Ajuda Sienge GO!

A página de ajuda do Sienge Go! tem como função auxiliar você na gestão da sua construtura.

Inicialização

Quais são os primeiros passos para começar a utilizar o sistema?

É necessário realizar alguns cadastros iniciais para que eu possa auxiliar você na gestão da sua empresa. Os cadastros iniciais são:

  • Empresa;
  • Usuário;
  • Obra;
  • Carteira;
  • Categoria;
  • Fornecedor;
  • Cliente.

Listamos abaixo o vídeo tutorial de cada um deles.

 

Cadastro de empresa

O cadastro de empresa é necessário, pois por meio dele eu vinculo os pedidos de compra de insumo, por exemplo.

 

 

Cadastro de usuário

O cadastro dos usuários permite que diferentes profissionais da sua empresa tenham acesso às informações cadastradas, estabelecendo permissões para cada um deles.

 

 

Cadastro de obra

O cadastro das obras auxilia a separar as informações de cada obra: orçamento, pedidos de compra ou receitas e despesas que estão vinculados a elas.

 

 

Cadastro de carteira

O cadastro de carteiras permite a conciliação financeira entre as suas receitas e despesas cadastradas no sistema e suas contas bancárias originais.

 

 

Cadastro de categoria

Com a criação de categorias, você pode organizar as suas despesas e receitas, facilitando também a visualização do fluxo de caixa e da curva ABC de custos.

 

 

Cadastro de fornecedor

Os dados de um fornecedor são vinculados em uma compra de um insumo. Ele serve também como base  em decisões estratégicas:  com qual fornecedor você mais gasta? Há possibilidade de negociar melhores preços?

 

 

Cadastro de cliente

Os clientes são vinculados as receitas cadastradas.

 

Dashboard

Qual a função da Dashboard?

A Dashboard apresenta diferentes informações que podem auxiliar você em sua gestão:

  • O total de Receitas e Despesas das suas obras ativas;
  • O Fluxo de caixa;
  • O Detalhamento Financeiro;
  • A Curva ABC de Custos;
  • O Gráfico de Orçado x Realizado.

O vídeo abaixo apresenta com mais detalhes esses recursos.

O que eu respondo hoje?

Quem sou eu?

Eu sou uma inteligência artificial, baseado na tecnologia Watson da IBM e estou aprendendo constantemente para auxiliar você em sua gestão.

 

Como eu posso ajudar?

Eu posso auxiliar você de duas formas: com dicas que aparecem na sua tela e respondendo perguntas suas no chat.

 

Exemplos de dicas que dou a você:

Ao registrar um valor de um item: “Olá, verifiquei que o insumo cimento CPII foi comprado antes por R$18,49”.

Quando o valor da medição da etapa é menor que o esperado: “Olá João. De acordo com meus cálculos, a etapa fundação está atrasada em 10 dias. Estava previsto 30% até 22/11/2019, mas foi registrado 20%. A nova previsão para conclusão desta etapa é 14/01/2020”.

 

Eu também respondo alguns perguntas, como por exemplo:
  • Grande conta a pagar;
  • Vai faltar dinheiro em janeiro?
  • Qual foi o meu saldo em novembro?
  • Panorama de Compras;
  • Curva ABC.

Além dos exemplos que citei acima, eu dou diversas outras dicas e respondo outras perguntas também. Acessando esse link -> http://bit.ly/oquerespondohoje você tem acesso a lista completa de dicas que dou e perguntas que eu respondo.

 

Cadastros Básicos

Como cadastrar um grupo de insumos?

Os grupos de insumos possuem como objetivo categorizar os insumos, auxiliando você em um novo pedido de compra ou cadastro de uma nota fiscal. Um grupo de insumos pode ser criado acessando o menu Cadastros Básicos, no item Grupos de Insumos.

 

 

Como cadastrar tipos de insumos?

Os Tipos de Insumo são utilizados ao criar um orçamento e auxiliam na categorização dos insumos. Para criá-los, acesse o menu Cadastros Básicos e clique em Tipos de Insumos.

 

 

Como cadastrar marcas?

Adicionar uma marca de um insumo ao Sienge Go! pode auxiliar um novo funcionário seu no momento de efetuar novos pedidos, por exemplo. Este funcionário irá buscar pela marca que em geral você compra e não pelo valor mais baixo, garantindo assim a qualidade dos materiais utilizados na sua obra. Para cadastrar uma nova marca de insumo, acesse o módulo Cadastros Básicos e clique em Marcas.

 

 

Como adicionar uma Tabela de Insumos e Serviços?

A Tabela de Insumos e Serviços possui como função agrupar os insumos e serviços, auxiliando você no cadastro de um novo orçamento. Para criar uma nova Tabela de Insumos e Serviços, acesse o módulo Cadastros Básicos e clique em Tabela de Insumos e Serviços.

 

 

Como cadastrar um insumo?

Os insumos são os materiais específicos para a obra. Hoje eu possuo cerca de 600 insumos pré-cadastrados que auxiliam no cadastro de um orçamento. Para cadastrar um novo insumo, acesse o módulo Cadastros Básicos e clique em Insumo. Você pode cadastrar um insumo de duas formas:

  • Clicando no botão azul criar;
  • Clicando no ícone duplicar (indicado na figura abaixo)  e alterando os dados do novo insumo criado.

Legenda: ícone para duplicar insumo.

 

 

Como cadastrar um serviço?

O serviço é o termo que utilizo para denominar a criação de uma composição unitária de custos. Ou seja, é o conjunto de insumos necessários para a realização de determinada tarefa.

Dentro desta tarefa, cada insumo possui seu preço unitário e seu coeficiente de produtividade ou consumo que criam o seu custo. A criação de um serviço é fundamental para depois você criar um orçamento com composição unitária de custos.

Para criar um novo serviço, acesse o menu Cadastros Básicos e após, o item Serviços.

 

 

Como cadastrar um fornecedor?

O registro dos seus fornecedores pode auxiliar você na tomada de decisão para negociar melhores preços e saber com qual você está gastando mais. Além disso, ao solicitar a compra de um insumo, você indica o nome do fornecedor e eu incluo os dados dele automaticamente. Você pode cadastrar um fornecedor de duas formas:

  • Acesse o módulo Cadastros Básicos e clique no recurso Fornecedor para ir para o formulário e adicionar um novo;
  • No formulário de criação de orçamento ou pedido, digite o nome no campo Fornecedor e clique no botão verde para adicionar, como indica a imagem abaixo:

Legenda: campo para adicionar um novo fornecedor automaticamente.

 

 

Como cadastrar um cliente?

Os clientes são vinculados no registro das Receitas, auxiliando você a controlar quais deles estão com o pagamento em dia. Você pode cadastrar um cliente de duas formas:

  • Acesse o menu Cadastros básicos e após, o seu item chamado Cliente;
  • No formulário de criação de Receitas, digite o nome no campo Cliente e clique no botão em cor verde para adicionar, como indica a imagem abaixo:

Legenda: Campo para adicionar um novo cliente automaticamente.

Financeiro

Como cadastrar uma despesa?

Manter atualizada a sua lista de despesas permite uma melhor visualização do seu Fluxo de Caixa, proporcionando também a conciliação bancária. Para cadastrar uma nova despesa, clique no menu Financeiro e no item Despesas.

 

 

Como cadastrar uma receita?

Para uma visualização completa e atualizada do seu Fluxo de Caixa, é importante que você cadastre também as suas receitas. Para isso, acesse o módulo Financeiro e clique em Receitas.

A lista de receitas indica na cor vermelha as contas que estão atrasadas e em cinza, as que estão em dia.

 

 

Como cadastrar uma carteira?

A criação de diferentes carteiras permite que você tenha uma melhor organização financeira da sua empresa, auxiliando também na conciliação bancária.

Para adicionar uma nova carteira, acesse o menu Financeiro e clique no item Carteiras.

 

 

Como parcelar uma conta?

Você pode parcelar as receitas e despesas e dessa forma, ter controle de quanto do valor total de uma conta já foi quitado ou recebido, incluindo os acréscimos e descontos.

Para parcelar uma conta, ative a opção “parcelado” das despesas e receitas. Então preencha as informações solicitadas: quantidade de parcelas, quais já foram pagas e as datas de vencimento.

Ao inserir a primeira parcela com valor maior, por exemplo, eu já recalculo e redistribuo os valores entre as parcelas restantes.

 

 

O que é Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa possibilita a consolidação das informações de despesas e receitas. Para acessá-lo, clique no menu Financeiro e no seu item Fluxo de Caixa.

Em tela, eu apresento as três próximas receitas e despesas que mais impactam no seu Fluxo de Caixa.  A partir das contas já cadastradas, um gráfico representa visualmente as movimentações por data, exibindo de forma simples e rápida se vai faltar, ou não, dinheiro em seu caixa.

As informações apresentadas em tela do Fluxo de Caixa, são referentes a empresa e obra corrente selecionadas no filtro de cabeçalho.

 

 

Como adicionar uma categoria?

As categorias são utilizadas nas despesas e receitas para auxiliar você a identificar onde está gastando mais ou recebendo os maiores valores. Para criar uma nova categoria, clique no menu Financeiro e após, no item chamado Categoria.

Compras

Qual a diferença entre pedido e nota fiscal?

Um pedido é uma forma de validar todos os acordos de valores, prazos e entregas acordados por e-mail ou por telefone com o seu fornecedor. Para isso, você pode adicionar e listar cada um dos itens em um pedido juntamente com as demais informações que serão enviadas em um arquivo por e-mail ou pelo WhatsApp para o seu fornecedor.

Já uma nota, possibilita o cadastro dos itens que já foram comprados e que estão em estoque na obra ou no depósito e por isso, eles podem ser cadastrados sem que haja um pedido prévio.

O vídeo abaixo explica com mais detalhes essa diferença.

 

Como cadastrar um pedido?

O pedido é utilizado para solicitar os insumos para execução da obra. Para criar um novo pedido, clique no menu Compras, no seu item Pedidos e Notas. Após, no botão Criar na cor azul, clique na opção Pedido.

 

Como adicionar uma nota fiscal a um pedido de compra?

Após você fazer o pedido dos seus insumos aos seus fornecedores e assim, receber os seus insumos, adicionar a nota fiscal permite conferir se os produtos solicitados realmente foram entregues.

Para adicionar uma nota fiscal a um pedido, clique no módulo Compras e após, no item Pedidos e Notas. Nesta página, aparecerá a lista de notas e pedidos já criados, onde:

  • PED = pedido;
  • NF = nota fiscal.

Para adicionar uma nota fiscal a um pedido, clique no botão Recebido de um item da lista que possua a sigla PED. Abrirá em tela a opção do comparativo entre o que você solicitou e o que realmente foi recebido. A figura abaixo ilustra a operação descrita.

Legenda: botão de Recebido em um pedido criado.

Quando você confere esses dados, eu consigo reajustar a despesa criada anteriormente com o valor referente a lista completa de insumos.

Importante: eu reajusto automaticamente o valor da despesa e não fica nenhum saldo extra disponível nessa transação. Caso você ainda precise comprar os insumos não recebidos, é necessário que você crie um novo pedido só para eles ou adicione-os em outro pedido.

O vídeo abaixo apresenta com mais detalhes como realizar essa operação.

 

Como cadastrar uma nota fiscal sem pedido?

Cadastrar uma nota fiscal sem pedido permite a você incluir registros de insumos que já estão no seu estoque, no depósito da sua obra ou compras emergenciais que foram realizadas sem pedido prévio.

Para isso, clique no menu Compras, no seu item Pedidos e Notas. Após, no botão Criar na cor azul, clique na opção Nota sem Pedido.

 

Qual a função do panorama de compras?

O panorama de compras permite comparar os valores dos insumos do orçamento realizado, com os insumos do pedido de compra e os da nota fiscal. Assim, você consegue comparar se os custos inicialmente propostos para para obra condizem com o que foi gasto nela.

Engenharia

Como cadastrar uma obra?

Com as informações das obras eu consigo vincular as receitas, despesas e orçamentos referentes a elas. Além disso, no cadastro de um pedido, por exemplo, eu relaciono o pedido à obra que ele pertence e identifico o local onde os insumos deverão ser entregues.

Para cadastrar uma nova obra, acesse o módulo Engenharia e após, clique no item Obras.

 

 

 

Como criar um orçamento?

O orçamento é o que você entrega quando um cliente seu pergunta quanto você cobraria para realizar uma determinada obra. Hoje eu possibilito que você crie um orçamento de três formas:

  • Uma lista de insumos;
  • A preço informado;
  • Uma lista com serviços.

O vídeo abaixo apresenta como criar um orçamento utilizando essas três formas.

 

 

 

Como criar um cronograma de obra?

No canteiro de obras, o cronograma auxilia a elaborar uma linha do tempo com os prazos para cada etapa que será realizada. Para criar um cronograma, acesse o módulo Engenharia e clique em Orçamentos. Ao abrir um orçamento específico, na mesma janela ao lado dele há as funcionalidades de Calendário e Cronograma que podem ser configurados. A imagem abaixo indica essas funcionalidades.

Legenda: funcionalidades Calendário e Cronograma.

 

 

 

Como realizar a medição da sua obra?

A medição de obra possibilita o registro do acompanhamento dela, garantindo que os prazos sejam cumpridos de acordo com o planejamento. Após criar um orçamento e definir o calendário e cronograma da obra, você pode registrar as medições dessa obra. Para isso, acesse o módulo Engenharia e clique em Orçamentos. A quarta guia dessa mesma janela (Figura abaixo) está indicada como Medições. Nela, você pode registrar medições acumulativas.

Legenda: funcionalidade Medições

 

 

 

O que é o gráfico Orçado x Realizado?

O gráfico orçado x realizado apresenta um comparativo entre as medições realizadas na obra e o valor que foi orçado para ela.

Para visualizá-lo, clique em Dashboard e role a página até a metade dela. No lado esquerdo da tela, abaixo das Obras Ativas, você pode visualizar o gráfico Orçado X Realizado. Para visualizar o gráfico de outra obra, basta alterar a Obra corrente.

Erro de composição duplicada em um serviço

Esse erro pode ter acontecido por dois motivos:

  1. Ao criar uma composição você incluiu o item pai, como ilustra a imagem abaixo:

 

        2. Ao criar ou editar uma composição, você adicionou um item que contém o item pai em algum nível, como ilustra a imagem abaixo: