BAIXE A PLANILHA GRÁTIS

Esse material é útil para

  • Calcular o BDI sem complicações
  • Colocar um preço de venda mais preciso
  • Considerar custos indiretos no orçamento
  • Melhorar custo global

Sobre o Material:

A planilha de Cálculo de BDI vai ajudar a obter o índice BDI (ou Benefícios e Despesas Indiretas), que ajuda a compor orçamentos melhores, chegando em um preço de venda adequado para cada obra.

O índice BDI na Construção Civil – do Inglês Budget Difference Income ou Benefícios e Despesas Indiretas em Português  – é um elemento orçamentário que ajuda o profissional responsável pelos orçamentos da Construção Civil a compor o preço de venda adequado levando em conta os custos indiretos (os não relacionados a materiais, mão-de-obra, etc).

O BDI não é absoluto, cada obra ou serviço deve ter um cálculo de BDI próprio, pois as condições e o preço de venda são específicos para cada caso.

Numa outra definição, o BDI é o rateio do Lucro mais os Custos Indiretos aplicado aos Custos Diretos e também pode ser admitido pela sigla LCI – Lucro e Custo Indireto.

Como usar o BDI no orçamento

O cálculo de BDI é a ferramenta ideal para fechar o preço final dos serviços considerando a realidade econômica do momento e os diferenciais da obra. Depois de usar a Planilha de Cálculo de BDI para obter o índice, aplique-o no seu orçamento utilizando a fórmula abaixo:

Preço de venda = custo direto x (1 + BDI/100)