maneiras que o setor pode se beneficiar: melhorando a experiência do cliente, otimizando o design de projetos, reduzindo custos, melhorando a comunicação, aumentando a eficácia dos treinamentos e melhorando a segurança dos trabalhadores.

Ao mesmo tempo que, falamos de uma tecnologia emergente e com alto potencial de impacto, como a realidade virtual, lembramos sua relação com outra fundamental para o desenvolvimento do setor, o BIM.

Os Modelos de Informação da Construção, traduzindo do termo em inglês Building Information Model – BIM – estão se tornando cada vez mais populares em escritórios de engenharia e arquitetura ao redor do mundo e canteiros de obra.

Esses modelos que, contêm informações a respeito de diferentes etapas do ciclo “Projeto Construção-Operação”, auxiliam os stakeholders a realizarem tomadas de decisão mais assertivas e, conseqüentemente, reduzirem os desperdícios de recursos envolvidos em um projeto.

Muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas para nutrir com informação o banco de dados de um modelo BIM. A captura de realidade é um desses recursos que aprimora-se constantemente através de novos softwares e equipamentos que são desenvolvidos. Esse recurso permite o levantamento de geometrias do meio externo para a geração de uma nuvem de pontos.

Esta tecnologia está sendo utilizada para diferentes fins, desde a criação de modelos as-built de edifícios, até para a verificação de estruturas de obras de infra-estrutura, como pontes e viadutos; por meio de três principais formas de realizá-la: através de TLS (Laser Scanners Terrestres), Fotogrametria e utilizando drones.

Se você quer conhecer novas tecnologias e ficar a frente de seus concorrentes, inscreva-se agora!




Tópicos


  • - O que é realidade virtual e realidade aumentada?
  • - Principais dispositivos para realidade virtual
  • - Quais principais aplicações dessa tecnologia?
  • - Como o setor pode se beneficiar disso?
  • - O que é captura de realidade?
  • - Qual a importância dela para a cadeia da construção?

Palestrante

Alexandre Muller
Empreendedor formado em engenharia civil com ênfase em BIM, tecnologia e inovação. Co-fundador da Ideation Brasil, co-fundador da Villa Housing e advisor da Construtech Venture, tem como missão ajudar a transformar o setor da construção civil e imobiliário no Brasil.



Palestrante

Bruno Loreto
Economista com MBA pela escola de negócios Insper, há 10 anos atua com tecnologia. Apaixonado por inovação e empreendedorismo, se dedicou nos últimos anos a apoiar o desenvolvimento de negócios de base tecnológica capazes de solucionar problemas reais e gerar impacto. Empreender é se propor a fazer algo laborioso e difícil e essa é sua motivação.