BDI - Benefícios e Despesas Indiretas - Sienge Go!

O índice BDI é um elemento orçamentário que ajuda a compor o preço de venda adequado levando em conta os custos indiretos (os não relacionados a materiais, mão-de-obra e serviços) de uma obra.  

Desafios

Principais desafios para o BDI são:

Calcular o BDI corretamente


Para saber o custo global de uma obra e definir sua margem de lucro não basta ter um orçamento de obra minucioso, é necessário considerar o BDI e calculá-lo corretamente.

  • Ter acuracidade nos números antes de iniciar a construção garantindo que a obra seja concluída sem transtornos financeiros
  • Considerar custos não relacionados a materiais, mão-de-obra e serviços, ou seja todos custos indiretos no orçamento
  • Não sabe para que serve o BDI (confunde com Margem de Lucro)

Assertividade no Preço de Venda


Chegar a um preço de venda sustentável, ou seja, um preço que esteja dentro de uma faixa que cubra os custos, dê lucro para a empresa e seja socialmente justo para a população é um grande desafio.

  • Não saber com exatidão todos os gastos indiretos que teve em cada uma de suas obras/reformas, o custo exato precisando se contentar com uma ideia aproximada​
  • Não sabe qual preço cobrar do cliente, para não ter prejuízo colocando um preço de venda mais preciso e melhorando o custo global.
  • Números irreais (Ele acha que está tendo eficiência, mas números são camuflados pela margem errada)

Variáveis


Todo empreendimento de Engenharia apresenta custo direto de produção e custo indireto. Acrescendo ao custo direto o percentual relativo ao custo indireto que incide sobre o projeto, somado ao lucro, impostos e despesas indiretas, extrai-se o preço de venda do serviço e esse preço de venda nunca se repete, variando em função do planejamento do empreendimento e suas variáveis.

  • De Acordo com época de execução do projeto ou sua localização
  • Das características administrativas diferenciadas das empresas ou órgãos contratantes e contratados
  • De acordo com o edital ou do tamanho do serviço
Conheça o Sienge Go!

A ferramenta ideal para pequenas construtoras otimizarem seus processos com total controle dos custos de suas obras

Conheça a melhor forma de calcular o BDI com Sienge Go!
Conheça a melhor forma de calcular o BDI com Sienge Go!

Soluções:

  1. Segurança em saber com exatidão (no centavo), o custo direto e indireto para cada uma das suas obras/reformas​ com análise de Fluxo de Caixa por empresa ou por obra.
  2. Saberá se irá faltar dinheiro bem antecipado, com informação instantânea da projeção de saldo ao lançar uma conta a pagar​.
  3. Saberá quanto cobrar, para ter a margem esperada e não ficar no prejuízo, pois na implantação, consultor com conhecimento em construção civil e em gestão para construtoras, mostrará como calcular BDI, impacto e como utilizar o BDI no Sienge Go!​
  4. Saberá o custo da obra real, que tem custos diretos e indiretos, pois conseguirá ratear facilmente custos indiretos (como Aluguel, Secretária e Contador), por obras do mês​.
  5. Funcionário Digital que responde rapidamente valor de contas e nº delas em diferentes períodos; Contas atrasadas; Se irá faltar dinheiro; Se virá um grande pagamento ou recebimento com antecedência​.
  6. Aplicação do BDI em nível de Obra e também de Insumo, para ter preço de custo e de venda​ > Planilha de Cálculo de BDI (consultor pode explicar como ver Contas a Pagar no Sienge Go! para saber custos indiretos e como ver % de realizado do orçamento para colocar taxa de risco adequada).
Tudo em uma única Tela

Conheça a melhor forma de compor o preço adequado de seus projetos com Sienge Go!

Peça uma demonstração do Sienge Go! e eleve o nível de sua gestão

Veja alguns depoimentos de quem usa Sienge Go!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]